sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

SINTRAF Coité elege primeira mulher presidenta na história do Sindicato

A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF), a partir de 2020, terá pela primeira vez em sua história uma mulher como presidenta. Em eleição realizada durante o I° Congresso da Agricultura Familiar do SINTRAF, nesta quinta e sexta-feira (5 e 6) os delegados e delegadas elegeram a nova diretoria do Sindicato para os próximos 4 anos e debateram sobre educação do campo, política sindical e os desafios e perspectivas da Agricultura Familiar no município. 
A sindicalista Maria Eliana Lima Santos, atual coordenadora de finanças da instituição, assumirá a presidência. Aos 47 anos de idade, Eliana vem de um histórico de luta e dedicação ao movimento sindical e social no Estado da Bahia e está no sindicato desde 1998, onde já coordenou as secretarias de Mulheres, Jovens e a secretaria de finanças do SINTRAF. Eliana também tem passagens em entidades territorial, estadual e nacional, como na Federação Baiana dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), na Fundação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Seminário do Estado da Bahia (FATRES) e atualmente compõe a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (CONTRAF). 

TRE fará plantão da biometria neste fim de semana em Conceição do Coité e diversas cidades da Bahia; veja lista

Neste final de semana sábado (7) e domingo (8), 19 zonas eleitorais da Bahia vão realizar atendimento extraordinário, com o objetivo de facilitar o recadastramento biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o procedimento é obrigatório e quem não realizar terá o título cancelado.   
Além de não poder votar, o cancelamento do título resulta nas restrições em cadastro de recebimento de benefícios sociais, impossibilidade de nomeação em cargo público, e dificuldade para obter empréstimos em instituições públicas.  

Diretores do Sindicato Rural de Ichu participam do Iº Congresso da Agricultura Familiar do SINTRAF Coité

Os Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu - SINTRAFI, Luiz Ferreira (Presidente), e a diretora Anatália Araujo, participaram do Iº Congresso da Agricultura Familiar do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – BA - SINTRAF realizado nos dias 05 e 06 de dezembro 2019, na Mansão Pai Bico, em Conceição do Coité.
O tema central do Congresso foi Desafios e Resistência no Movimento Sindical: Agricultura Familiar e os desafios no município, Educação e Qualificação Profissional e Políticas Sindical. 

Capitão Lessa é homenageado com Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Serrinha

Na noite da última quinta-feira (05), o capitão Joilson Lessa da Costa, coordenador de Planejamento Operacional, lotado no Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar, recebeu da Câmara Municipal de Serrinha a Moção de Aplausos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Unidade.
Capitão Lessa nasceu em São Gonçalo dos Campos na Bahia, é Oficial de 2002, comandou a 4ª Companhia de Conceição do Coité por quase 11 anos e desde o ano de 2016 chefia o planejamento operacional da Unidade, computando 16 anos no 16º BPM.

Feira de Saúde, Novembro Azul e Outubro Rosa ações que fortaleceram e ampliaram os serviços de Saúde em Tanquinho

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanquinho promoveu diversas ações que além de fornecer serviços pontuais à população, conscientizou e incentivaram o cidadão a cuidar da saúde.
No mês de outubro mês de conscientização e realização da campanha Outubro Rosa, com a finalidade de orientar e prevenir o Câncer de Mama. As ações aconteceram nas unidades de saúde da Sede e Zona Rural do município. Dentre as ações os profissionais da saúde abordaram em palestras sobre a prevenção ao câncer de mama, entrega de lembrancinhas que enfatizam a campanha, sessão de maquiagem para as participantes e realização de exames preventivos, além de uma caminhada que contou com o envolvimento do público em geral e profissionais da saúde do município. Do mesmo modo o novembro azul teve diversas ações com o objetivo de conscientizar também os servidores municipais além da população, e as atividades alusivas ao “Novembro Azul”, teve a sua atenção e empenho de profissionais da Secretaria de Saúde de Tanquinho.

Banda Som Di Truck lançará novo clipe que promete agitar o Verão 2020

Boa notícia para os fãs do forró vaquejada moderno. A Banda Som Di Truck, criada em Salvador a 3 anos, se prepara para lançar novo clipe com a música de trabalho intitulada “Di paredão”, a gravação aconteceu a beira mar em na capital baiana e promete agitar neste verão.
O grupo Som Di Truck, gravou recentemente um cd contendo 7 faixas, sendo 5 canções inéditas e 2 regravações, e já está disponível para baixar nos principais sites de músicas do Brasil.

Cantora candealense Kelly Lima lança seu primeiro projeto de forró com músicas autorais

A cantora Kelly Lima da cidade de Candeal-Ba lançou seu primeiro projeto de forró com músicas autorais, e promete muitas novidades para o ano de 2020. Suas músicas já estão disponíveis para baixar no site SuaMusica.

Ichu: Vereadoras Lúcia e Celidalva participam do encontro de Parlamento Feminista da Bahia

As vereadoras ichuenses Lúcia Maria (PSB) e Celivalda (PCdoB) participaram nesta quinta-feira, 05, em Salvador, do Encontro do Parlamento Feminista da Bahia promovido pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia.
Este encontro reuniu mulheres parlamentares e da sociedade civil com o objetivo de estimular uma maior participação das mulheres nos espaços de poder de decisão política, um mportante espaço para pensar e propor estratégias e ações para o empoderamento feminino, trocar experiências e aprovar um manifesto em favor da paridade de gênero, em sintonia com os objetivos do milênio, previstos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.

Bahia abre o placar, mas cede o empate ao Vasco no último jogo do ano na Fonte Nova

O jejum de triunfos do Bahia na Arena Fonte Nova só poderá ser quebrado no ano que vem. Na despedida da praça esportiva em 2019, o Tricolor abriu o placar, mas acabou sofrendo o gol no final do segundo tempo e ficou no empate em 1 a 1 com o Vasco, na noite desta quinta-feira (5), pela 37ª rodada do Brasileirão. 
Gilberto marcou aos 44 minutos do primeiro tempo para os donos da casa e Marrony anotou o tento dos visitantes aos 39 da etapa final. É o oitavo jogo que o time baiano não faz o seu torcedor voltar para casa comemorando.

Futebol amador movimenta Ichu e região neste final de semana, confira.

Ichu e região terá mais um final de semana movimentado com vários campeonatos amadores para você assistir com a sua família. Os destaques fica por conta da final do I Campeonato Regional de Veteranos do Educativo. 
CONFIRA OS JOGOS