Encontro em Brasília teve participação de Jerônimo Rodrigues e reforçou propostas conjuntas para a COP30.
![]() |
| Foto: Eduardo Aiache/GOVBA |
Durante a reunião, os governadores discutiram a construção de uma atuação conjunta, com foco especial na valorização da Caatinga, durante a conferência sobre clima da Organização das Nações Unidas – a COP30. O bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro e presente em grande parte do semiárido nordestino, foi apresentado como ativo estratégico com enorme potencial para gerar renda, promover desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia de comunidades tradicionais e agricultores familiares.
Outro destaque do encontro foi a participação de representantes do Banco Mundial, que apresentaram os primeiros passos de uma proposta de projetos integrados para o desenvolvimento da região. A instituição ressaltou o potencial econômico do Nordeste no setor de tecnologia, apontando caminhos para transformar inovação digital em motor de crescimento, inclusão produtiva e competitividade regional.
“Discutimos hoje com o Banco Mundial propostas que podem impulsionar o desenvolvimento sustentável do Nordeste, com foco em inovação, tecnologia e inclusão produtiva. A COP30 será uma vitrine internacional e uma grande oportunidade para mostrarmos que a Bahia e o Nordeste têm soluções concretas para os desafios climáticos e sociais. Estamos trabalhando juntos para transformar nossa diversidade ambiental e cultural em força econômica e qualidade de vida para o nosso povo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Mais cedo, durante um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores discutiram os impactos da nova tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Embora o tema não tenha sido parte formal da assembleia do Consórcio, os governadores demonstraram preocupação com os efeitos sobre setores produtivos do Nordeste.
“Nós, governadores do Nordeste, nos colocamos à disposição para, juntos, encontrarmos soluções, caso esse tarifaço permaneça. Esperamos que ele seja evitado, mas, se não for possível, precisamos de ações emergenciais para apoiar as empresas exportadoras”, declarou o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, durante o encontro com o presidente Lula.
Texto e fotos: Eduardo Aiache/GOVBA / Secom

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.