segunda-feira, 22 de setembro de 2025

ICHU - HISTÓRICO DO HOSPITAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

As informações foram coletadas mediante pesquisa finalizada no mês de setembro de 2025.
Até o final da década de 1970 o Município de Ichu não possuía unidade hospitalar, o serviço da assistência básica era prestado em um Posto de Saúde, que foi construído pelo Município e era mantido pelo Governo do Estado, através do extinto Instituto de Saúde da BahiaISEB.


Os procedimentos se restringiam a curativos e atendimento médico mensal. O Estado disponibilizava medicamentos e vacinas, material de consumo e a profissional de saúde Helena Santiago. Por ter realizado um parto domiciliar, o Município proporcionou a capacitação da atendente em um Curso de Parteira. Iniciou-se no ano de 1978, sob a gestão do Prefeito Renato Mascarenhas Cedraz e com recursos próprios, a construção do Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus, nome que recebeu em homenagem ao padroeiro do Município e que se mantém até os dias atuais. Em 07 de fevereiro de 1980 foi inaugurado o hospital à população ichuense, com os serviços transferidos do Posto de Saúde. O atendimento médico passou a ser semanal, com um profissional fixo, o Dr. Rômulo Gordiano. O corpo funcional também foi ampliado, contando com: duas atendentes: Helena Santiago e Maria das Dores, uma auxiliar de limpeza: Maria Luiza dos Santos e um motorista: José Astério dos Santos.  

O serviço de parto, antes realizado nas casas pelas “parteiras curiosas”, passou a ser realizado no hospital, devido à iniciativa da gestão e à capacitação da atendente Helena Santiago, que contava com uma auxiliar, a atendente e colega Maria das Dores. Em função do aumento da demanda de atendimentos, sobretudo dos partos, o Município contratou mais quatro funcionários para o hospital, sendo eles:  uma cozinheira: Necundina (Dina); uma lavadeira: Joana Alves dos Santos (Neli), mais uma auxiliar de limpeza: Valdira Paula dos Santos e uma recepcionista: Núbia Santiago.

Em 1982, o Município cedeu espaço do hospital para funcionamento da sede do FUNRURAL, o que promoveu a ampliação do atendimento médico para o dia de sábado e a implantação de serviço odontológico. Com a mudança de gestão ocorrida em 1984, o senhor Dorivaldo Ferreira, contratou uma médica para residir no Município, a Dra. Auxiliadora, favorecendo o atendimento ambulatorial de segunda a sexta e o suporte nas urgências e emergências. O aumento da demanda culminou na ampliação do número de funcionários. No ano de 1990 desvincula-se do hospital o serviço de imunização, transferido para o recém-construído Posto de Saúde e que hoje leva o nome de Helena Santiago. Os serviços foram mantidos pelo Governo do Estado até 1996, ano em que ocorreu a municipalização dos serviços de saúde. Vale destacar que, com a implantação do Sistema Único de SaúdeSUS ocorrida em 1992, o hospital passou a contar com o serviço de internamento com vinte e dois leitos, onde o hospital teve uma reforma para aumentar a estrutura hospitalar.  

Desde o ano de 1996, quando se realizou o primeiro concurso público para a área da saúde, o Hospital Municipal vem contando com diversas especialidades. Na década do ano de 2000 o hospital contava com um laboratório, dois consultórios: médicos ambulatoriais e consultório ginecológico, sala de parto, pré-parto, enfermaria pediátrica, masculina, feminina, uma sala de esterilização, lavanderia, sala de isolamento, farmácia do hospital, conforto médico e de enfermagem, sala de expurgo, posto de enfermagem, sala de emergência e uma sala de observação. 

Atualmente o hospital conta com treze leitos, com serviços de clínico geral e funciona como UPA, conta com uma estrutura de 700m².  

Contém sala de estabilização, dois aparelhos de ECG, quatro armários, sala de esterilização com autoclave, três enfermarias, sendo feminina, masculina e pediátrica, onze poltronas, bomba de fusão, um aparelho de raio X, um aparelho de ultrassonografia, está montando sala de parto e faz partos expulsivos.

Lembrando que as informações acima foram coletadas mediante pesquisa, finalizada no mês de setembro de 2025.

Fonte: Maria das Dores Oliveira Carneiro (auxiliar de enfermagem aposentada), uma das primeiras funcionárias do Hospital e Erick (atual diretor do Hospital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.