terça-feira, 7 de outubro de 2025

Projeto “O som do sisal” será lançado oficialmente nesta quarta-feira em Coité com a presença da SETRE/BA

A solenidade acontecerá às 19h no Cineteatro Santo Antônio 
Nesta quarta-feira, 08 de outubro, Conceição do Coité receberá representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia para o lançamento oficial do projeto “O som do sisal”.

Em uma solenidade regada a muita música, a equipe do Instituto Cultural Alto da Colina (ICAC) se reunirá com a comunidade local para celebrar publicamente as ações que serão desenvolvidas pelo projeto até julho de 2026. 

Entre elas estão a criação da primeira fábrica de instrumentos musicais com madeira de sisal; a formação musical em comunidades urbanas, rurais e quilombolas; e a realização de espetáculos musicais em três cidades da região sisaleira.  

Para Josevaldo Nim, coordenador geral do ICAC, este é um momento especial de oficializar uma parceria que tem muito a oferecer para a região.  

“Temos cerca de 100 pessoas sendo beneficiadas de forma direta com este projeto, seja trabalhando ou recebendo formação em três municípios sisaleiros. Nosso esforço é sempre de criar alternativas para gerar renda e fortalecer a cultura em nosso território e é muito bom quando encontramos quem acredita nisso”, declara.  

PRIMEIRO LUGAR  
A proposta “O som do sisal” foi selecionada em primeiro lugar com pontuação máxima no Edital 005/2024 do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (FUNTRAD), promovido pela SETRE com o objetivo de apoiar projetos de geração de emprego e renda em territórios baianos. 

Com duração prevista de um ano, “O som do sisal” teve início em julho e já cumpriu importantes metas como a aquisição de ferramentas e máquinas para montagem e equipagem da fábrica de instrumentos musicais com a madeira de sisal, o início das oficinas de música em cinco comunidades e a formação remunerada em luteria. 

Estão sendo produzidos 75 instrumentos como ukulelê, violinha e reco reco exclusivamente para as oficinas de música em Coité, Retirolândia e Valente, mas o grupo já anunciou que em breve lançará sua loja online onde será possível adquirir instrumentos musicais e artesanatos confeccionados com a flecha do sisal. 

O SOM DO SISAL
O grupo Som do Sisal é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social que trabalha com tecnologia sustentável, formação musical e qualificação artística como negócio criativo. Atuando há 12 anos na região do sisal baiano, acumula prêmios como o Laureate Brasil - Jovem Empreendedor Social 2017 e o Concurso Ideias Inovadoras da FAPESB 2015. Também foi finalista do Festival LED - Luz na Educação 2025 e realizou intercâmbios internacionais para o México, em 2017, para a Espanha, em 2019, e para os Estados Unidos, em 2024.

O QUE: Lançamento do projeto “O som do sisal” 

QUANDO: Quarta-feira, 08 de outubro, às 19h 

ONDE: Cineteatro Santo Antônio, Alto da Colina, Conceição do Coité-BA 

QUANTO: Gratuito

Por Iris Brito Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.