Na plenária foi discutido e delibarado algumas demandas e dado os devidos encaminhamentos, cumprindo assim o papel do órgão colegiado como estratégico no controle e execução das políticas de saúde no município.
O Conselho Municipal de Saúde - CMS de Ichu se reuniu ordinariamente nesta quinta-feira, 16 de outubro, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar, localizada na Rua Albertino Ferreira da Silva.
Além dos conselheiros esteve presente o vereador Vinícius Araújo que é membro da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. O mesmo representou a casa legislativa que foi convidada a participar da reunião.
Na plenária foi discutido e delibarado algumas demandas e dado os devidos encaminhamentos, cumprindo assim o papel do órgão colegiado como estratégico no controle e execução das políticas de saúde no município.
Entre as pautas discutida estava a aprovação da resolução 11/25 que trata sobre a recomposição do CMS, além da análise da LOA - Lei Orçamentária Anual e do PPA - Plano Plurianual (2026-2029), dentre outras importantes, inclusive algumas denuncias.
A presidente Arlete Santiago abriu os trabalhos colocando a aprovação da resolução 11/25 com inclusão da Secretária Gênifer Maria de Araújo Silva, que por ser nomeada recentemente como secretária, passa a compor o conselho representando a Administração Pública.
Na sequência foi colocado o PPA e a LOA para análises dos conselheiros para que pudessem opinar na adequação do mesmo, de modo que dentro do orçamenta da saúde pudesse contemplar com a autonomia financeira do CMS.
O PL foi elaborado pelo execultivo e será votado na Câmara nas próximas sessões que acontecem nos dias 21 e 28 de outubro. Segundo o vereador Vinícius, a comissão já deu o parecer favorável ao projeto e em caso de emendas cabe ao plenário da casa analisar e votar. As propostas do conselho serão encaminhadas via e-mail para inclusão como emendas ao projeto.
Algumas denuncias averiguadas na semana passada por uma comissão do CMS foram socializada na plenária, outras foram encaminhadas para averiguação. Duas comissões foram criadas e designadas para visitas, uma na comunidade de Barro Preto e outra no hospital municipal Sagrado Coração de Jesus.
Ao final dos trabalhos, a presidente Arlete avaliou a reunião como produtiva. "A reunião ordinária desse dia foi muito produtiva e resolutiva. A cada momento e a cada encaminhamento o posicionamento dos Conselheiros vem sendo de forma responsável e comprometida com a saúde do município de Ichu", disse ela que também destacou a importância da atenção dada pela gestão ao conselho. Alguns encaminhamentos demandados pelo CMS vem tendo retorno satisfatório, a exemplo do contrato com o banco de sangue, capacitação para recepcionistas e curso de formação de conselheiros. Tudo isso nos permite confiar, enquanto CMS, que podemos caminhar juntos e unidos pelo melhor aos Ichuenses, pontuou.
Redação Ichu Notícias
.jpeg)


.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.