sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Segundo a SESAB, não há registros de casos de intoxicação por metanol na Bahia

Orientação foi feita para que unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação.
Foto: Reprodução/ TV Globo
Em nota à imprensa, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira, 02 de outubro, que até o momento, não há registros de casos de intoxicação por metanol no estado.


Segundo o órgão, como medida preventiva, já foi emitida orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas à Sesab, de forma a permitir rápida análise e adoção das medidas necessárias.

A Sesab reforça que mantém diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde foram notificados casos suspeitos e confirmados.

"O Governo da Bahia segue vigilante e preparado para adotar todas as providências que se fizerem necessárias, garantindo transparência das informações e a proteção da saúde da população baiana", diz trecho da nota.

De acordo com o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), o Brasil registrou 59 notificações de intoxicação por metanol, até quarta-feira (1º), sendo 53 em São Paulo, 05 em Pernambuco e 01 no Distrito Federal.

METANOL
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

Com informações da Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.