quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Barreiros é destaque com participação do Projeto Produzir e Preservar no 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia

O Projeto explora o uso da catinga, como fonte de alimentos de animais e das pessoas.
O 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2025, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, foi marcado pelo sabor e a criatividade.

Foto: Arquivo Pessoal
O Projeto Produzir e Preservar marcou presença no evento, representando o município de Riachão do Jacuípe, mais especificamente o distrito de Barreiros.  

À redação do Interior da Bahia, Eduardo Emídio falou sobre a sua felicidade em participar deste evento tão rico de oportunidades tanto para novos caminhos quanto para o conhecimento e aprendizado.  

“O evento promovido pelo governo do Estado contou com a participação de cerca de 40 queijeiros e queijeiras da Bahia e dividiu conosco a satisfação em estar naquele espaço de reconhecimento e valorização para a classe, ressaltando ainda mais a importância do Selo SIM – Selo de Inspeção Municipal que o Projeto recebeu da Secretaria de Agricultura do município de Riachão, pois sem a certificação não teria sido possível a participar”.

"E além do Selo SIM, nós somos a única Queijaria da Bahia certificada pelo CAF – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e trabalhando em busca da certificação junto ao SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte", disse Eduardo com entusiasmo.  

Além da participação do 2º Festival de Queijo Artesanal da Bahia, onde o Projeto Produzir Preservar vendeu 100% dos produtos levados para comercialização, no dia do Festival aconteceu o concurso de Queijo Artesanal da Bahia. Na oportunidade, quase 500 queijos foram avaliados. Além dos queijos, passaram por avaliação também iogurtes, manteigas e doces.  

"Nós participamos, enviando um total de 15 produtos, e dentre eles, obtivemos 12 medalhas. Das 12 medalhas, foram 6 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze", contou-nos Eduardo cheio de emoção.  

Foto: Arquivo Pessoal
Dentre os produtos premiados com medalhas estiveram: 
  • Ambrosia Dona Zélia feita com Leite de Cabra 
  • Iogurte de Coco 
  • Iogurte de Licuri Cozido 
  • Iogurte de Goiaba 
  • Iogurte de Maracujá com Palma 
  • Iogurte de Umbu com Leite de Cabra 
  • Iogurte de Umbu com Leite Vaca 
  • Iogurte de Umbu com Mandacaru 
  • Iogurte de Maracujá com Palma com Leite Cabra 
  • Requeijão Manteiga 
  • Queijo de leite de Cabra Aroeira 
O Projeto Produzir Preservar recebe constantemente em seu espaço, visitas de estudantes de escolas técnicas, universidades, bem como estudantes da educação básica. De forma brilhante eles vêm passando adiante o orgulho de encontrar formas de usufruir dos elementos da caatinga sem causar prejuízos à mesma, ou seja, passando adiante formas do uso sustentável, guiando como objetivo maior do Projeto conscientizar o uso da catinga como fonte de alimentos para animais e pessoas.
Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.