quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Moradores de localidades rurais de Riachão do Jacuípe têm vida transformada após chegada da água tratada

Moradores das comunidades de Mandaçaia I e Corredor de Pelé, foram beneficiados  
Foto: Divulgação Embasa
Os investimentos da Embasa em abastecimento por toda Bahia não param. Na região sisaleira, os moradores de Mandaçaia I e Corredor de Pelé, na zona rural de Riachão do Jacuípe, não escondem a satisfação pela chegada da água tratada. Em Mandaçaia, por exemplo, foram destinados R$ 505 mil na extensão que beneficiou cerca de 75 famílias. Quase 11,5 km de redes foram implantadas para levar água da Estação Elevatória de Riachão do Jacuípe até o povoado.

Antes da água chegar através do sistema operado pela Embasa, os moradores das duas localidades passavam muitas dificuldades, tendo que usar água de chuva, aparada em cisternas, ou pegar em açudes e poços artesianos da região. Nos períodos de estiagem, tinham que comprar água cara em caminhões-pipa particulares ou esperar os enviados pela Prefeitura Municipal.

A agricultora Uiliana Machado (foto) não esconde a alegria com a nova realidade. “Antigamente, a gente sofria ano após ano. Não tem rio perto daqui da comunidade e nós vivíamos uma situação muito complicada. Tinha vez de passar cinco, seis meses de seca e quando o carro-pipa chegava, vinha aquela água barrenta. A gente vivia doente, com diarreia, virose, vômito... A gente ia no posto com muita frequência, tinha muita doença por não beber água de qualidade”, relembra. “Com a chegada da água da Embasa, tudo mudou!!! A gente só tem a agradecer por esse bem precioso em nossas torneira”, comemora.  

A também lavradora da localidade de Mandaçaia, Railande Ingrid dos Santos, compartilha do mesmo sentimento. “Agora a gente pode ficar despreocupado, porque tem água a vontade nas torneiras, no chuveiro, para nós usufruir. A tão sonhada água chegou, graças a Deus, e está sendo uma benção em nossas vidas”, conta. 

O gerente da Embasa em Riachão do Jacuípe, Lindomar de Oliveira, fala da importância da obra. “Ela foi sonhada durante anos e agora, através do Governo do Estado e da Embasa, os moradores das duas localidades estão garantindo mais saúde consumindo a água tratada que fornecemos. Ficamos muito felizes por ajudar a melhorar a qualidade de vida na região e por ver a alegria nos olhos dos moradores”, afirma.   

Fonte:Unidade de Comunicação Empresarial - PCE Regional de Feira de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.