terça-feira, 11 de novembro de 2025

Professora de Candeal emociona o País ao acertar o tema da redação do ENEM após ano inteiro de dedicação

A protagonista é a professora Lívia Maria Cordeiro, docente de Língua Portuguesa e Redação, que, após um ano inteiro de trabalho intensivo, estudo contínuo e dedicação exemplar
Em uma escola da rede estadual da Bahia, mais precisamente do município de Candeal, na região sisaleira, um episódio raro e profundamente simbólico tem mobilizado estudantes, educadores e famílias em todo o país.

A protagonista é a professora Lívia Maria Cordeiro, docente de Língua Portuguesa e Redação, que, após um ano inteiro de trabalho intensivo, estudo contínuo e dedicação exemplar, acertou em cheio o tema da redação do ENEM, exatamente como havia sido trabalhado nas últimas semanas com as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

O feito não nasce do acaso. É fruto de um projeto pedagógico sólido, planejado, fundamentado e executado diariamente com rigor, sensibilidade e compromisso. Em sala de aula, nada do que a professora propôs era aleatório. Cada atividade passou por estudo prévio, pesquisa cuidadosa, organização estratégica e intencionalidade pedagógica.
Grande movimento diário em área urbana de Riachão. A direita chega a Capim Gross.
Esquerda Feira de Santana. O local cabe no mínimo um conjunto de semáforo
A professora Lívia desenvolveu, de forma contínua, um projeto metodológico inovador: o Portfólio Didático, trabalhado em duas frentes. Com o 1º ano, estruturou o Portfólio Informativo, envolvendo produção de textos, análise de reportagens, pesquisas dirigidas e atualização constante sobre temas contemporâneos. Com o 2º ano, conduziu o Portfólio Temático, voltado diretamente para a preparação do ENEM, estimulando repertório sociocultural, construção de vocabulário, debates e produção semanal de redações.

O trabalho da professora não aconteceu apenas em semanas específicas. Foi um trabalho diário, que percorreu todas as unidades e ciclos de estudo. Um projeto anual, firme, intencional e afetivo. Na última semana antes do ENEM, ela propôs à turma um tema específico — exatamente o que seria cobrado na prova nacional. Não por sorte, mas por leitura crítica, análise de cenário e compromisso pedagógico.

Os alunos que valorizaram o processo, participaram, leram e pesquisaram sentiram o impacto direto no desempenho da prova. A história da professora Lívia tornou-se símbolo do que a educação pública brasileira tem de mais precioso: professores que sonham, planejam, estudam e transformam vidas.

A vitória da professora Lívia não pertence ao acaso, mas ao trabalho profundo, técnico e sensível, construído ao longo de anos.

Fonte: Calila Notícias / CN

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