As comunidades beneficiadas, segundo o edital da SDA, são: Alto Alegre, Barra, Cachimbo, Calumbi, Canavial, Casa Nova, Capim Grosso, Cedro, Laranjo, Massapê, Maxixe, Mumbuca, Periquito, Poço do Lajedo, Poços e Recanto.
Cinquenta famílias do município de Ichu estão sendo contempladas nesta etapa do processo de Regularização Fundiária, fruto de uma importante parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Governo do Estado, por meio da CAR/SDA — autarquias vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) — e o Consórcio Público CONSISAL, responsável pelo suporte técnico das ações.
Essa iniciativa tem como principal objetivo garantir aos produtores rurais o tão esperado título de propriedade, proporcionando mais segurança jurídica, valorização das terras e o fortalecimento da agricultura familiar. Com o documento em mãos, as famílias passam a ter melhores condições de acesso a políticas públicas, financiamentos e investimentos que podem impulsionar ainda mais o desenvolvimento local.
Atualmente, técnicos da empresa GeoAgro estão realizando o levantamento detalhado das propriedades, etapa fundamental para que o Documento de Posse da Terra seja emitido de forma correta e definitiva. Esse trabalho inclui medições, georreferenciamento e verificação de informações essenciais para assegurar a regularização de cada área.
A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento rural sustentável e representa um importante avanço para as famílias ichuenses que há anos aguardam esse reconhecimento formal de suas propriedades.
As comunidades beneficiadas, segundo o edital da SDA, são: Alto Alegre, Barra, Cachimbo, Calumbi, Canavial, Casa Nova, Capim Grosso, Cedro, Laranjo, Massapê, Maxixe, Mumbuca, Periquito, Poço do Lajedo, Poços e Recanto.
Cristiana Brito ressaltou que a regularização fundiária representa um avanço significativo para o homem e a mulher do campo, permitindo o acesso a crédito rural, programas de fomento e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
“É uma conquista muito importante para os produtores rurais de Ichu. Através da parceria com o Governo do Estado, estamos garantindo mais dignidade e desenvolvimento para as famílias que há anos esperam pela documentação de suas propriedades”, afirmou a secretária.
Redação do AL NOTÍCIAS



Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.