sexta-feira, 5 de junho de 2026

II FEITEC projeta potencial do semiárido baiano e consolida a Bacia do Jacuípe como polo de inovação e desenvolvimento rural

O evento está sendo aberto hoje e vai até domingo na Arena Show, FARJ e CETEP de Riachão do Jacuípe
Francisco Tadeu coordenador do evento
A região da Bacia do Jacuípe recebe de hoje, 5, até domingo, 7, a segunda edição da FEITECFeira de Tecnologia, Genética e Negócios da Agricultura Familiar, em Riachão do Jacuípe. O evento reafirma o protagonismo do semiárido baiano na agenda da inovação agropecuária, da sustentabilidade produtiva e da dinamização da economia regional.


Com uma programação diversificada, a feira reunirá produtores rurais, empresas, instituições de ensino e pesquisa, estudantes, técnicos, investidores, representantes da imprensa e visitantes em torno de uma proposta que integra conhecimento, tecnologia, negócios, cultura e valorização das potencialidades do campo.

A iniciativa fortalece o papel da Bacia do Jacuípe como ambiente favorável para investimentos, difusão tecnológica e geração de oportunidades, demonstrando que o semiárido é cada vez mais um espaço de produção qualificada, inteligência de mercado e desenvolvimento sustentável.

Programação destaca inovação, genética e valorização das cadeias produtivas 

Entre os destaques da programação estão atividades voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, ao melhoramento genético dos rebanhos, à qualificação técnica e à promoção de negócios.  

Queijos artesanais ganham espaço de destaque 

Nesta sexta-feira (5), às 18h30, na Arena Show, será realizada uma harmonização de queijos artesanais, seguida do lançamento da Rota do Queijo Artesanal da Bacia do Jacuípe.  

A iniciativa busca fortalecer uma das cadeias produtivas mais promissoras da região, agregando valor à produção artesanal e ampliando sua visibilidade nos segmentos gastronômico, turístico, cultural e econômico.  

2º PECGEN reúne genética de elite 

No sábado (6), às 13h, a Arena Show sediará o 2º PECGEN Pecuária com Genética, considerado um dos pontos altos da feira.

A programação contará com leilão de animais de elite, com destaque para exemplares da raça Nelore e gado leiteiro de alta produção, evidenciando os avanços da pecuária regional em direção a rebanhos mais produtivos, competitivos e tecnificados.

Copa de Marcha promete atrair grande público 

Também no sábado, às 11h, acontece a Copa de Marcha – Estilo Poeirão, atração que alia tradição, desempenho e forte mobilização popular.  

Com grande apelo visual e cultural, a prova fortalece a presença do segmento equestre dentro da feira e amplia o alcance do evento junto aos meios de comunicação e ao público visitante.  

Mais de 50 expositores e mostra tecnológica 

A II FEITEC contará com mais de 50 expositores da agricultura familiar e do artesanato regional, além de estandes empresariais e uma mostra de tecnologia desenvolvida com apoio do SENAR e de instituições de ensino superior.  

A proposta é integrar produção, empreendedorismo, capacitação e inovação aplicada, criando um ambiente favorável para geração de negócios, troca de experiências e fortalecimento das relações institucionais.  

FEITEC Escola e minicursos ampliam acesso ao conhecimento 

A programação técnica terá como um dos pilares a FEITEC Escola e a realização de minicursos voltados aos desafios e oportunidades do campo no semiárido.
  • Entre os temas abordados estão:  
  • Inovação e transformação digital, com foco no uso da inteligência artificial na pecuária; 
  • Crédito rural e acesso ao financiamento para expansão das atividades produtivas; 
  • Apicultura como alternativa de geração de renda e fortalecimento da bioeconomia; 
  • Sustentabilidade, incluindo produção de húmus de minhoca, manejo racional e importância das abelhas nos sistemas produtivos; 
  • Leite A2A2, apontado como uma das inovações promissoras para agregação de valor à cadeia leiteira regional. 
Segundo a organização, a grade de conhecimento foi planejada para aproximar produtores, estudantes, pesquisadores e instituições, fortalecendo a capacidade do território de responder de forma competitiva e sustentável às demandas do agro contemporâneo.  

Cultura também faz parte da programação Além das atividades técnicas e comerciais, a feira investe na valorização da identidade cultural da região.  

A programação contará com apresentações musicais durante as noites e trios de sanfoneiros ao longo do dia, promovendo integração entre negócios, convivência e cultura popular.  

A proposta é transformar a FEITEC em um ambiente de grande circulação e permanência de público, associando a força do agronegócio à riqueza cultural do território da Bacia do Jacuípe.  

Destaques da programação 

05/0618h30  
  • Harmonização de queijos artesanais; 
  • Lançamento da Rota do Queijo Artesanal da Bacia do Jacuípe. 
06/0611h  
  • Copa de Marcha – Estilo Poeirão. 
06/0613h  
  • 2º PECGEN – Leilão de elite com animais Nelore e gado leiteiro de alta produção. 
Outros atrativos
  • Mais de 50 expositores da agricultura familiar e do artesanato regional; 
  • Estandes empresariais; 
  • Mostra de tecnologia com apoio do SENAR e universidades; 
  • FEITEC Escola e minicursos; 
  • Shows musicais à noite e trios de sanfoneiros durante o dia.
Fonte: Calila Notícias / CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.