A expectativa é de que o ônibus também faça uma viagem inaugural ao Parque da Cidade, atendendo a um pedido do prefeito José Ronaldo.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
De acordo com o secretário de
Mobilidade Urbana,
Sérgio Carneiro, o objetivo é avaliar o desempenho do veículo nas condições locais.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
“Vamos observar como ele se adapta ao nosso piso, ao tempo de carregamento e ao comportamento nas linhas urbanas. É um veículo silencioso, menos poluente e que pode representar um avanço importante para a mobilidade da cidade. Agradecemos à São João por recepcionar esse ônibus” destacou ao Acorda Cidade.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
O secretário adiantou que a primeira linha a ser contemplada será a
Terminal Central–
Jardim Brasil, a maior do perímetro urbano. A expectativa é de que o ônibus também faça uma viagem inaugural ao
Parque da Cidade, atendendo a um pedido do
prefeito José Ronaldo. Há ainda negociações para que o veículo permaneça na cidade até a
Expofeira.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
Segundo o administrador da empresa São João,
Abel Soares, a iniciativa está alinhada ao movimento nacional pela mobilidade sustentável.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
“Estamos acompanhando fóruns e congressos de transporte. Todo o país tem realizado testes, que são fundamentais para habilitar a operação e permitir que as montadoras façam ajustes técnicos. Trazemos esse ônibus para Feira justamente para entrar nesse contexto de modernização”, explicou.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
Nos primeiros dias, os motoristas passarão por treinamento para se adaptar às tecnologias embarcadas. A operação será iniciada na linha da
Getúlio Vargas até o
Jardim Brasil e, em seguida, poderá ser expandida para outros trechos, como as linhas
Feira IX e
Feira X.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
Ao
Acorda Cidade, o administrador informou que o
ônibus elétrico possui capacidade para 78 passageiros, é equipado com suspensão a ar e piso baixo, que facilita o embarque. Além disso, oferece ar-condicionado de última geração, funcionamento totalmente silencioso e zero emissão de poluentes.
Com autonomia de até 300 km por recarga e tempo estimado de 4 a 5 horas para abastecimento completo, o veículo pode operar durante todo o dia e retornar à garagem apenas no início da noite.
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Ainda segundo
Abel Soares, o investimento em um modelo como esse gira em torno de R$ 3 milhões. A expectativa é de que, no futuro, programas federais de incentivo à descarbonização do transporte coletivo possam viabilizar créditos para facilitar a aquisição.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
“O conceito de operação também é diferente. Enquanto os ônibus a combustão são mecânicos, esse modelo elétrico possui comandos eletrônicos mais simples, exigindo adaptação dos motoristas”, acrescentou Abel.
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| Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
A ideia inicial prevê que o veículo permaneça em
Feira de Santana por 20 a 25 dias. Durante esse período, relatórios técnicos serão elaborados e encaminhados à Prefeitura, que avaliará a possibilidade de investimentos futuros em mobilidade elétrica.
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Por Gabriel Gonçalves com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
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