O evento contou com a presença das conselheiras, autoridades munipais e da sociedade civil, além de representantes da segurança pública
No dia 20 de outubro de 2025, foi realizada a 1ª Audiência Pública pelo Direito à Saúde da Mulher, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ichu – BA, sob a presidência de Rosy Sampaio.
O evento contou com a presença das conselheiras, autoridades munipais e da sociedade civil, além de representantes da segurança pública, na pessoa do comandante tenente PM Francisco José Ferreira Santos e da GCM, tendo como palestrantes convidadas:
- Camila Batista, advogada;
- Arlete Santiago, enfermeira;
- Alana Rodrigues, psicóloga.
A cerimônia foi conduzida por Tânia Miranda, como cerimonialista, e o evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu, das Secretarias Municipais, do CRAS e da Prefeitura Municipal.
A abertura cultural ficou por conta de Wadson Oliveira e Nayla Paz, ambos da comunidade de Nova Esperança, e contou ainda com a transmissão do Canal Beni Vídeos e divulgação pela Rádio Independente.
O evento também recebeu o apoio da Associação dos Amigos da Saúde, que realizou a doação de brindes e medicamentos. As fotografias foram registradas por Jéssica, o bolo foi confeccionado por Vam Bolos, a ornamentação ficou a cargo de Elem Festas, os mimos foram produzidos por Pati Artes e as lembranças confeccionadas por Karena.
Após a composição da mesa, e o rito cerimonial deu-se início à audiência. A primeira palestra abordou o Direito da Mulher à Saúde, com ênfase nos cuidados com a saúde mental, conduzida pela psicóloga Alana Rodrigues.
Em seguida, a professora e ex-conselheira de Barrocas, Marizete de Brito Lima, compartilhou um relato emocionante sobre a saúde emocional e suas consequências.
Na sequência, a enfermeira Arlete Santiago apresentou dados e indicadores sobre a saúde do município, destacando avanços e desafios. A médica Dra. Hileia também participou, realizando intervenções e colaborações valiosas durante o evento.
A audiência contou ainda com o apoio do programa “A Voz da Mulher”, presidido por Rosy Sampaio, que tem fortalecido parcerias e ações conjuntas com outros conselhos, contribuindo ativamente para o desenvolvimento e a saúde das mulheres ichuenses.
O evento foi considerado um grande sucesso. Todos os encaminhamentos discutidos estão sendo analisados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e, posteriormente, serão encaminhados aos órgãos competentes para execução.
Encerrando a programação, foram sorteados brindes entre as participantes, e a presidente Rosy Sampaio realizou a doação do bolo em nome do CMDM para a Escola EMDDA, em homenagem ao Dia das Crianças, fortalecendo a presença do Conselho junto à comunidade.
Após o evento, a presidente esteve no Hospital Municipal, onde ouviu os servidores e conversou com o médico responsável, dando continuidade aos encaminhamentos que em breve serão apresentados oficialmente.
ASSISTA NO CANAL BENI VÍDEO
CONFIRA OUTRAS FOTOS

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)



.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.