O Família Acolhedora é uma política pública de proteção voltada a crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento temporário, em razão do afastamento do convívio familiar por medida protetiva.
![]() |
| Foto: Jéssica Santiago |
A audiência contou com representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, que por meio da SEPROSC e CMDCA, Diana Santiago e Edcarlos Almeida foram os responsáveis pela apresentação, mostrando os objetivos e os passos a serem seguidos para implantação deste projeto.
![]() |
| Foto: AL NOTÍCIAS |
O Família Acolhedora é uma política pública de proteção voltada a crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento temporário, em razão do afastamento do convívio familiar por medida protetiva.
Durante a apresentação, foram destacados os principais pontos:
• O acolhimento familiar, em ambiente seguro e afetuoso, garantindo os direitos das crianças e adolescentes;
• O papel essencial das famílias acolhedoras, que recebem apoio, orientação e acompanhamento técnico especializado;
• A importância da rede intersetorial – assistência social, saúde, educação, conselho tutelar e judiciário – no fortalecimento do projeto;
• Os benefícios diretos para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças e adolescentes;
• O compromisso do município em garantir o direito à convivência familiar e comunitária, conforme previsto no ECA e no SUAS.
A audiência também possibilitou a escuta da sociedade, o esclarecimento de dúvidas e o reforço da importância da participação comunitária na consolidação desta política de cuidado e proteção.
A equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania, juntamente com o CRAS destacou a importância que cada um de nós temos de tornarmos multiplicadores dessa causa, ajudando a sensibilizar mais famílias, fortalecendo a rede de apoio e garantindo a cada criança e adolescente o direito de crescer em um ambiente seguro, afetuoso e cheio de esperança.
A iniciativa visa garantir um ambiente familiar e comunitário seguro, preservando vínculos afetivos e promovendo o bem-estar. O Família Acolhedora é considerado uma alternativa mais humana e acolhedora em comparação às instituições de abrigo. Ao invés de serem encaminhadas para unidades coletivas, as crianças e adolescentes passam a conviver em lares temporários, recebendo cuidados, carinho e atenção individualizada.
Essa modalidade fortalece o desenvolvimento emocional, social e afetivo, ao mesmo tempo em que garante proteção e segurança. Além disso, promove a participação da sociedade na rede de cuidado e estimula valores de solidariedade, empatia e responsabilidade compartilhada.
A gestão municipal destaca que a participação da comunidade é fundamental para o fortalecimento da rede de proteção à infância e à adolescência no município.
Fonte: AL NOTÍCIAS


Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.