quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Generais Heleno e Paulo Sérgio são presos e vão para celas do Exército

Esta é a primeira vez, na história do Brasil, que generais são penalizados por tentativa de golpe de Estado.
Os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira [fotos em destaque] foram presos nesta terça-feira (25) e levados para celas em uma estrutura do Exército. Um integrante da cúpula do Exército informou ao Portal Metrópoles que as celas ficam no Comando Militar do Planalto (CMP), possuem cama, banheiro e ar-condicionado. Os espaços podem vir a ter, caso a Justiça autorize, televisão e frigobar.

Paulo Sergio Nogueira / Foto: Reprodução PCS
Ambos os militares foram condenados no caso da trama golpista, que também culminou com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão. Heleno, que comandou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro, foi condenado a 21 anos. Nogueira, que foi ministro da Defesa, a 19 anos.  

Condenação no STF - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou os generais de quatro estrelas Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira por participação em uma trama golpista destinada a reverter o resultado das eleições de 2022.
 
Augusto Heleno / Foto: Reprodução PCS
Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Heleno e Nogueira faziam parte do “núcleo crucial” de uma organização criminosa armada que planejava um golpe de Estado. Entre os crimes imputados a eles, estão: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.  

Esta é a primeira vez, na história do Brasil, que generais são penalizados por tentativa de golpe de Estado.

Do Portal Cleriston Silva / PCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.