segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Municípios de Gavião, Ichu e Candeal aderem a projeto do MP que visa redução da criminalidade

A medida tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e promover a cultura de paz por meio da implantação de estruturas de gestão da segurança pública nos municípios.
Foto: Reprodução
O Ministério Público da Bahia firmou, na última sexta-feira, dia 28, Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com os municípios de Gavião, Ichu e Candeal para a execução do projeto ‘Município Seguro’. A medida tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e promover a cultura de paz por meio da implantação de estruturas de gestão da segurança pública nos municípios.


A assinatura ocorreu na sede do Ministério Público em Riachão do Jacuípe, com a presença do promotor de Justiça Luciano Medeiros Alves da Silva e dos prefeitos Laurindo Nazário da Silva (Gavião), José Gonzaga Carneiro (Ichu) e Renato Pereira Lima Júnior (Candeal). Os acordos estabelecem prazos para criação de órgãos administrativos, ouvidorias, conselhos municipais, fundos e planos municipais de segurança pública. Esses instrumentos foram definidos após negociação do MPBA com os prefeitos das três cidades. 

O projeto ‘Município Seguro’ é uma iniciativa do MPBA ligada ao programa de estado ‘Bahia pela Paz', conduzido pelo governo estadual, que visa promover a redução da violência e construir uma cultura de paz no estado da Bahia, com foco em ações de prevenção, justiça e reintegração social. Ele foi lançado pelo MP com o objetivo de implementar os conselhos municipais de segurança pública em todas as 417 cidades baianas, os Planos Municipais de Segurança Pública, os fundos municipais e ouvidorias, com o objetivo de promover a adequação e integração dos municípios ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado pela Lei 13.675 de 2018, e ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Fonte: Portal Cleriston Silva / PCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.