TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Sistema de abastecimento volta a operar em atendimento gradativo na região do Sisal

Constantes oscilações da energia da linha de transmissão da Neoenergia Coelba impõe riscos de novas paradas no sistema de água, atrasando o restabelecimento aos imóveis da área.
Foto: Reprodução
A Embasa informa que começou a ser retomado na tarde de ontem (8) o fornecimento de água aos municípios atendidos pela Sistema Integrado de Abastecimento do Sisal. O abastecimento tinha sido interrompido na quarta-feira (7) pela manhã, após queda de energia que atingiu equipamentos da estação elevatória de água e suspendeu a operação do sistema integrado.


Nos últimos 15 dias, uma série de intercorrências sucessivas afetaram o abastecimento de água na região, sendo as principais delas decorrentes de falhas no fornecimento elétrico da Neoenergia Coelba. “Constantes oscilações nas tensões elétricas inviabilizam o funcionamento de qualquer sistema de abastecimento. Operamos com bombas de grande porte e equipamentos de alta tensão que precisam de energia de qualidade e de maneira ininterrupta, para conseguirmos captar, tratar e bombear a água e distribuir para as casas das pessoas. O sistema do Sisal é muito extenso e atende municípios há 200 quilômetros de distância da Estação de Tratamento”, explica o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto. “Por exemplo, na captação da Barragem de Pedras Altas, usamos conjuntos motor bomba que consomem mais de 475 mil kwts/hora por mês. É um consumo infinitamente maior do que uma residência de quatro pessoas, onde se consume em média 300 kwts/h de energia no mesmo período”, argumenta.

A Embasa vem cobrando reiteradamente que a Neoenergia Coelba garanta a qualidade e a estabilidade da energia fornecida às instalações operacionais do sistema de abastecimento da região, para não prejudicar ainda mais os moradores locais. Sobre a normalização do abastecimento, ele está sendo retomado gradativamente, porque é preciso encher reservatórios, tubulações e pressurizar as redes distribuidoras para que a água consiga chegar aos locais mais distantes do sistema. Oscilações de energia elétrica, caso continuem, podem voltar a afetar o abastecimento atrasando o restabelecimento da água aos imóveis da área atendida pelo sistema.

Área em retomada no abastecimento:

Municípios (sede e zona rural): Capim Grosso, São José do Jacuípe, Mairi, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Riachão do Jacuípe, Valente, São Domingos, Nova Fátima, Gavião, Pé de Serra, Ichu, Candeal  

Localidades: Pereira, Barreirinho, Sisalândia e Nova Campina (Santaluz); Riacho da Onça (Queimadas); Piabas e Gonçalo (Caem); Almas, Ipueirinha e São Roque (Conceição do Coité); Peões (Retirolândia); Bonfim de Ipirá e Alto Alegre (Ipirá); São Nicolau e Tomba (Santa Bárbara e Tanquinho); Junco e Novo Paraíso (Jacobina) e Lagoa da Caiçara (Serra Preta).


Fonte: Embasa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.