TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 19 de março de 2020

Riachão: Família faz campanha para arrecadar dinheiro para tratar doença de criança

A família do pequeno Miguel de três anos, iniciou uma campanha nas redes socais, com o objetivo de arrecadar fundos para realização de uma cirurgia que custa 60 mil reais. 
De acordo com os pais Jefferson Henrique e Suzana Oliveira, Miguel nasceu com paralisia cerebral do tipo quadriplégica espástica, comprometendo toda a função motora. Os pais afirmam que o problema é fruto de um erro médico no momento do parto.

Feira de Santana confirma 6º caso de coronavírus; paciente tem 29 anos

Feira de Santana registrou nesta quinta-feira (19), o 6º caso confirmado de Coronavírus. É um jovem de 29 anos de idade, com histórico recente de viagem a cidade do Rio de Janeiro.  No retorno, ao sentir os primeiros sintomas, ela dirigiu-se a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura em busca de atendimento.
Imediatamente após a comunicação, relata a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, enfermeira Francisca Lúcia da Silva Oliveira, foi feita a coleta de material para realização do exame, bem como adotado o monitoramento de familiares e pessoas com as quais o paciente tenha mantido contato desde o seu retorno da capital carioca.

Cúmulo-nimbo: nuvem chama a atenção de moradores de Feira de Santana e região

“A formação de nuvens observada no final de tarde desta quinta-feira (19), em Feira de Santana, e que chamou muito a atenção da população, é conhecida como cúmulo-nimbo ou mais usualmente em latim como cumulonimbus”
Foto: Carlos Bastos
A informação é do astrofísico Marildo Pereira, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Para prevenir o Coronavírus prefeito de Coité proíbe até ‘baba’

Após uma reunião na manhã desta quinta-feira, 19, com o grupo de gerenciamento da crise do Município de Conceição do Coité contra o Covid-19 – Novo Coronavírus o prefeito Francisco de Assis (PT) assim novo decreto com novas medidas de prevenção contra o Covid-19 popularmente conhecido como Novo Coronavírus que vem assustando e matado gente no mundo inteiro.

Prefeitura de Feira decide fechar o comércio a partir deste sábado (21)

Uma reunião realizada com a prefeitura, empresários e representantes do comércio e da indústria na tarde desta quinta-feira (19), em Feira de Santana, decidiu que o comércio da cidade ficará fechado do dia 21 até o dia 29 de março. Postos de gasolinas, farmácias e supermercados funcionam.  
A decisão foi divulgada através do Twitter do  prefeito Colbert Martins e ele afirmou que a medida faz parte das ações de combate ao coronavírus. Apenas os serviços essenciais vão funcionar.  

Sindicato Rural de Ichu suspende atendimento presencial assim como atividades e reuniões

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Ichu - BA como entidade que defende interesses coletivos e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS, do Ministério da Saúde e dos Decretos dos governos Estadual e Municipal, que orientam sobre o combate a pandemia do Coronavírus, comunica a todos os sindicalizados e sindicalizadas  que está suspenso o atendimento presencial na entidade, bem como atividades e reuniões a partir de segunda-feira, 23 de Março de 2020.
O Presidente da entidade, Luiz Carlos Ferreira,  informa que os atendimentos essenciais, através de agendamento que poderá ser solicitado através do telefone (75) 98174-0292 e do email: ichustr@bol.com.br. O Sindicato ressalta que encontra-se à disposição para qualquer tipo de dúvida ou esclarecimentos, afirmando que é um momento e que juntos será possível superar.

ICHU- VISA emite nota técnica sobre medidas de cuidados em feira livres


Visando combater a propagação do Coronavírus no município de Ichu-Bahia, a Vigilância Sanitária municipal lança novas medidas a serem tomadas no município, de modo a conter a disseminação do vírus.
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Fazer uso do álcool gel;
  • Evitar aglomeração de pessoas no mesmo ambiente;
  • Manter distância mínima de 1m entre as barracas;
  • Redobrar cuidados com a higiene;
  • Evitar cumprimentar as pessoas com abraço, beijo e toque.
  • Fazer uso de máscara, em caso de tosse.

Atenciosamente,

CAMILA SAMPAIO DE ALMEIDA CAMPINHO

COORDENAÇÃO VISAM

ICHU- VISA emite nota técnica sobre a lei estadual que obriga estabelecimentos comerciais a disponibilizarem alcool gel


NOTA TÉCNICA:  
A Vigilância Epidemiológica (VISA) Vem através deste informar a existência de uma lei que obriga a disponibilização de álcool gel em 14 tipos de estabelecimentos comerciais do estado da Bahia. A determinação é prevista na Lei nº. 13.706/2017, publicada no Diário Oficial do Estado.

NOTA INFORMATIVA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ICHU-BAHIA

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia, através do Secretário Edcarlos Silva, se reuniu nesta quinta feira, 19 de março de 2020, com o prefeito Carlos Santiago, com a coordenação da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Sanitária bem como outros profissionais da área para estabelecer o funcionamento dos serviços ofertados.Segue a nota informativa:

Número de mortos na Itália por coronavírus ultrapassa total de vítimas na China

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus na Ítalia chegou a 3.405 nesta quinta-feira (19), segundo balanço das autoridades italianas divulgado pela agência Reuters. Com isso, ultrapassou o total de vítimas na China pelo vírus, que é de 3.245.
Ainda de acordo com as autoridades, o país europeu registrou 427 mortes em um dia, e já são 41.035 casos confirmados.

Bahia cede Fazendão para tratar pacientes com Covid-19; Rui agradece colaboração

O governador Rui Costa divulgou agradecimentos ao Bahia e ao presidente do clube, Guilherme Bellintani, nesta quinta-feira (19), por cederem a infraestrutura do Fazendão para ajudar o estado em meio a pandemia do coronavírus.
De acordo com a publicação feita pelo governador em rede social, as instalações do centro de treinamento do Tricolor estão a disposição para serem utilizadas caso seja necessário ampliar os locais de atendimento para pacientes com coronavírus em situação menos grave.

Sobe para 30 número de casos confirmados do coronavírus na Bahia, diz Sesab

O Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou o diagnóstico de três novos casos do novo coronavírus (Covid-19) na manhã desta quinta-feira (19). O resultado foi divulgado pelo secretário da Saúde do Estado, Fabio Vilas-Boas, durante transmissão ao vivo que realizou no Youtube
No total, a Bahia contabiliza 30 casos, sendo nos municípios de Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2) e Prado (1). (Assista ao vídeo no final desta matéria).

R. do Jacuípe: Secretaria de Saúde recebe primeira notificação de caso SUSPEITO de Covid-19

Nesta quinta-feira(19), a secretária de saúde do município Riachão do Jacuípe, Juliana Carneiro, confirmou a reportagem do site Jacuípe News, o primeiro caso SUSPEITO de CORONAVÍRUS( COVID-19), na cidade que está sendo investigado pela equipe de Vigilância Epidemiológica da secretaria de saúde de Riachão.
O nome e idade do paciente que está sendo investigado não foram divulgados. De acordo com a secretária, trata-se de um homem morador de Riachão, a equipe de profissionais já fez a coleta do material e enviou ao laboratório e aguarda o resultado.

Serrinha registra primeiro caso suspeito de coronavírus; Saúde aguarda resultado

A Secretária Municipal de Saúde de Serrinha registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. A informação foi confirmada, na manhã desta quinta-feira (19), pelo secretário da Saúde, Alexandre Taim.
Segundo fontes do PCS, uma pessoa procurou o serviço municipal de saúde com febre, tosse e dor no corpo. O homem se encontra em monitoramento e isolamento domiciliar.