TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 10 de abril de 2023

REGULAMENTO GERAL DO CAMPEONATO E.M.Q.V DE FUTSAL ICHUENSE

Início: Na primeira semana de janeiro de cada ano. Previsão de término: Na primeira semana de fevereiro de cada ano.

*CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO*

Art. 1º - O V campeonato E.M.Q.V de Futsal Ichuense será regido por este regulamento que será subordinado a ORGANIZAÇÃO.

Art. 2º - A equipe organizadora do campeonato é formada por Marcelo Oliveira, Valdir Carneiro, Vercelêncio de Oliveira, Missias Carneiro e Antônio Jucivaldo (Jel). Equipe de Apoio: André Luiz, André Nilton, João Paulo, Fernando Lúcio e João Pedro Oliveira.

Art. 3º - As partidas acontecerão de segunda a sexta-feira com início do primeiro jogo (categoria de base) às 19:00hs com tolerância de 15 minutos e o segundo jogo da categoria (ADULTO) começando 10 minutos após o término da primeira partida sem tolerância. O não cumprimento será punido com a perda de 1 (um) ponto na tabela de classificação.

Art. 4º - Cabe a Organização:

- Tomar as providências necessárias para o bom andamento da partida;

- Elaborar a tabela e a forma de disputa dos jogos;

- Aplicar as penalidades previstas neste regulamento;

- Modificar a tabela dos jogos dando conhecimento prévio de 72 hs antes dos jogos ao representante das equipes;

- Convocar reunião sempre que se fizer necessário;

Art. 5º - As partidas das equipes de base terão 40 (quarenta) minutos de duração dividido em dois tempos de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 5 (cinco) minutos em ambos. Já a categoria ADULTO terá 50 minutos de duração com dois tempos de 25 minutos e 5 minutos de intervalo entre um tempo e outro.

Art. 6º - Cada equipe tem direito de pedir paralisação técnica uma vez em cada tempo, porém este tempo não pode ultrapassar 1 minuto.

Art. 7º - Cada equipe da categoria de base deverá levar ao banco no mínimo 2 (dois) ou no máximo 4 (quatro) pai, mãe ou responsável de atletas participantes do certame nos jogos. O não cumprimento, a equipe perderá 1 (um) ponto na tabela de classificação.

Art. 8º - Somente poderão participar da competição os atletas que tenham sido inscritos previamente com a comissão organizadora.

Art. 9º - O calçado deve ser apropriado para quadra.

*CAPITULO II – DA ARBITRAGEM*

Art. 10 - É de competência da organização a escolha dos árbitros para cada partida, não cabendo veto a qualquer equipe.

Art. 11 - O atleta que levar o cartão vermelho será expulso de quadra e cumpre uma partida automática, podendo pegar mais jogos de suspensão a depender da gravidade e do que decidir a comissão julgadora, neste caso a equipe fica 2 minutos com 1 (um) atleta a menos ou até sofrer 01 (um) gol.

Art. 12 - Só é permitido 5 faltas coletivas por equipe em cada tempo de jogo, da sexta falta em diante será cobrado tiro livre direto pela equipe adversária.

Art. 13 - Após levar o terceiro cartão amarelo na competição, o atleta cumprirá suspensão automática de uma partida, a cumprir no jogo subsequente. Caso tome 2 (dois) amarelos no mesmo jogo, este levará também o vermelho na sequência, neste caso os cartões amarelos “do jogo” são zerados e o atleta expulso cumprirá suspensão de 1 (um) jogo na rodada seguinte (subsequente).

Art. 14 - Os cartões amarelos não zeram da primeira para a segunda fase, mas se o atleta receber o terceiro cartão amarelo no jogo da semifinal, ele poderá atuar na final.

Art. 15 - É permitido ao goleiro das categorias DE BASE cobrar pênalti ou tiro livre direto, porém, é proibido cobrar faltas (barreiras) e chutar em direção ao gol adversário durante a partida.

Art. 16 - Os uniformes deverão ser diferentes de modo que não confunda a arbitragem, ficando a equipe visitante responsável pela troca ou uso de coletes em caso de coincidência, sendo obrigatório as devidas providências com antecedência para que não haja atraso no início da partida. 

*CAPÍTULO III – DA DISCIPLINA*

Art. 17º - O atleta ou membro de equipe que agredir moralmente algum membro da arbitragem, adversário ou membro da comissão organizadora será punido (a) com 2 (dois) jogos de suspensão, a cumprir a partir da rodada subsequente.

Art. 18º - O atleta ou membro de equipe que tentar agredir fisicamente algum membro da arbitragem ou da comissão organizadora será punido (a) com 4 (quatro) jogos de suspensão, a cumprir a partir da rodada subsequente.

Art. 19º - O atleta ou membro de equipe que agredir fisicamente algum membro da arbitragem ou da organização, este será eliminado da competição e não participará do próximo campeonato organizado pela E. M. Q. V. Se a agressão for entre atletas numa disputa de bola desleal, a punição será de 4 jogos, se for uma agressão fora da disputa de bola, o atleta fica eliminado da atual competição, assim como a do ano seguinte.

*CAPÍTULO IV – DA PONTUAÇÃO E CRITÉRIO DESEMPATE*

Art. 20 - A contagem de pontos será a seguinte:

a)    VITÓRIA = 03 pontos

b)    EMPATE = 01 ponto

c)    DERROTA = 00 ponto

Art. 21 - Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.

Art. 22 - Caso haja empates no número de pontos ganhos, deverão ser observados os seguintes critérios para desempate:

1º - MAIOR NÚMEROS DE VITÓRIAS

2º - MAIOR SALDO DE GOLS

3º - MAIS GOLS MARCADOS

4º - CONFRONTO DIRETO

5º - MENOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS

6º - MENOR NÚMERO DE CARTÔES AMARELOS

7º - SORTEIO.

*CAPÍTULO V - DA FORMA DE DISPUTA*

Primeira fase/Classificatória

Art. 23 - Os jogos acontecerão dentro do próprio grupo, onde todos se enfrentam em apenas um turno, e os melhores colocados (a definir de acordo com a quantidade de equipes) se classificam para a fase seguinte.

Segunda fase

Art. 24 - Jogo único sem vantagem, sendo empate a decisão será em disputa de pênaltis com 5 cobranças para cada lado, e continuando empatado seguem as cobranças de forma alternadas até se conhecer o vencedor. 

Art. 25 - Os cinco primeiros a cobrar os pênaltis são os que terminaram em quadra. 

Art. 26 - Antes de iniciar as cobranças deverá eliminar os atletas excedentes (caso exista) em relação as duas equipes, para que o número total de atletas entre ambas sejam iguais. 

*CAPÍTULO VI - DA PREMIAÇÃO*

Art. 27 - A premiação do campeonato é de forma simbólica, onde o campeão, vice-campeão, goleiro da equipe menos vazada e artilheiro receberão placas ou troféus.

Art. 28 - Caso haja empate entre dois ou mais na artilharia e em relação ao goleiro da equipe menos vazada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

a) média por partida;

b) melhor colocação da equipe na competição

Art. 29 - Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora. Caso seja de caráter disciplinar, usar-se-ão o Regulamento Disciplinar de Competições Amadora – RDCA, no endereço eletrônico www.ichunoticias.com.br/2019/04/regulamento-disciplinar-de-competicoes.html.

Organização

E. M. Q. V e Amigos

Dois grandes jogos marcam a 15ª Rodada do Campeonato Regional do Rancho Sossego em Ichu

Os jogos programados para o próximo domingo (16/04) são: Bar Tricolor e Casa Nova. Logo depois Retirinho e Tanque Grande.
Mais dois grandes jogos foram realizados neste domingo, 09, válidos pela 15ª Rodada do Campeonato Regional do Rancho Sossego em Ichu.  

Cristal Viladouro vence Minação fora de casa pela 3ª rodada do Barroquense 2023; confira todos os resultados

Ao todo foram 10 jogos na rodada e 19 gols marcados, uma média de 1,9 gol por partida.
Na tarde deste domingo, 09 de abril, aconteceu o fechamento da terceira rodado do Campeonato Baroquensse 2023. Ao todo foram 10 jogos e 19 gols marcados na rodada, uma média de 1,9 gol por partida.

Homem em surto é detido pela PM após ameaçar a família na zona rural de Ichu

Por volta das 12h10 deste domingo, 09 de abril, a guarnição do DPM Ichu pertencente a 90ª CIPM foi acionada pelo SICOM, informando que um indivíduo estava em surto, destruindo a casa e agredindo a mãe no Povoado de Barra em Ichu.

Lançamento do Programa BRAVE e CIMATEC Sertão com a presença de Geraldo Alckmin será na zona rural de Coité

Estrutura móvel composta por tendas será montada na comunidade de Algodões, próximo a Serra do Mocambo
O Calila Notícias publicou uma reportagem no último dia 6, dando conta que o Programa BRAVE e Cimatec Sertão será lançado na próxima quinta-feira, 13, em Conceição do Coité com a presença de Geraldo Alckmin vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Uma ação da Shell Brasil e o SENAI Cimatec.