TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PDDE repassa R$ 50 milhões para unidades de ensino


ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 50,7 milhões do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), ontem, para unidades executoras – conselhos escolares, caixas escolares ou associações de pais e mestres – de escolas públicas de todo o Brasil. Os recursos estarão disponíveis nas contas correntes dos beneficiados na próxima segunda-feira, dia 29. O montante repassado para cada unidade de ensino pode ser acompanhado no portal eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br), em Liberação de recursos.

Dia do Servidor é comemorado com palestra, música e manifestação

O ‘Dia do Servidor Público’, celebrado em 28 de outubro, foi comemorado na tarde desta sexta-feira, dia 26, no auditório da sede do Ministério Público estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante evento de homenagem organizado pelo Programa Labor e Vida e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP (Ceaf). O evento foi aberto com pronunciamento do procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, que falou sobre o esforço de sensibilização que vem sendo empreendido para aprovação do Projeto de Lei nº 19.648/2011 (Plano de Cargos e Vencimentos), que se encontra na Assembleia Legislativa da Bahia, e sobre as iniciativas institucionais pela valorização dos servidores do MP. O PGJ afirmou que considera justa a manifestação em prol da aprovação do projeto de lei, falou sobre os limites de sua atribuição e destacou que é fundamental que todos se unam nesse processo de sensibilização dos parlamentares para apreciação do projeto, que foi entregue por ele em dezembro de 2011 ao presidente da AL.

Semanário da Indústria, Comércio e Mineração

Confira tudo que aconteceu durante a semana

Apagão: Vitória tropeça no São Caetano e adia acesso à Série A


Ansioso para somar pontos e se aproximar ainda mais do acesso, o Vitória recebeu o São Caetano - também com objetivo de vencer para adentrar no G4 e manter aceso o sonho de subir de divisão - na noite desta sexta-feira (26), no Barradão. Nesta “briga” pelos três pontos, o Azulão acabou levando a melhor e chegou aos 61 pontos somados, garantindo o quarto lugar na tabela. Já o Leão se manteve com 66, na segunda posição.

Bahia rumo ao Salon Du Chocolat de Paris


Falta pouco para ter início o maior evento de chocolate do mundo, o Salon Du Chocolat,  realizado anualmente em Paris. Entre os dias 31 de outubro e 04  de novembro chocolatiers,  produtores, empresários e apreciadores dos derivados do cacau estarão reunidos no evento que movimenta a capital francesa levando milhares de visitantes para a cidade luz. O Brasil, que acabou de sediar uma edição na Bahia, em Salvador, é presença confirmada. No stand que representará o País, organizado pelo Instituto Cabruca e pela Associação dos Produtores de Cacau (APC), ambas organizações baianas, será possível saber  tudo o que há de mais novo no setor e as tendências do mercado, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo. As Indicações Geográficas serão o destaque do stand brasileiro, que permitirá ao visitante conhecer mais das diversas origens e do processo de produção do cacau fino no Brasil, responsável por assegurar qualidade e sabores inconfundíveis nos biomas mata atlântica e amazonas.

Mais Denuncias contra empresa do grupo canadense - YAMANA GOLD

Ex funcionário faz sérias denuncias sobre o alto índice de doenças ocupacionais, degradação ao meio ambiente, acidentes de trabalho e outras irregularidade da JMC em Jacobina, confira na íntegra as denuncias.

Brasil no BRICS: 2º país mais rico e 2º mais violento


LUIZ FLÁVIO GOMES (@professorLFG)*
O BRICS (sigla criada pelo economista Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs) é um grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (este último incluído no grupo em 2011), países em desenvolvimento cuja economia tem se destacado expressivamente.

Para se te uma ideia da força econômica do grupo, em 2010, o PIB (Produto Interno Bruto) dos cinco países juntos representou 18% da economia mundial. Já a colocação de cada um deles dentre as nações mais ricas destacou-se muito em 2011.

Falta de energia elétrica prejudica o abastecimento de água em Riachão do Jacuípe e região


Em função da falta de energia elétrica ocorrida desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada de sexta-feira (26) em Estações de Tratamento de Água e sistemas de bombeamento da Embasa, o abastecimento de água ficou prejudicado nos municípios de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Nova Fátima, São Domingos, Valente, Gavião, Pintadas e Capela do Alto Alegre. 
O sistema de abastecimento está sendo retomado de forma gradativa, com previsão de normalidade nas próximas 24 horas. 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA EMBASA

Rede Bahia exibe hoje último debate do 2º turno em Salvador.


Os candidatos se enfrentam pela última vez antes da votação no domingo (28).

Produção de grãos bate recorde no Brasil, aponta IBGE.

Produção de grãos bate recorde no Brasil, aponta IBGE
Foto: INCS / Reprodução

Blecaute prejudica o abastecimento de água em Riachão e 09 cidades da região.


image
Previsão de normalidade do sistema é nas próximas 24 horas.

Apagão: Coelba informa como proceder em casos de prejuízo.

Durante apagão que atingiu nove estados do Nordeste na noite de quinta-feira (25), algumas pessoas faziam uso de eletrodomésticos, computadores ou outros ítens que requer o uso de energia elétrica.

Prefeito e vereadores de Feira ganharão mais que os de Salvador.



Se a população de Salvador já achou um absurdo o fato de a Câmara Municipal reajustar o salário do prefeito e vereadores, os feirenses vão ficar ainda mais indignados.

Brasileira que leiloou virgindade não pensa em desistir.

A brasileira que leiloou a sua virgindade aos 18 anos, Catarina Migliorini, que já chegou a sonhar com uma “primeira noite de amor”, não tem mais receio em dizer que hoje o caso se trata de um negócio.

Em lua-de-mel, Solange Almeida curte praias no Nordeste e exibe seu corpão.


image
Cantora do Aviões do Forró viajou pelo Nordeste com o marido.

Fogo destrói vegetação nas serras de Jacobina há cinco dias.


image
Serras de Jacobina estão em chamas há cinco dias.

Pesquisadores da Uneb vence edital da Fapesb sobre vídeo no Maracujá, Coité.

image
Projeto busca articular rede de pesquisa sobre comunicação.

Acidente de moto mata adolescente na BR 101.

Um adolescente morreu na noite passada (25) na BR 101 na KM 158, proximidades da cidade de Conceição do Jacuípe.

HGCA: Mulher atropelada na avenida João Durval.


Sara de Castro Dourado Torres, 27 anos, moradora do bairro São João foi atropelada por um veiculo na avenida João Durval Carneiro, na tarde desta quinta-feira (25) .

Feira e região terá o abastecimento de água interrompido na segunda-feira, 29.

image
O abastecimento será regularizado de forma gradativa.

Vida: Procedimentos estéticos na região íntima aumenta entre as mulheres.



image
Mulheres buscam técnicas para melhorar aparência da genitália.

UNEB e Secopa selam compromisso para capacitar 8 mil pessoas na Bahia.



A UNEB vai beneficiar com cursos de qualificação profissional e ações socioeducativas cerca de 8 mil pessoas, na capital e em 15 municípios do interior do estado, que atuarão no próximo mundial de futebol.

Blecaute deixa baianos e nordestinos no escuro, prejuizo e papeis sobre as mesas.


image
Povo recorreu a velas e lamparinas para diminuir a escuridão.

Mais de 130 mil pessoas saíram do trabalho infantil na Bahia nos últimos cinco anos

É o que mostra uma análise realizada pela Diretoria de pesquisas da SEI, baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD)

Na Bahia, 130.885 pessoas entre 5 e 17 anos saíram da situação de trabalho infantil, considerando o número de 2011 em relação a 2006. É o que revelou uma análise realizada pela Diretoria de pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso representa uma redução de aproximadamente 26%, uma vez que no ano passado, 363.609 pessoas nesta faixa de idade exerceram algum trabalho na semana de referência da pesquisa.

Anvisa libera registro para Fiocruz produzir medicamento contra Parkinson

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou esta semana o registro para que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), possa começar a produzir o medicamento Pramipexol, utilizado no tratamento do mal de Parkinson. 

A iniciativa faz parte da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo federal, que tem como objetivo fortalecer a indústria farmoquímica brasileira. 

O laboratório alemão Boehringer Ingelheim, detentor da patente do medicamento, e a Farmanguinhos assinaram em novembro do ano passado um acordo que iniciou a transferência de tecnologia para desenvolvimento e fabricação do produto. Segundo o vice-diretor de Gestão Institucional da Farmanguinhos, Jorge Mendonça, o acordo prevê um prazo máximo de cinco anos para a transmissão completa.

Governo decide reconhecer ofício das baianas de acarajé como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Governo decide reconhecer ofício das baianas de acarajé como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia
Atividade é reconhecida há 7 anos pelo governo federal |Foto: Secom
Sete anos após o ofício das baianas de acarajé se tornar bem cultural de natureza imaterial, inscrito no "Livro dos Saberes", via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - um reconhecimento federal - o governo do Estado também considerou de “relevância” o registro em âmbito estadual.

Anac vai fiscalizar sistemas de check in da TAM e Gol

Anac vai fiscalizar sistemas de check in da TAM e Gol
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai fazer uma auditoria operacional no sistema de check in das empresas TAM e Gol devido aos problemas recentes na emissão de bilhetes.

Vacinação contra a gripe vai incluir doentes crônicos a partir de 2013

Vacinação contra a gripe vai incluir doentes crônicos a partir de 2013
A partir de 2013 o Ministério da Saúde incluirá, entre o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves.