TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 30 de abril de 2019

Tanquinho: Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de vacinação contra a Gripe H1N1

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Tanquinho, está intensificando a campanha de vacinação contra o vírus da gripe  H1N1, também conhecida como gripe influenza. 
É de grande importância que as pessoas do grupo prioritário procurem a  unidade básica de saúde mais próxima e tomem a vacina. Todas as nossas  unidades básicas de saúde do município dispõem de quantitativo de doses suficientes para atender a demanda do público alvo. 

Agricultura familiar gera renda, movimenta a economia e possibilita a permanência das famílias no campo

Ações voltadas para a inclusão socioprodutiva de famílias que vivem em comunidades rurais baianas, a exemplo do processo de agroindustrialização da produção, assistência técnica e extensão rural (Ater), e do apoio à gestão de empreendimentos da agricultura familiar, têm sido, nos últimos anos, algumas das estratégias do Governo da Bahia para promover o desenvolvimento rural do estado. Nessa perspectiva, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem executando políticas públicas que garantam a renda e a permanência no campo dessas famílias de agricultores familiares, que celebram o dia do trabalhador e da trabalhadora nesta quarta-feira (1º).
De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, a agricultura familiar na Bahia tem potencial econômico, a exemplo da atividade realizada pelas  agroindústrias, de possibilitar a entrada para o mercado de trabalho de muitas pessoas, aumentando renda e permitindo, o que é mais importante, que o campo volte a ser um lugar seguro para se viver e produzir: “Nos últimos anos, o Governo do Estado tem se dedicado muito a essa tarefa, dada a importância de permitir, cada vez mais, melhores condições de exploração agrícola, pelo segmento da agricultura familiar para a economia local e estadual. Por esse motivo, o dia do trabalhador e trabalhadora é para se comemorar junto com a agricultura familiar baiana”.

Durante coletiva a imprensa Zé Filho divulga programação do São João de Riachão do Jacuípe

O prefeito de Riachão do Jacuípe José Ramiro Filho, popularmente conhecido por Zé Filho (PSD) reuniu a imprensa, assim como vice-prefeito, vereadores da base governista, secretários municipais e demais autoridades, comandante da 90ª CIPM e servidores públicos no fim da tarde desta terça-feira, 30, para uma entrevista coletiva com objetivo de apresentar oficialmente o São João 2019 que traz como tema “Raiz da Felicidade”.
Presidente de Câmara Antônio Valter, primeira dama Nevolandia Guimarães,
secretário de Educação Mário Jorge, Erivaldo representando o Forró
da Mina e vice-prefeito Catarino Rios
O evento será aberto com alvorada na madrugada do dia 21. No Palco principal haverá shows com Caciques do Nordeste, Lucas Matos, Portal Só Forró, Carol Silva, Gonzaga Estilizado, Menina Faceira, Brega & Vinho, Malvadinhos do Forró, Pablo e Naiara Azevedo. O tradicional Palco Poeirão com 100% do autêntico forró.

União reconhece situação de emergência por estiagem em 147 municípios baianos. Ichu, Candeal e outros municípios da região estão na lista.

Um total de 147 municípios baianos teve decretos de emergência por estiagem reconhecidos pelo governo federal. Antes, os decretos foram determinados pelas prefeituras e depois pelo governo do estado. Dos três entes, se espera mais recursos da União para enfrentar os prejuízos causados pela estiagem. 
A Portaria que reconhece a situação de emergência nas 147 cidades foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. A lista dos municípios é composta por:

Definido datas e horário dos jogos das oitavas de final do Rural Coteense

A Liga Coiteense de Futebol - LCF, realizou na noite desta segunda-feira, 29, o sorteio para definição das datas e horários dos jogos das oitavas de finais do Campeonato Rural Coiteense que a partir de agora todos os jogos acontecerão no Estádio Municipal Diovando Carneiro "VANDÃO" na sede do Município.
Após o sorteio confira como ficou:

CBF antecipa estreia da Juazeirense na Série D do Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou a estreia da Juazeirense na Série D do Campeonato Brasileiro. Agora, o Cancão de Fogo vai entrar em campo no sábado (4), às 16h, para enfrentar o Interporto-TO, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional, pela primeira rodada do campeonato.
Estádio General Sampaio | Foto: Dornil/ Divulgação/ Prefeitura de Porto Nacional
A Juazeirense está no Grupo A9 e, além do Interporto, terá o Itabaiana-SE e Aparecidense-GO como adversários na primeira fase. Os 17 líderes de cada chave e os 15 melhores segundos colocados avançam para a fase de mata-mata. Os quatro semifinalistas da competição conquistam o acesso à Série C de 2020. O Cancão de Fogo tenta repetir o feito alcançado em 2017 quando subiu de divisão.

Tanquinho: 1ª Copinha Dominguinho de Futebol de Cinco acontece no Bebedouro com 4 equipes

Apesar do nome "DOMINGUINHO" a primeira Copinha Dominguinho de Futebol de Cinco da cidade de Tanquinho acontecem as segundas-feiras a partir das 14 horas no campo de Paulinho que fica no bairro Bebedouro. Com apenas 4 equipes participantes o certame teve início no dia 22 de abril com dois jogos, onde Os Problemas venceu Os Barões por 4 a 2 e logo depois o Flamengo bateu Cruzeiro pelo placar de 5 a 2.
Nesta segunda-feira, dia 29, aconteceu a abertura da segunda rodada com apenas um jogo entre Os Problemas e Flamengo, o qual terminou com a vitória da equipe Os Problemas pelo placar de 4 a 2 em um duelo bastante acirrado.

Candeal: SINSPUC convoca filiados para uma reunião nesta terça-feira

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Candeal - SINSPUC convoca todos os filiados para uma reunião que será realizada nesta terça-feira, 30, a partir das 17:30, na sede da entidade para tratar dos seguintes assuntos:  

Domingo começa a segunda fase do Campeonato Regional do Rancho Sossego em Ichu

Com noventa gols marcados na primeira fase, perfazendo uma média de 4,5 gols por partida, o Campeonato Regional do Rancho Sossego vem fazendo sucesso em toda a região. Tudo isso diante da qualidade das equipes, como também o belíssimo espaço, atendimento e atrações musicais.
Foto: Arquivo AL Notícias
No próximo domingo, 05 de Maio, começa a segunda fase "Quartas de Finais" da competição com os jogos entre Candeal e Confiança de Feira, logo depois Vitória da Queimada do Meio e União de Barra em um clássico regional.

Comitiva ichuense participa de reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado

Aconteceu nesta segunda-feira, 29, uma reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Salvador, marcada pelo Superintendente de Assuntos Parlamentares, Bira Corôa, através do seu Assessor Fábio Bião. Uma comitiva ichuense formada pelo Prefeito Carlos Santiago, Secretário de Administração Gustavo Reuter e o vereador Edvaldo Apolônio foi recebida pelo sub-Secretário Ari Pereira.
A comitiva de Ichu foi cobrar da SSP a nomeação de um delegado para o município, já que essa foi uma garantia desde 2015 o que beneficiaria também o município de Candeal. De acordo com o Vereador Arraia o sub-Secretário afirmou que ainda não será possível atender essa demanda, já que a SSP contava com o concurso público que tinha 86 vagas para delegado e seria um pra atender Ichu e Candeal,  mas dessas 86 vagas restam 16 candidatos que ainda irão passar por curso de formação.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

TRE-BA convoca eleitores de Conceição do Coité e Ichu

Cidades iniciam revisão eleitoral no próximo dia 13 de maio; atendimento poderá ser agendado por meio do site do Eleitoral baiano 
Foto: Divulgação / Ascom TRE/BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convoca, a partir do próximo dia 13 de maio, os eleitores de Conceição do Coité e Ichu para a realização do recadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório e o cidadão que não atender ao chamado terá seu título cancelado. Para ser atendido, o eleitor poderá, a partir da segunda-feira (6 de maio), utilizar o serviço de agendamento, a ser disponibilizado por meio do site do TRE-BA. Confira detalhes

Bahia e Tocantins discutem melhorias na análise do Cadastro Ambiental Rural

As secretarias de Meio Ambiente e órgãos ambientais da Bahia e Tocantins e organizações parceiras do projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento, construíram coletivamente propostas para o aprimoramento do Cadastro Ambiental Rural - CAR, após o I Workshop de Apoio a Análise do CAR, realizado entre os dias 24 e 26, em Salvador. O documento propõe melhorias nos procedimentos de análise adotados pelos órgãos ambientais. Além disso, foi proposto investimentos em tecnologia, com a melhoria do módulo do Cefir, para agilizar o processo de análise, qualificando a tomada de decisão por parte dos técnicos.
Representando o secretário do Meio Ambiente do Estado, João Carlos Oliveira, o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Maurício Batista Galvão, destacou a importância de aprimorar o processo do CAR, que na Bahia é denominado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). "A Bahia tem o total interesse em apoiar esse trabalho desenvolvido pela Conservação Internacional (CI) e acha extremamente importante para o modelo de desenvolvimento sustentável que está sendo proposto para a região do Matopiba", destacou Galvão.

Com coletivo contra o sub-20, Vitória inicia preparação de olho no Vila Nova

Depois do revés por 3 a 1 para o Botafogo-SP, o Vitória se reapresentou nesta segunda-feira (29) e iniciou a preparação para o confronto diante do Vila Nova, sábado (4), às 16h30, no Barradão.
Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos no duelo diante do Botafogo-SP realizaram atividades regenerativas na academia, enquanto o restante da equipe participou de um coletivo contra o time sub-20.

Bahia começa preparação para enfrentar o Botafogo

Sem tempo para festejar o grande triunfo sobre o Corinthians, o elenco do Bahia se reapresentou na manhã desta segunda-feira (29) e começou o trabalho visando o jogo contra o Botafogo, na próxima quinta-feira (2), no Rio de Janeiro.
Com a exceção do goleiro Anderson, que treinou em campo, os jogadores que atuaram mais de 45 minutos no último domingo (28) fizeram um trabalho regenerativo, com musculação e fisioterapia.

Sábado dia 04 de maio acontece as semifinais do I Campeonato de Futsal de Quatro Estrada em Candeal

Desde o início de fevereiro que o futsal vem movimentando o povoado de Quatro Estrada no município de Candeal e no próximo sábado, dia 04 de maio, acontecerá as semifinais da 1ª edição do certame com dois jogos.
No primeiro jogo, previsto para começar às 18h30m Beira de Cerca e Rua de Augusto disputam uma das vagas para a grande final e logo depois, às 19h30m, será a vez de Chapada e Quatro Estrada decidirem a outra vaga da final.

Centro Espírita Aristóteles Peixinho em Ichu sediou o encerramento da 21ª Caravana Baiana da Fraternidade

Contando com as presenças de vários Centros Espíritas da região, o Centro Espírita Aristóteles Peixinho - CEAP em Ichu sediou na tarde deste domingo, 28, o encerramento da 21ª Caravana Baiana da Fraternidade promovida pela Federação Espírita da Bahia - FEEB, fazendo parte do Roteiro 3 que passou por Teofilândia, Araci, Retirolândia, Salgadália, Coité e encerrou em Ichu.
A caravana chegou em Ichu com um buzinaço chamando a atenção, pois um dos objetivos desse evento é justamente divulgar  a Doutrina Espírita, buscando a abertura de núcleos de Centros Espíritas nos municípios.

Iniciada em Candeal e finalizada em Ichu foi Realizada com sucesso a V Montaria do Romiltinho

Cavaleiros e Amazonas de Candeal e Ichu se reuniram neste domingo, 28, para participarem da V Montaria do Romiltinho.
O ponto de partida foi em frente a Igreja do Senhor do Bonfim no centro da cidade de Candeal. A cavalgada percorreu por estradas vicinais e corredores com paisagens belíssimas.

Riachão: Seis jogos pela 3ª rodada da Copa do Interior aconteceram neste final de semana, confira os resultados e classificação

Seis jogos movimentaram as comunidades rurais de Riachão do Jacuípe neste fim de semana pela terceira rodada da XX Copa do Interior. Ao todos foram marcados 11 gols, média de 1,8 gols por jogo.  
Três jogos aconteceram na tarde de sábado dia 27 de abril e os outros três foram na tarde de domingo dia 28/04. Confira todos os resultados.

Ichu: Casa Nova vence Jaguara e garante vaga nas quartas de finais do Campeonato Regional do Rancho Sossego

A equipe de Casa Nova venceu Jaguara pelo placar de 03x02 e garantiu vaga nas quartas de finais do Campeonato Regional do Rancho Sossego. 
Esta partida foi realizada neste domingo, 28, sendo válida pela rodada adiada do dia 24 de Março em virtude das chuvas e falta de energia elétrica. Com o triunfo Casa Nova enfrentará Bazuka de Serrinha.

Campinas é campeão do 3º Campeonato dos Amigos Futebol Society de Varjota, série B 2019

Aconteceu no último sábado dia 27/04, a grande final do Terceiro Campeonato dos Amigos Futebol Society de Varjota, série B 2019. 
O jogo começou com muito equilíbrio e com chance de gols para as duas equipes, mas após os dez minutos do primeiro tempo a equipe de Campinas começou a deslanchar na partida fazendo três gols em um curto espaço de tempo. Manu marcou duas vezes, enquanto que Thiago deu números finais a partida de Campinas 3 x 0 Grota Funda. 

Coité: Definidos os confrontos das quartas de finais do Campeonato do Maxixe, confira

Meninos  da Vila da Fazenda Bom Fim 2 x 2 Internacional do Correia
As  equipes coiteense Meninos da Vila e Internacional do Correia abriram a última rodada da fase classificatória do X Campeonato do Maxixe em Conceição do Coité em jogo realizado na manhã deste domingo dia 28 de abril.

Campeonato dos Evangélicos de Candeal já tem os semifinalistas definidos, confira

O Campeonato Society dos Evangélicos que acontece na cidade de Candeal já tem os semifinalistas definidos, após a conclusão da fase classificatória sábado dia 27 de abril na Associação Cultural Social de Candeal - ACSC.
Arcanjos F.C de Candeal formada por membros da Igreja Católica perdeu para IAP (Igreja Adventista da Promessa) F.C de Candeal, o placar desse jogo foi de 3 a 1. Os gols da IAP foram de Liu (2 vezes) e Nildo (1 vez), já o gol de honra da equipe Arcanjos FC foi de Neto.

Definidos os confrontos das oitavas de final do Campeonato Rural Coiteense

Neste domingo, dia 28 de abril, foi concluído com êxito a fase classificatória do Campeonato Rural Coiteense com a realização de dez jogos nas comunidades rurais do município.  Confira todos os resultados da rodada. 

domingo, 28 de abril de 2019

Pré-Copa do Nordeste: Jogo de ida da Juazeirense contra CRB é adiado

A Juazeirense ganhou mais uma semana para se preparar para estreia na Série D, contra o Interporto-TO, no dia 4 de maio. O jogo entre a equipe de Juazeiro e o CRB, válida pela Pré-Copa do Nordeste, que aconteceria no dia 1º de maio, foi adiada para o dia 7 do mesmo mês.
O confronto de ida está marcado para o Adauto Moraes. O da volta, que seria dia 8, foi transferido para a semana seguinte. Juazeirense e CRB decidem a vaga no certame regional no dia 14 de maio, no Rei Pelé, em Maceió. 

De virada, Bahia vence Corinthians na estreia do Campeonato Brasileiro

O Bahia estreou bem no Campeonato Brasileiro, ao bater o Corinthians, de virada, por 3 a 2, em confronto realizado na tarde deste domingo (28), na Arena Fonte Nova.  
Após sair atrás do placar com gol de Pedrinho, o Esquadrão de Aço pressionou o adversário e, com Arthur Caíke, Artur e Rogério, com um golaço de cobertura, virou o marcador. Clayson ainda fez o segundo para os paulistas.

Ichu: Após firmar parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ACTAMARES recebe vários materiais recicláveis de Escola de Nova Fátima

A Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal  - ACTAMARES em Ichu deu um grande passo para receber materiais inservíveis e recicláveis de instituições pertecentes ao Governo do Estado.
Conforme informações de Mara Santos (Presidente da entidade) após serem comunicados desta possibilidade através da diretora do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira  - CEACO, em que poderiam estar recebendo materiais das escolas estaduais, eles buscaram fazer o credenciamento junto a Secretaria Estadual da Educação.

Ichu: Depois de 15 anos, MCP realiza o sonho de reforma e ampliação de sua sede

Foi reinaugurada na tarde deste sábado, 27, a sede do Movimento das Comunidades Populares - MCP do município de Ichu idealizado por Maria Auxiliadora (Dodora). 
No evento de reinauguração estavam presentes autoridades locais,  representantes do MCP de várias cidades da região inclusive do senhor João Carlos que é presidente do MCP Nacional, além de outras entidades.

José Carneiro vence por WO e Juventus e Botafogo ficam no empate pela 7ª rodada do Campeonato do Auto Posto Ichuense

A sétima rodada do Campeonato do Auto Posto Ichuense aconteceu neste domingo, 28, com dois jogos. No primeiro houve um W x O a favor da equipe do José Carneiro, uma vez que a equipe de Lagoa do Meio chegou atrasado. 
Com esta vitória por W X O a equipe do José Carneiro vai a 06 pontos e se classifica para a próxima fase de forma antecipada, já a equipe de Lagoa do Meio terá que vencer o último jogo que falta e ainda torcer por duas derrotas do Renovação de Nova Esperança para superar em saldo de gols, uma missão bastante difícil.

sábado, 27 de abril de 2019

União da Baixada goleia Ichu e é o primeiro finalista do Campeonato de Bujão 2019

O Campeonato de Bujão edição 2019 que acontece na comunidade de Queimada do Cedro em Conceição do Coité já tem um finalista. União da Baixada goleou Ichu na tarde deste sábado, 27 de abril, e é o primeiro a garantir vaga na grande final do certame.
O primeiro tempo da partida foi mais equilibrado e terminou com o placar apenas de 1 a 0. O gol foi de Léo Carneiro aos 32 minutos. Gabirú lançou a bola para Demison e ele tocou para Gênisson qiue ajeitou para o camisa 10 abrir o placar.

De virada, Vitória perde para o Botafogo-SP na estreia da Série B

O Vitória começou com o pé esquerdo na Série B do Campeonato Brasileiro. Em duelo disputado neste sábado (27), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), o time rubro-negro perdeu de virada por 3 a 1. Caíque Silvio abriu o placar para o Leão, mas Rafael Costa (duas vezes) e Edcarlos (contra) anotaram para os donos da casa.
O próximo compromisso do Vitória é contra o Vila Nova, sábado (4), às 16h, no Barradão. 

Vitória acerta com dupla do Bahia de Feira para a Série B do Brasileiro

O Vitória acertou com dois destaques do Bahia de Feira para a temporada. Trata-se do volante Gabriel Bispo e do lateral-direito Van. O anúncio foi feito pelo novo presidente do Leão, Paulo Carneiro, através da sua conta no Twitter. 

Participe da V Montaria do Romiltinho saindo de Candeal para o Canavial em Ichu

Redação do AL Notícias

Realizado em Ichu o Seminário Municipal sobre Perspectivas das Juventudes Rurais na construção de um Sertão Justo

Durante todo o dia desta sexta-feira, 26, foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu o Seminário Municipal sobre Perspectivas das Juventudes Rurais  na construção de um Sertão Justo.
Organizado pelo Movimento de Organização Comunitária  - MOC com o apoio da Actionaid, Prefeitura Municipal de Ichu, Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e outros parceiros, esse evento teve por objetivos a promoção de um processo de escuta de jovens sobre suas perspectivas na construção de um sertão justo com igualdade de oportunidades e equidade para e com as juventudes.

Centro Espírita Aristóteles Peixinho em Ichu recebe neste domingo o encerramento da 21ª Caravana Baiana da Fraternidade

Criado pela Federação Espírita do Estado da Bahia com o objetivo de agregar os centros espíritas e confraternizar seus participantes em torno de um projeto, objetivando ainda a ampliação e solidificação do movimento espírita, a 21ª Caravana Baiana da Fraternidade será encerrada no próximo domingo, 28, em Ichu, às 16 horas.
  
A Caravana que faz parte do Roteiro 3 tem na programação Teofilândia, Araci, Retirolândia, Salgadália, Coité e o encerramento em Ichu.

Comunidades de Campinas e Varjota em Ichu recebem melhorias na iluminação

A Prefeitura Municipal de Ichu vem realizando de forma gradativa a manutenção no sistema de iluminação pública com a instalação de braços em alguns locais, bem como a colocação de lâmpadas na sede e zona rural.
Esta semana o serviço foi realizado nos povoados de Campinas e Varjota, onde acompanhado pelo líder comunitário Gonçalo de Nova Esperança, os eletricistas fizeram os referidos reparos.

Ichu: Sede do MCP será reinaugurada neste sábado

Será reinaugurada neste sábado,  dia 27 de Abril, às 14:30,  a sede do Movimento das Comunidades Populares - MCP que fica situada na Rua José Cedraz em Ichu. 
Após vários anos de campanha financeira foi possível iniciar a reforma e a construção de outro salão, mais dois quartos, cozinha e uma secretaria o que vai facilitar o trabalho e todas as atividades, já que nesta nova área será possível realizar encontros com mais de cem pessoas, inclusive encontros do Território do Sisal.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Vereador Arraia com apoio de Bira Corôa agenda reunião na SSP para cobrar o envio de Delegado para Ichu

Preocupado com a situação da segurança no município de Ichu, o vereador Edvaldo Apolônio "Arraia" solicitou mais uma vez de Bira Corôa que após não se reeleger Deputado Estadual assumiu o cargo de Superintendente de Assuntos Parlamentares do Governo do Estado para que o mesmo marcasse uma reunião na SSP - Secretaria de Segurança Pública em Salvador com o intuito da indicação de um delegado para atender ao município de Ichu.
Através do Assessor Fábio Bião que permaneceu na Assessoria do ex-deputado foi agendada para a próxima segunda-feira, 29, às 10 h da manhã, uma reunião na sede da SSP com o sub-Secretário de Segurança do Estado Dr. Ari Pereira.

Paulo Guedes diz que cortará preço do gás pela metade ‘em benefícios dos mais pobres'

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende que em no máximo 60 dias, providências sejam tomadas para reduzir o preço do gás natural na metade.
Juntamente com o economista Carlos Langoni, após uma reunião sobre o assunto Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (26), Guedes garantiu que vai vencer a resistência da Petrobrás, com o suporte do presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

Brasil é governado por um bando de maluco, diz Lula em entrevista na prisão

O ex-presidente Lula afirmou nesta sexta (26), em entrevista exclusiva concedida à Folha de S.Paulo e ao jornal El País, que o Brasil está sendo governado por "um bando de maluco".
Depois de uma batalha judicial em que a entrevista chegou a ser censurada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), decisão revista na semana passada, o petista enfim recebeu os dois veículos, em uma sala preparada pela Polícia Federal na sede do órgão em Curitiba, onde está preso.

Homem que trocou tiro com a polícia após assalto em Riachão é encontrado morto

Foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 26, dentro de uma fazenda numa distância de aproximadamente 50 metros da rodovia da BA 120, trecho Coité – Riachão do Jacuípe um corpo aparentando ser de um jovem em completo estado de decomposição. 
O cadáver foi encontrado por um cidadão que não teve o nome identificado que disse ter passado na manhã de quarta-feira pilotando uma motocicleta e sentiu um mau cheiro, ao passar nesta sexta voltou a sentir o forte odor e resolveu descer para ver se tinha algum animal morto, quando deparou com os restos mortais de uma pessoa.

Cadeia produtiva do mel é fortalecida com apoio do Governo do Estado em Tucano

Responsável pela maior parte da produção de mel do Território do Sisal, a Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit) tem gradativamente aumentado a produção, com o apoio do Governo do Estado, dado por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). A ampliação do Entreposto de Beneficiamento e Extração do Mel, maquinário, consultorias e cursos por meio do Bahia Produtiva garantiram uma média de produção de 15 toneladas por mês.   
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O mel produzido pela Coopit, que atualmente conta com 103 cooperados, é comercializado, através de exportadoras, para países como Estados Unidos e Alemanha. A coordenadora de Apicultura e Meliponicultura da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) da SDR, Marivanda Elói, lembra que "a Bahia ocupa a primeira colocação na produção de mel, no Nordeste, e isso se deve ao grande apoio que o governo estadual tem dado, nos últimos anos, à apicultura, uma das sete cadeias prioritárias. O trabalho feito no Sisal também é realizado com associações e cooperativas de todos os territórios do estado".

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de R. do Jacuípe poderá lançar candidato a prefeito em 2020

Faltando ainda 18 meses para às eleições de prefeito e a movimentação sobre nomes que estarão na disputa do pleito em Riachão do Jacuípe está a todo vapor. Depois do lançamento do vereador Lucas Willian como pré-candidato a prefeito, e o grupo Matos anunciar dois nomes para a disputa, agora é a vez do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Riachão colocar mais lenha na fogueira e também entrar no páreo. 
Em entrevista ao site Jacuípe News, o presidente do sindicato João Batista afirma que a entidade pretende lançar um nome para apreciação popular. “Estamos conversando e em breve vamos fazer a divulgação, ainda não temos um nome definido”, disse.

Riachão do Jacuípe: Bandidos invadem Lotérica e roubam cofre durante a madrugada

A Lotérica Matos localizada no centro de Riachão do Jacuípe, foi alvo de bandidos durante a madrugada desta sexta-feira, 26. De acordo com a polícia, os homens usaram uma chave micha para abrir a porta do estabelecimento e desligaram a energia para evitar que as câmeras de segurança gravassem o roubo.
Além do cofre que continha um valor ainda não informado pela proprietária da loja, os bandidos reviraram todo interior e levaram moedas que estavam no caixa. Segundo informações, câmeras de segurança de lojas próximas a lotérica flagraram três bandidos caminhado no local por volta de 3h da manhã. As imagens serão analisadas na tentativa de identificação.

Bolsonaro assina decreto que acaba com o horário de verão

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (25) o decreto que revoga o horário de verão. A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto.
Bolsonaro já havia anunciado no início do mês, em uma rede social, a decisão de acabar com o horário de verão neste ano. Durante o horário de verão, parte dos estados brasileiros adiantava o relógio em uma hora.

Domingo acontece o último jogo da primeira fase no Rancho Sossego em Ichu

Com o jogo entre Jaguara (Feira) e Casa Nova (Ichu) será encerrada no próximo domingo, 28 de Abril, a primeira fase do Campeonato Regional do Rancho Sossego em Ichu. Essa partida faz parte da sexta rodada que deveria ter acontecido no dia 24 de Março, mas por conta das chuvas e quedas de energia teve de ser adiada. 
Após esse jogo serão definidos os confrontos das quartas de finais que iniciam no dia 05 de Maio com o sistema de mata mata, ou seja, partida única e sem vantagens.

Confira a classificação atual do X Campeonato Society do Maxixe em Coité

CLASSIFICAÇÃO GERAL X CAMPEONATO DO MAXIXE
POS
EQUIPE
P
J
V
E
D
GM
GS
SG
PD
Fazenda Tanque
07
03
02
01
00
03
00
03
-2
Lia Line
07
03
02
01
00
06
04
02
-5
U. Juazeirense
06
02
02
00
00
04
00
04
-6
Grota Funda
06
03
02
00
01
06
03
03
-2
Gel de Lira
06
03
02
00
01
03
02
01
-10
Só no Litrão
06
03
02
00
01
05
05
00
-3
Santos do Maxixe
06
03
02
00
01
03
03
00
-12
BSA Laranjeira
04
03
01
01
01
05
02
03
-5
Jaqueirão
04
03
01
01
01
04
03
01
-4
10º
Algodão
04
03
01
01
01
03
03
00
-9
11º
Meninos da Vila
03
02
01
00
01
02
03
-1
-5
12º
Inter do Correia
01
02
00
01
01
00
01
-1
-7
13º
N. Esperança
01
02
00
01
01
00
02
-2
-9
14º
Lagoa da Vaca
01
03
00
01
02
04
07
-3
-4
15º
Chelsea
00
03
00
00
03
00
04
-4
-3
16º
Botafogo Aroeira
00
03
00
00
03
00
06
-6
-7
Lembrando que domingo dia 28 de abril a partir das 09:45hs acontece a última rodada da fase classificatória com os seguintes confrontos: