TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Rui Costa critica 'politização' em investigação sobre caso dos respiradores comprados pelo Consórcio Nordeste

A Polícia Civil da Bahia fez operação contra empresa que deixou de entregar respiradores a estados do Nordeste
O Governador da Bahia, Rui Costa, criticou o que chamou de “politização” da investigação a respeito do contrato firmado pelo Consórcio Nordeste com a empresa Hempcare para a entrega de respiradores.  

A Hempcare foi alvo da operação Ragnarok, no início deste mês de junho, após vender os respiradores por R$ 48,7 milhões. A empresa não entregou os equipamentos, nem devolveu o dinheiro. Outra empresa, a Biogeoenergy também é alvo da investigação.  

De acordo com Rui, a juíza que estava cuidando do caso declinou da ação graças a um procedimento dos ministérios públicos estadual e federal, criticado pelo governador.  

“A Polícia Civil prendeu três pessoas. Estava avançando rapidamente, com sinalização de devolução imediata de parte do recurso. Infelizmente, por um procedimento do MPE junto com MPF, a juíza que estava cuidando do caso declinou da ação e criou uma polêmica sobre quem vai tocar essa ação. Isso só está favorecendo a quem lesou o estado”.

"A investigação corre em sigilo. O que nós tínhamos de sinalização é que os envolvidos estavam dispostos a devolver imediatamente parte do recurso. Infelizmente, como a juíza declinou da ação e liberou os presos, a informação que eu tenho é que foi pedida a renovação da ação, mas a juíza liberou os presos".

Os donos da Hempcare, Cristiana Prestes, e Luiz Henrique Ramos, além do diretor da Bioenergy, Paulo de Tarso Carlos, chegaram a ser presos no início desse mês, mas foram soltos após cumprirem prisão temporária de cinco dias.  

Na segunda-feira (8), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) informou que, a pedido do Ministério Público, foi declinada a competência para julgamento do processo, que foi encaminhado para decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

O Ministério Público Federal abriu inquérito civil para apurar se houve improbidade administrativa no contrato firmado para a entrega dos respiradores.  

Rui Costa afirmou que, através da Procuradoria Geral do Estado, vai formalizar uma comunicação ao MPE e MPF registrando que, independentemente de quem vai tocar a investigação, o importante é a devolução do dinheiro.

“O que nós queremos é a devolução do recurso público e a identificação de todos os responsáveis. Infelizmente, o Brasil, mesmo na pandemia, se criou uma disputa política, uma confusão jurídica e há muita contaminação jurídica no país e a vida humana ficou relegada a segundo plano”, disse.

Na manhã desta quarta-feira, a justiça baiana negou o pedido da Procuradoria Geral do Estado para manter a investigação sobre o caso no estado.

A desembargadora Inês Maria Miranda indeferiu o mandado de segurança impetrado do Governo do Estado, mantendo, portanto, a investigação no STJ. Na semana passada, o Ministério da Justiça confirmou à reportagem da TV Bahia e ao G1 que pediu que a Polícia Federal investigasse o caso. A PF não confirmou se está ou não no caso.  

]Rui Costa comentou a decisão da desembargadora.  

“A justiça baiana não pode determinar – eu não sou advogado, não sou jurista – a uma instância superior, que é o STJ. Fizemos o recurso e vamos continuar...Para mim, independe de quem vai apurar. O que não podemos ficar é nessa paralisia”, afirmou.

"O recurso aplicado aqui foi do Estado da Bahia. Não sou jurista e não quero entrar nessa polêmica. O que quero é encontrar os responsáveis e conseguir a evolução do dinheiro".

O governador da Bahia também comentou a respeito do pedido de exoneração de Bruno Dauster, então secretário da Casa Civil, que foi citado por uma das investigadas, Cristiana Prestes, como o responsável pela negociação da compra dos respiradores.  

O ex-secretário deixou a pasta na semana passada, após a deflagração da Operação Ragnarok.  

“Ele pediu exoneração porque percebeu que estava iniciando uma politização do processo de investigação e ele disse que queria ajudar a encontrar os responsáveis e fazer com que eles paguem pelo crime cometido. Por isso, ele pediu para sair, para facilitar que a investigação seja técnica, mas, infelizmente, nem a saída dele foi possível para garantir a imparcialidade do processo”, disse.  

De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a investigação está tramitando em segredo de justiça.  

Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.

Fonte: G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.