TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Ichu: Secretário de Saúde Heitor Santana confirma ao AL NOTÍCIAS que município está cadastrado no Mais Médicos e aguarda resultado por parte do Ministério da Saúde

De acordo com o Secretário Heitor, já faz um bom tempo que o município está fora, e, inclusive, o último profissional a atuar foi Dr. Cláudio
Uma publicação feita pelo Bahia Notícias e reproduzida pelo AL NOTÍCIAS dando conta que a Bahia tem 141 municípios sem profissionais do Mais Médicos até final de 2022 (saiba mais), indica Ministério da Saúde, inclusive Ichu e outros municípios da região estão na lista, fez com que nossa reportagem procurasse o Secretário Municipal de Saúde Heitor Santana para obter informações sobre a adesão para se encaixar no programa já que o prazo foi até ontem, dia 25 de abril.

De acordo com o Secretário Heitor, já faz um bom tempo que o município está fora, e, inclusive, o último profissional a atuar foi Dr. Cláudio. Heitor informou que há alguns meses foi realizado o cadastramento do município, embora ainda não tenha certeza que Ichu será contemplado, estando no aguardo.  

Das 6.252 vagas previstas pelo edital para 2.074 municípios, mil são postos inéditos para médicos atenderem na região da Amazônia Legal.  

Para esta edição, o ministério destaca o fato de ter adotado uma estratégia de incentivo, a fim de atrair os profissionais, com os médicos tendo a oportunidade de se especializar em medicina de família e comunidade durante a participação no programa, “com oportunidades de mestrado e incentivos financeiros para pagamento da dívida com o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)”, informou a pasta.  

Licença maternidade 
Há também outros benefícios, como licença maternidade às médicas que se tornarem mães, “com complementação do auxílio pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante o período de licença de seis meses”. Além disso, os pais terão direito a 20 dias de licença remunerada.  

Por meio de nota divulgada pelo Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, disse que o programa é uma “política pública extensa e vigorosa que consegue cumprir o que promete: alocar médicos em regiões remotas e de alta vulnerabilidade”.  

Ele acrescentou que esta primeira etapa é o momento de o gestor confirmar, ao ministério, quantas vagas precisa para atender seu território.  

“O processo é simples, totalmente online e leva poucos minutos, por meio de acesso à plataforma e-Gestor. Após a realização desta primeira etapa, em um segundo momento haverá a abertura para o cadastramento dos profissionais de saúde”, detalhou.  

Do AL NOTÍCIAS com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.