Manifestação ocorre em meio à propostas de reestruturação o plano
![]() |
| Servidores realizam protesto contra sucateamento do Planserv em Salvador Crédito: Reprodução |
Os servidores levaram faixas e cartazes e bloquearam parcialmente a avenida Dom João VI, onde fica localizado o hospital, na manhã desta quinta. O objetivo é chamar atenção do Governo do Estado para os problemas enfrentados pelos beneficiários do Planserv, como descredenciamento de clínicas e as dificuldades em marcar exames e consultas.
O serviço prestado pelo Hospital de Brotas também foi alvo de reclamações. “Os recursos dados pelo Governo do Estado são insuficientes, o que leva a uma péssima assistência. Muitos de nós vem chamando o hospital de matadouro do servidor porque colegas nossos já morreram pela falta de regulação e de profissionais. A assistência digna nos é negada”, denuncia Rosângela Monteiro. O protesto foi convocado pelo coletivo independente Devolvam Nosso Planserv.
A manifestação ocorre no momento em que o Governo do Estado apresenta propostas para alterar a forma de contribuição dos servidores, como mostrou o CORREIO. Entre os principais pontos abordados estão a fixação de uma contribuição de 6,5% para todos os beneficiários, além de teto mínimo e máximo para a cobrança de mensalidades.
O governo ainda prevê o aumento da participação do Estado em 1% em dois anos, o que é considerado insuficiente pelos servidores. As medidas tentam diminuir os prejuízos financeiros causados pelo plano, que fechou as contas com endividamento nos últimos dois anos. Em 2024, o rombo chegou a R$ 198 milhões.
Rodadas de negociação estão sendo feitas entre integrantes do governo e entidades sindicais antes da divulgação oficial do plano de reestruturação. O objetivo é que o governo estadual possa usar como justificativa para o aumento de mensalidade o diálogo com os servidores públicos.
Integrantes do governo afirmam que ao menos 130 mil usuários serão beneficiados com as novas medidas. O quantitativo representa 26% do total de beneficiários do plano, que é de 500 mil, segundo o próprio governo. Também foi apresentado o plano para aumento da contribuição do Estado.
Fonte: Calila Notícias / CN














Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.