TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

ICHU- Práticas integrativas vem se expandindo e novas pessoas são capacitadas com o Reiki

"As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas".(http://www.saude.gov.br)

Nos dias 02 e 03 de agosto de 2019, profissionais de Saúde que ja tinham sido capacitados com o curso de Reiki  nível II com o objetivo de ampliar e fortalecer o trabalho com as práticas integrativas dentro da comunidade Ichuense. O encontro aconteceu na Fazenda  Pé do Morro e contou com a participação de 14 pessoas que fazendo o nível I, sentiram o desejo de conhecer um pouco mais dessa técnica da qual  vem auxiliando e transformando vida das pessoas que recebem o Reiki como uma terapia complementar.

Não parando por ai, uma nova turma foi formada e nos dias 06 e 07 do corrente mês, foram capacitadas com o nível I, mais 14 pessoas entre Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeira, Assistente Social, Psicólogo, Fisioterapeuta e pessoas da comunidade que, conhecendo o trabalho desenvolvido com as terapias, sentiram a necessidade de buscá-las para aplicar no seu cotidiano.
 
Se falando em Reiki, esta é uma terapia energética que transcende ao paradigma biológico e incorpora  a dimensão holística que hoje é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terapia complementar a medicina convencional. Ao ser tratado como complementar considera-se a importância dos vários sistemas e formas terapêuticas que não se excluem entre si uma vez que atuam em Campos diferentes o rei que atua no campo vibracional e dessa forma pode completar ação de medicamentos alopáticos homeopáticos ou reduzir a agressão sofrida pela energia Vital durante um processo cirúrgico. 
 
O Secretário de Saúde de Ichu Bahia, Edcarlos Silva que vem abraçando e defendendo as práticas, assim como no ano passado, deu o seu apoio a esses profissionais nas duas turmas  (nível II em 02 e 03 de agosto e Nível I em 06 e 07 de agosto de 2019) e disse estar imensamente feliz  por perceber o quanto as pessoas tem procurado os profissionais para receber uma das 17 ofertadas no município. Para ele o que falta ainda é um apoio financeiro do Ministério da Saúde para capacitar mais pessoas e assim ampliá-las já que a medida preventiva ainda é o melhor remédio.  Segundo ele, perceber que a saúde de Ichu   tem um grande diferencial na prática do cuidado, é uma grande satisfação, onde se torna notório o desejo desses profissionais que atuam na área,  realizarem as suas atividades com amor e dedicação usando uma só linguagem que é a da atenção e cuidado. Para ele,  ainda é mais gratificante perceber que pessoas que não estão ligadas a saúde também buscar a sua formação provando que o trabalho desenvolvido vem dando certo e sendo aceito pela maioria.

Vale destacar que o curso foi ministrado por Miralva Alexandre, Terapeuta Holística Transpessoal licenciada, é graduada em licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana Bahia com pós-graduação Lato Sensu em terapia transpessoal, pós-graduada em acupuntura tradicional chinesa, capacitada em terapia clínica na promoção da Saúde, formação de  Terapeuta holístico em quiropraxia básica e massoterapia pela Associação Baiana de medicina natural e preventiva alem de ter o curso de GNOSIS pela associação de notícias de estudos antropológicos e culturais arte e ciência.
Por Cida Carneiro/Fotos: André Luiz
CONFIRA  OUTRAS IMAGENS: 



q


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.