A novidade é que o Concurso de Carros Alegóricos contará com uma moto 0Km de premiação ao 1º colocado e além disso, o dia da festa será transferido da sexta para o sábado.
Com certeza os ichuenses e visitantes estão com muita saudade do Concurso de Máscaras, Alegorias, Carros Alegóricos e Desfile de Baianas realizado há quase um século na primeira sexta-feira de fevereiro, fazendo parte do momento profano da festa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Ichu.
Esse momento que conta também com a tradicional lavagem da igreja era realizado pela paróquia, porém desde 2009 que passou a ser organizado pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Cultura. Em 2021 a ‘Melhor Sexta do Ano’ como é intitulada a festa não aconteceu por conta da pandemia da COVID-19.
Apesar de a pandemia ainda não ter acabado de fato, os casos diminuíram bastante depois da vacina, e dessa forma enche de esperança de que em 2022 seja possível realizar a festa.
Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer se reuniu com diversos artesãos do município que são os responsáveis pela confecção das mascaras, alegorias e carros alegóricos.
Secretário Wly e o Diretor de Cultura Felipe Rodrigues |
Na oportunidade Wly e Felipe falaram que em reunião com o Prefeito Gonzaga foi pensado em melhorar o valor da premiação para os participantes, sendo definido que para a categoria Carro Alegórico terá uma moto 0 km para o primeiro colocado. Eles ressaltaram que as demais categorias também terão seus valores aumentados, mas que ainda não seria divulgado.
Outra informação passada é que diante de vários pedidos de ichuenses que residem ou trabalham em outros municípios, em 2022 o evento será transferido da sexta para o sábado, acreditando que essa mudança também tornará a festa ainda maior. Eles garantem que outras novidades serão anunciadas.
Confira a entrevista com Willian Gonçalves (Secretário de Educação)
Confira a entrevista com Felipe Rodrigues (Diretor de Cultura)
Entrevista com o artesão Henrique da Mumbuca
Redação do AL NOTÍCIAS / Fotos Felipe Rodrigues e André Luiz
Se a festa de sexta for transferida para outro dia , deixará de ser tradição 😢
ResponderExcluirIsso aí, nós ichuenses que trabalhamos fora agora podemos participar
ResponderExcluirAgora vai se transformar em escola de samba. Prepara espaço pra caber o povo...
ResponderExcluirVamos ver no que vai dar, uma moto é um bom premio, só espero que isso não faça com que gere confusão na hora do resultado final. Que aquele que perca saiba perder e aquele que ganhe saiba aproveitar bem o prêmio.
ResponderExcluirTomara que tenha msm. Tudo em Ichu é motivo de polêmica, afinal.
ResponderExcluirTô colado...Ichu vai bombar
ResponderExcluir