Pode participar quem tem entre 10 e 29 anos e possui renda baseada no trabalho com o sisal
Crianças, jovens e adolescentes de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente, no território do sisal baiano, terão a oportunidade de aprender música gratuitamente nas oficinas do projeto “O som do sisal”, uma iniciativa do Instituto Cultural Alto da Colina (ICAC) que une música, inovação e sustentabilidade.
![]() |
| Foto Jajá Lima |
![]() |
| Foto Jajá Lima |
As 75 vagas serão divididas para cinco comunidades, sendo 15 para cada:
– Quilombo do Maracujá, Assentamento Nova Palmares e Sede de Conceição do Coité;
– Quilombo Alto do Jitaí, em Retirolândia; e
– Sede de Valente.
Podem participar quem tem entre 10 e 29 anos e tem sua renda oriunda do trabalho com o sisal, seja do trabalho nos campos, nas fábricas ou artesanato de sisal.
Para se inscrever, basta entrar em contato com Dianara Almeida, coordenadora pedagógica do projeto, através do telefone 75 9 91687532, até o dia 13 de setembro.
INOVAR PARA TRANSFORMAR
![]() |
| Foto Jajá Lima |
O SOM DO SISAL
A iniciativa surgiu em 2012 em um laboratório investigativo, técnico e sonoro da cultura da região sisaleira. Inspirado na violinha de buriti produzida no Parque do Jalapão, em Tocantins, um grupo de jovens deu início à construção de instrumentos musicais com a madeira do sisal seguida por oficinas de música e apresentações artísticas.
O projeto já conquistou prêmios como o Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social 2017 e o Concurso Ideias Inovadoras da FAPESB 2015; foi finalista do Festival LED – Luz na Educação 2025; e realizou intercâmbios internacionais para o México, em 2018, e para os Estados Unidos, em 2024.
APOIO DA SETRE
Com o apoio da Superintendência do Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia através do edital 005/2024 do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (FUNTRAD), o grupo executa de julho de 2025 a julho de 2026 o projeto “O som do sisal”, com atuação em três eixos: ampliação do ateliê de luteria com aquisição de equipamentos e contratação de bolsistas; oficinas de música e noções básicas de luteria com 75 vagas em três municípios do território do sisal; e realização de três concertos dos alunos com participação da Orquestra Sisaleira.
Para acompanhar o projeto acesse a página no instagram @somdosisal. Você também pode conferir o Canal do Youtube Som do Sisal e o site oficial do Instituto Cultural Alto da Colina.
Fonte: Calila Notícias


















Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.