TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 25 de novembro de 2025

SERRINHA - Prefeito Cyro Novais exonera ex-vereadores após encontro com oposição em Salvador

As demissões foram anunciadas ao vivo durante entrevista aos jornalistas Cleriston Silva e Clodoaldo Marques, na rádio Continental AM
O prefeito de Serrinha, Cyro Novais (MDB), exonerou na manhã desta segunda-feira (24) os ex-vereadores José Trabuco, Laedson Santiago e José Reis. As demissões foram anunciadas ao vivo durante entrevista aos jornalistas Cleriston Silva e Clodoaldo Marques, na rádio Continental AM.

A decisão foi tomada após o trio — que integrava a base do prefeito — ser fotografado em um encontro com opositores políticos em Salvador. A reunião, revelada após o vazamento de uma foto, contou com a presença do ex-vice-prefeito Berg Aragom, presidente do PSD de Serrinha, e do deputado federal Otto Alencar Filho.  

Segundo Cyro, o grupo teria descumprido orientações políticas internas, sobretudo após o prefeito declarar apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Adriano Lima a deputado federal. Para ele, o episódio representou um rompimento de confiança. "Ninguém é obrigado a votar em ninguém, mas o mínimo é conversar, sentar e expor insatisfações. Aquele movimento, aquela foto, diz muita coisa", avaliou.  

Durante a entrevista, Cyro afirmou que não possui divergências pessoais com Otto Alencar Filho ou com o senador Otto Alencar, mas considerou que a postura dos ex-vereadores rompeu um princípio básico: a lealdade ao grupo político. "Quando se tem uma insatisfação no governo, a gente senta e vê se tem jeito. E se não tiver, busca-se a solução. O que não dá é esticar a corda. […] Tudo na política envolve soma e subtração. Às vezes, perder alguém não significa perda. Tenho compromisso e gratidão com Adriano, que é pré-candidato, e com meu grupo", assinalou, afirmando que decidiu encerrar qualquer relação política com Trabuco, Reis e Santiago. "Não é fácil a decisão que estou tomando, mas só converso novamente sobre política com Trabuco, Reis e Santiago após a eleição de 2026, se eles entenderem que vale a pena. A partir de hoje, meu grupo não tem relação política com esses três".  

O gestor reforçou que prefere manter ao seu lado poucas pessoas comprometidas do que uma base numerosa com aliados 'de braço cruzado'. "Às vezes, ir para a guerra com dez de braço cruzado é pior do que ir com dois que vão até o fim".  

Ao ser questionado sobre qual dos três ex-vereadores mais o surpreendeu, Cyro não hesitou: "Santiago. Comentou uma vez rapidamente. Trabuco é um cara que eu gosto demais, mas eu já tinha falado com ele. Reis não me surpreende desde a eleição. Eu não falo com Reis desde a campanha. A gente vinha notando algumas movimentações que não agradavam. Sempre perguntávamos o que estava faltando e nunca era nada. E Santiago me surpreendeu — uma pena", disse.  

O ex-vereador José Trabuco declarou à reportagem no domingo (23) que foi ao encontro buscando aproximar o PSD da base governista e negou ter conversado sobre apoio ao deputado Otto Alencar Filho. A justificativa, porém, não foi suficiente para Cyro, que rebateu: "Ninguém é obrigado a ficar. Quem estiver insatisfeito pode conversar, tentar ajustar. Agora, não dá para fazer esses movimentos. E aquela foto foi vazada — ninguém publicou. Se foi um encontro político legítimo, por que não divulgaram? Estavam escondendo o quê? A corda  quebrou", disse.  

Cyro encerrou afirmando que não aceitará 'esse tipo de postura' dentro de sua gestão. "A gente vai dando corda para ver até onde a pessoa vai. Tem gente que pula o precipício, outros botam a corda no pescoço. Agora, eu não vou admitir esse tipo de postura. Serrinha cansou desse formato. Faz, faz, faz, acontece e não dá nada. Agora vai dar. Quem me conhece sabe que comigo esse formato não funciona".

Fonte: Portal Cleriston Silva / PCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.