O evento ocorreu no Fiesta Hotel, em Salvador, na última quarta feira, 18 de março, mas só agora foi divulgado pelo CMS
Na última quarta-feira, 18 de março de 2026, os conselheiros municipais de saúde de Ichu, Roberval, Cida, Silvaneide e Ivo Cruz, participaram da primeira edição dos Encontros Estaduais de Saúde, realizado no Fiesta Hotel, em Salvador, Bahia.
Com o tema “SUS, democracia e soberania: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a iniciativa é do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES) e Ministério da Saúde (MS), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Estiveram presentes cerca 1.200 pessoas, incluindo conselheiras e conselheiros de saúde, representantes da gestão, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, movimentos sociais e a sociedade civil comprometida com a defesa do sistema único de saúde.
O presidente do CES Bahia, Marcos Gêmeos, explica que esta é uma etapa preparatória para a 18ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em julho de 2027, sendo precedida pelas conferências municipais. “Esses encontros reúnem representantes do controle social e mostram a importância da participação da população na construção de um SUS mais forte. Não existe SUS sem a participação social. Não existe política pública que seja efetiva sem a participação da população”, afirmou.
Durante o encontro ocorreram mesas temáticas e debates que abordaram a qualificação do controle social, o financiamento adequado do SUS e modelos de atenção à saúde. A programação também contou com agenda cultural, com manifestações regionais.
“Aqui é um espaço de diálogo e sobretudo de uma construção coletiva de um SUS cada vez mais fortalecido. Aqui é só um primeiro momento de mobilização. Esperamos levar propostas consistentes que sejam discutidas em âmbito nacional para agregar cada vez mais ao SUS”, disse a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante a abertura do encontro.
Representando o ministro Alexandre Padilha, a chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Eliane Cruz, reforçou a importância da participação da população na construção de políticas públicas de saúde. “Estamos aqui em defesa da democracia, em defesa do SUS”, afirmou.
Por Cida Carneiro e Roberval com informacoes de Leonardo Rattes/Saúde GovBA




.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)











Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.