TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Riachão – Centenas de pessoas lotam a Praça Landulfo Alves para prestigiar a 11ª edição do Festival Regional de Samba de Roda:

A Rádio independente FM de Ichu marcou presença no festival
A cada ano o festival de Samba de roda organizado por José Cândido e que é realizado em Riachão do Jacuípe vem se superando, tanto pela organização quanto pela participação do público amante desta que é uma das maiores festas culturais da região do Jacuípe. 

Sempre acontecendo no 3º sábado de novembro de cada ano, neste ano não foi diferente, o festival foi realizado neste sábado dia 17 e contou com a participação da dupla de violeiro Maracujá e Nadinho, os aboiadores Ruy e Deraldo, os grupos de samba Sufoco da Fumaça, Os Sambadores Silvano, Zé Beté e Pedrito, Grupo Raízes do Campo, Grupo Ramos, Grupo Reizado de Cabaceira e o Grupo Topa Tudo.

Depois da abertura realizada pela dupla de violeiro Antônio Maracujá e Nadinho seguido pela dupla de aboiadores Ruy e Deraldo, o grupo local Sufoco da Fumaça deu prosseguimento ao evento com muitas Chulas e Batuques, o público muito animado sambavam sem parar e a felicidade era nítida no semblante das pessoas que tem no samba uma forma de transmitir suas alegrias.

Agnaldo Nativo Queiroz de Oliveira mais conhecido como Nadinho que é presidente do grupo Sufoco da Fumaça de Riachão do Jacuípe gostou da apresentação do seu grupo, segundo ele o grupo fez bonito no festival e que por isso é que estão presentes em todas as edições, lembrou.

Confira abaixo a entrevista com Nadinho o presidente do grupo Sufoco da Fumaça de Riachão do Jacuípe logo após sua apresentação no festival:

Dando continuidade ao festival, os sambadores Silvano, Zé Beté e Pedrito trouxeram muitas chulas e batuques para o público presente. Este grupo é diferente dos demais, pelo fato do número pequeno de integrantes, “três ao todos” sendo utilizado o Cavaquinho como principal instrumento e os demais instrumentos sendo tocado em Playback. Apesar de pouca gente no grupo, o trio mostrou que conhecem muito de samba mostrando porque sua agenda de show está sempre lotada.

Muito satisfeito com a apresentação do trio, Silvano destacou a importância da chula o que para ele antes era uma cantoria de pé de parede e hoje tem evoluído bastante apesar dele achar que ainda falta muita coisa a evoluir. Segundo Silvano, a chula á como se fosse um jornal. 

“A chula mesmo é como um jornal, tem o jornal falado, escrito e televisionado, a chula é um jornal cantado, que passa uma coisa ali, uma enchente, agente faz a chula e canta, é um jornal, agente dar a notícia”, compara.

Confira abaixo a entrevista com o cantor Silvano do trio SILVANO, ZÉ BETÉ E PEDRITO logo após sua apresentação no festival:

O grupo Raízes do Campo de Pé de Serra que é comandada por uma mulher, a senhora Venância Sônia Carneiro Rios a SÔNIA, deu um show a parte. O diferencial deste grupo é a participação de jovens, pois era notória a presença de adolescentes entre os seus integrantes.
Sônia que pela terceira vez participa do festival disse que é um motivo de muita alegria está participando pela primeira vez com o seu próprio grupo, ela lembra que em outras duas edições ela esteve participando pelo grupo, Levando Amor de Ipirá. Ainda segundo Sônia, enquanto ela estiver com saúde que estará contribuindo pela preservação desta cultura popular para  que nunca se acabe, disse.  

Confira a entrevista abaixo com Sônia a presidente do Grupo Raízes do Campo da cidade de Pé de Serra logo após sua apresentação no festival:

O grupo Ramos que é de Riachão do Jacuípe e tem Manoel Pedro Ramos mais conhecido como Raminho Ambrósio de 71 anos como presidente deu prosseguimento ao festival arrancando aplausos do público presente. Este grupo se destaca principalmente pela média de idade de seus integrantes, talvez seja o grupo com a média de idade mais alta entre todos os outros grupos participantes do festival. Seu Marinho de 78 anos morador do povoado de Vila Guimarães é um deles, ele conta que apesar da idade ele ainda amanhece o dia em um samba de roda, conforme afirmou para nossa equipe.
Raminho disse em entrevista para nossa equipe que sambar é uma coisa que ele gosta muito e mesmo com a idade que tem que ele não mede esforço para sambar. Ele ainda destacou a origem do grupo RAMOS, segundo ele este grupo foi criado a partir de um racha no grupo Sufoco da Fumaça e que isso aconteceu depois de um desentendimento entre ele e o líder daquele grupo, lembrou.

Confira abaixo a entrevista com Raminho Ambrósio presidente do grupo Ramos de Riachão do Jacuípe logo após sua apresentação no festival:

O grupo Reizado de Cabaceira da cidade de Conceição do Coité também fez muito bonito, o grupo foi o penúltimo a se apresentar e foram aplaudidos pelo povão que sambavam ao Ritmo de cada Chulas e Batuques que eram cantados por eles.
Geraldo Henrique das Mercês, mais conhecido como Geraldo da Cabaceira que é o presidente do grupo, destacou o reconhecimento do público durante sua apresentação, segundo ele apesar de alguns erros o grupo se superou o que lhe deixou muito feliz por ver o público cantando as chulas e batuques juntos com eles. Geraldo disse ainda, que com esta, já são oito vezes que o grupo participa deste evento e que sempre tem sido campeão, ele disse ainda que a cada festival eles tentam se aprimorar para que o seu trabalho possa ser a cada dia mais reconhecido. Ele também lembrou que o grupo Reizado de Cabaceira vem de longas datas, sendo uma tradição que vem passando de pai para filhos e já está aí por mais de 60 anos fazendo história desde o seu pai e que hoje ele vem a 15 anos a frente dando continuidade a este belo trabalho, lembrou.

Confira abaixo a entrevista com Geraldo da Cabaceira presidente do grupo Reizado de Cabaceira de Conceição do Coité logo após sua apresentação no festival:

Fechando com chave-de-ouro por volta de 2h e 30m do domingo dia 18, o ultimo grupo entrou no palco para se apresentar, foi o grupo Topa Tudo da cidade de São Domingos que encerrou os festejos da maior festa da cultura popular da cidade de Riachão do Jacuípe.
Antes de entrar no palco para se apresentar o presidente do grupo, o senhor Eriberg Pereira da Cruz, mais conhecido como Berg Falou para equipe da Independente FM da expectativa para o show, segundo ele a festa tá boa toda e que o público vão gostar da apresentação do grupo “Topa Tudo”, ele disse ainda que a quase seis anos que este grupo vem procurando preservar esta cultura do Samba de Roda e que tudo começou através do boi de roça e que hoje o grupo vem forte e que pretende se fortalecer mais a cada dia, garante.

Confira abaixo a entrevista com Eberg presidente do grupo Reizado de Cabaceira de Conceição do Coité antes de sua apresentação no festival:

Dona Antônia Ferreira da Silva, moradora na fazenda Bom Jardim em Riachão do Jacuípe surpreendeu a nossa equipe que flagrou ela sambando com uma única perna. Ela tem uma deficiência física possuindo apenas uma das pernas sendo necessária a utilização de muletas para sua locomoção e mesmo assim ela estava no meio do público sambando sem parar surpreendendo nem só a equipe da Rádio Independente FM como também a algumas pessoas que presenciaram o fato. Ela disse que sente muita alegria em participar deste tipo de festa e que a falta de uma das pernas nunca lhe impediu de sambar e que faz isso por que ela gosta muito, destacou a aposentada.

Outra pessoa também que surpreendeu a nossa equipe foi o cadeirante José Vilson de 53 anos, ele é morador da Avenida Eliel Martins em Riachão do Jacuípe e nos contou que esteve presente em todos os festivais de samba de roda que existiu em Riachão do Jacuípe e segundo ele onde estiver um samba que ele estará por lá porque o samba é uma coisa que ele gosta desde criança, lembrou.
Seu Vilson ainda disse que aos 2 anos de idade ele sofreu uma paralisia e que lhe deixou de cadeira de rodas mas segundo ele nunca perdeu sua alegria de viver apesar das dificuldades.

Avaliação do Organizador:
De acordo José Cândido organizador do evento, ele ficou bastante feliz com o resultado do 11° Festival, segundo ele a cada ano tem aumentado o público e que este ano apesar da estiagem que vive a região que o evento superou todas as expectativas, tanto no público quanto nas apresentações que foram todas de alta qualidade, pontuou. Ele destacou ainda, a importância de manter viva a cultura do samba de roda, segundo ele, nunca medirá esforços para que o samba permaneça vivo em nossa região. Ele lembra ainda que hoje, muitos jovens já estão participando deste tipo de festa o que tem deixado ele bastante feliz.
Ele nos revelou também, que pretende fazer uma festa ainda melhor na 12ª edição no ano que vem. De acordo seu José Cândido sua vontade é de realizar um festival com mais participantes nem que para isso ele tenha que realizar em dois dias. Ele lamenta a falta de apoio do poder público municipal com este tipo de evento, segundo ele se não fosse o comercio local este festival não aconteceria porque o poder público não está nem aí para a cultura do Samba de Roda na região, desabafou.
Pelo visto, esta queixa não é única de José Cândido, os líderes dos grupos também criticaram a falta de apoio por parte do poder público para com a cultura do samba de roda e você pode observar no áudio das entrevistas acima que todos eles falam a mesma coisa a respeito deste assunto e isso tem deixado todos eles que lutam pela preservação desta cultura, chateados.

Confira abaixo a entrevista com José Cândido organizador dos festivais Regional de Samba de Roda que aconteceram em Riachão do Jacuípe:


Por Valdir Carneiro e André Nilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.