TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Ichu: O ano de 2016 começou bem para os agricultores com a chegada das chuvas no primeiro dia útil do ano.

Os agricultores do município de Ichu cidade da região sisaleira do estado estão felizes depois da forte chuva que caiu no início da noite de ontem dia 04 de janeiro, o primeiro dia útil do ano de 2016, principalmente pela longa estiagem que Há anos vem assolando toda a região, levando inclusive a alguns criadores dizimarem seus rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos principais criatórios e predominantes no pequeno município com 6.311 habitantes conforme o último CENSO do IBGE.

A chuva de trovoada foi à primeira do ano no município e durou cerca de 2 horas, sendo intensa por mais ou menos uns 30 minutos, o suficiente para acumular 78,5mm em média na sede, sendo 75 mm no Bairro Cortiço onde o Ichu Notícias faz a medição e 82 mm no centro da cidade onde o técnico agrícola Edicarlos Almeida também faz esta medição. 

Na manhã de hoje (05), a reportagem do Ichu Notícias percorreu a zona rural para ver como foi à chuva por lá. Percebemos que todos os tanques pequenos encheram e aqueles grandes acumularam bastante água, aliviando assim o sofrimento dos agricultores familiares que garantiram o liquido precioso para seus animais, bem como para uso doméstico por um bom período. Com a chuva que caiu o riacho da Mumbuca passou com bastante água, da mesma forma aconteceu com o Rio Tocós na divisa com o município de Conceição do Coité onde visitamos em dois pontos diferentes e ainda fizemos um vídeo para mostrar a vocês internautas e leitores do Ichu Notícias, assista.
De acordo com o agricultor Almir Conceição, morador da comunidade de Baixinha, a chuva desta segunda-feira acumulou 105 mm em sua propriedade. A informação chegada a nossa redação é que todo o município de Ichu foi agraciado com a chuva de ontem e que cidades circunvizinhas a exemplo de Riachão do Jacuípe choveu bastante, onde segundo noticiado numa rádio local, à comunidade de Campo Alegre localizada a 13 km da sede chegou a acumular 144 mm.   

Luiz Gonzaga mais conhecido como Lula, presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC) informou que estava sendo distribuídos 63 carros pipas de água por mês através do exercito para o consumo humano e uso doméstico.

Já para o consumo animal Lula ressaltou que não estava acontecendo à distribuição conforme ele mesmo explica os motivos no vídeo abaixo, onde também ele fala sobre a falta de apoio que a defesa civil tem recebido por parte de sete dos nove vereadores do município isentando apenas Lúcia e Arraia, confira.
Vale ressaltar que embora houvesse trovões e relâmpagos, a chuva de ontem foi tranquila, sem ventos fortes e sem danos a população, apenas a energia elétrica que deixou a cidade de Ichu nas escuras até às 12h30min de hoje dia 05/01, causando um prejuízo enorme para empresários e para os comerciantes locais. 

 
Para hoje a previsão é de chover 20 mm em Ichu com 74% de probabilidade conforme o site clima tempo.

Redação Ichu Notícias // Rádio Independente Fm

Aguardem mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.