TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 10 de abril de 2023

REGULAMENTO GERAL DO CAMPEONATO E.M.Q.V DE FUTSAL ICHUENSE

Início: Na primeira semana de janeiro de cada ano. Previsão de término: Na primeira semana de fevereiro de cada ano.

*CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO*

Art. 1º - O V campeonato E.M.Q.V de Futsal Ichuense será regido por este regulamento que será subordinado a ORGANIZAÇÃO.

Art. 2º - A equipe organizadora do campeonato é formada por Marcelo Oliveira, Valdir Carneiro, Vercelêncio de Oliveira, Missias Carneiro e Antônio Jucivaldo (Jel). Equipe de Apoio: André Luiz, André Nilton, João Paulo, Fernando Lúcio e João Pedro Oliveira.

Art. 3º - As partidas acontecerão de segunda a sexta-feira com início do primeiro jogo (categoria de base) às 19:00hs com tolerância de 15 minutos e o segundo jogo da categoria (ADULTO) começando 10 minutos após o término da primeira partida sem tolerância. O não cumprimento será punido com a perda de 1 (um) ponto na tabela de classificação.

Art. 4º - Cabe a Organização:

- Tomar as providências necessárias para o bom andamento da partida;

- Elaborar a tabela e a forma de disputa dos jogos;

- Aplicar as penalidades previstas neste regulamento;

- Modificar a tabela dos jogos dando conhecimento prévio de 72 hs antes dos jogos ao representante das equipes;

- Convocar reunião sempre que se fizer necessário;

Art. 5º - As partidas das equipes de base terão 40 (quarenta) minutos de duração dividido em dois tempos de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 5 (cinco) minutos em ambos. Já a categoria ADULTO terá 50 minutos de duração com dois tempos de 25 minutos e 5 minutos de intervalo entre um tempo e outro.

Art. 6º - Cada equipe tem direito de pedir paralisação técnica uma vez em cada tempo, porém este tempo não pode ultrapassar 1 minuto.

Art. 7º - Cada equipe da categoria de base deverá levar ao banco no mínimo 2 (dois) ou no máximo 4 (quatro) pai, mãe ou responsável de atletas participantes do certame nos jogos. O não cumprimento, a equipe perderá 1 (um) ponto na tabela de classificação.

Art. 8º - Somente poderão participar da competição os atletas que tenham sido inscritos previamente com a comissão organizadora.

Art. 9º - O calçado deve ser apropriado para quadra.

*CAPITULO II – DA ARBITRAGEM*

Art. 10 - É de competência da organização a escolha dos árbitros para cada partida, não cabendo veto a qualquer equipe.

Art. 11 - O atleta que levar o cartão vermelho será expulso de quadra e cumpre uma partida automática, podendo pegar mais jogos de suspensão a depender da gravidade e do que decidir a comissão julgadora, neste caso a equipe fica 2 minutos com 1 (um) atleta a menos ou até sofrer 01 (um) gol.

Art. 12 - Só é permitido 5 faltas coletivas por equipe em cada tempo de jogo, da sexta falta em diante será cobrado tiro livre direto pela equipe adversária.

Art. 13 - Após levar o terceiro cartão amarelo na competição, o atleta cumprirá suspensão automática de uma partida, a cumprir no jogo subsequente. Caso tome 2 (dois) amarelos no mesmo jogo, este levará também o vermelho na sequência, neste caso os cartões amarelos “do jogo” são zerados e o atleta expulso cumprirá suspensão de 1 (um) jogo na rodada seguinte (subsequente).

Art. 14 - Os cartões amarelos não zeram da primeira para a segunda fase, mas se o atleta receber o terceiro cartão amarelo no jogo da semifinal, ele poderá atuar na final.

Art. 15 - É permitido ao goleiro das categorias DE BASE cobrar pênalti ou tiro livre direto, porém, é proibido cobrar faltas (barreiras) e chutar em direção ao gol adversário durante a partida.

Art. 16 - Os uniformes deverão ser diferentes de modo que não confunda a arbitragem, ficando a equipe visitante responsável pela troca ou uso de coletes em caso de coincidência, sendo obrigatório as devidas providências com antecedência para que não haja atraso no início da partida. 

*CAPÍTULO III – DA DISCIPLINA*

Art. 17º - O atleta ou membro de equipe que agredir moralmente algum membro da arbitragem, adversário ou membro da comissão organizadora será punido (a) com 2 (dois) jogos de suspensão, a cumprir a partir da rodada subsequente.

Art. 18º - O atleta ou membro de equipe que tentar agredir fisicamente algum membro da arbitragem ou da comissão organizadora será punido (a) com 4 (quatro) jogos de suspensão, a cumprir a partir da rodada subsequente.

Art. 19º - O atleta ou membro de equipe que agredir fisicamente algum membro da arbitragem ou da organização, este será eliminado da competição e não participará do próximo campeonato organizado pela E. M. Q. V. Se a agressão for entre atletas numa disputa de bola desleal, a punição será de 4 jogos, se for uma agressão fora da disputa de bola, o atleta fica eliminado da atual competição, assim como a do ano seguinte.

*CAPÍTULO IV – DA PONTUAÇÃO E CRITÉRIO DESEMPATE*

Art. 20 - A contagem de pontos será a seguinte:

a)    VITÓRIA = 03 pontos

b)    EMPATE = 01 ponto

c)    DERROTA = 00 ponto

Art. 21 - Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.

Art. 22 - Caso haja empates no número de pontos ganhos, deverão ser observados os seguintes critérios para desempate:

1º - MAIOR NÚMEROS DE VITÓRIAS

2º - MAIOR SALDO DE GOLS

3º - MAIS GOLS MARCADOS

4º - CONFRONTO DIRETO

5º - MENOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS

6º - MENOR NÚMERO DE CARTÔES AMARELOS

7º - SORTEIO.

*CAPÍTULO V - DA FORMA DE DISPUTA*

Primeira fase/Classificatória

Art. 23 - Os jogos acontecerão dentro do próprio grupo, onde todos se enfrentam em apenas um turno, e os melhores colocados (a definir de acordo com a quantidade de equipes) se classificam para a fase seguinte.

Segunda fase

Art. 24 - Jogo único sem vantagem, sendo empate a decisão será em disputa de pênaltis com 5 cobranças para cada lado, e continuando empatado seguem as cobranças de forma alternadas até se conhecer o vencedor. 

Art. 25 - Os cinco primeiros a cobrar os pênaltis são os que terminaram em quadra. 

Art. 26 - Antes de iniciar as cobranças deverá eliminar os atletas excedentes (caso exista) em relação as duas equipes, para que o número total de atletas entre ambas sejam iguais. 

*CAPÍTULO VI - DA PREMIAÇÃO*

Art. 27 - A premiação do campeonato é de forma simbólica, onde o campeão, vice-campeão, goleiro da equipe menos vazada e artilheiro receberão placas ou troféus.

Art. 28 - Caso haja empate entre dois ou mais na artilharia e em relação ao goleiro da equipe menos vazada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

a) média por partida;

b) melhor colocação da equipe na competição

Art. 29 - Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora. Caso seja de caráter disciplinar, usar-se-ão o Regulamento Disciplinar de Competições Amadora – RDCA, no endereço eletrônico www.ichunoticias.com.br/2019/04/regulamento-disciplinar-de-competicoes.html.

Organização

E. M. Q. V e Amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.