TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Ichu: Presidente do COMDEMA e Coordenadora da Educação do Campo participam de reunião da Associação de Nova Esperança

A convite de Francisco Avelino de Sant´Ana Nento (Chico do Cachimbo), Presidente da Associação Comunitária de Nova Esperança (ASCORNE), a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, Vereadora Lúcia, e Maria da Conceição que atua como Coordenadora Municipal da Educação do Campo participaram da reunião ordinária da entidade realizada na tarde desta sexta-feira, 30.  
Conceição teve a missão de tratar com os presentes o CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do Campo) que é uma iniciavita do Movimento de Organização Comunitária - MOC. A coordenadora mostrou a importância da presevação ambiental, do cuidado com os rios e riachos, o não desmatamento, mostrando que tudo isso vem sendo trabalhado nas escolas do campo visando despertar essa consciência. Foi apresentada também a metologia do CAT que há algum tempo vem atuando no município de Ichu.  

A vereadora Lúcia fez um balanço das atividade do COMDEMA no que diz respeito não só na questão de desmatamento, mas da defesa do meio ambiente por inteiro.Ela relatou que em 2009 na gestão do então prefeito Renato Adelino foi criado o Código de Postura que regulamentava várias situações no âmbito ambiental e outros setores, porém não foi colocado em prática.   

A presidente destacou que de 2013 em diante com a criação do COMDEMA e posteriormente com a criação de outras leis municipais Ichu deu uma alavancada nesta área tendo inclusive a possibilidade de emitir a Licença Ambiental através da parceria com o GAC, INEMA e outros órgãos. Em sua fala, mais uma vez houve o lamento de nesta gestão ainda não ter sido nomeado o Chefe do Departamento de Meio Ambiente que deve estar atrelado a Secretaria de Agricultura para que juntamente com o COMDEMA as ações ambientais sejam mais eficientes.  
Chico do Cachimbo e os associados presentes interagiram com perguntas, sugestões principalmente ligadas aos problemas da comunidade de Nova Esperança que tem dificuldade na coleta do lixo, no cuidado com o Rio Tocós e outras intervenções que fazem necessárias.  

Para o presidente da ASCORNE foi muito importante a presença da Presidente do COMDEMA e da Coordenadora Pedagógica, já que incita os moradores a lutarem por melhorias e na preservação do meio ambiente possibilitando um lugar mais agradável para se viver.  

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.