TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

ICHU- Palestra, terapia e Literatura de Cordel marcaram o Setembro amarelo na USF Helena Santiago

A Equipe de Saúde da Família Helena Santiago realizou nesta quinta feira, 19 de Setembro de 2019 o dia D de Conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês de campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A Enfermeira da Unidade Zeila Andrade convidou a Psicóloga Thamires Montenegro que destacou o mês como essencial para falar sobre o tema. Segundo dados, no mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade.
Segundo Thamires, Falar sobre suicídio ajuda a preveni-lo. "Fomos criados para ser fortes e o mundo capitalista não aceita que a gente caia. 

Somos o tempo todo moldado pela sociedade e quando não conseguimos alcançar algo, somos criticados e julgados. É preciso segurar na mão do outro. precisamos trabalhar a pessoa, a família, os amigos e todos  que estão a nossa volta. Mostrar tristeza excessiva e isolamento, deixar de fazer o que antes gostava, deixar de cuidar da aparência, agir como "tanto faz" , desesperança,  frases do tipo "minha vida não faz sentido", "não quero mais incomodar", são sinais de alerta.

 Na maioria dos casos eles não querem acabar com a vida mas com a dor que está sentindo.  A prevenção começa nas relações.  

Permita que as pessoas desabafem e falem sobre os seus sentimentos, não julgue ou compare, não simplifique com frases" Isso passa", encoraje a procurar ajuda e apoie o tratamento, permita que as pessoas  desabafem e falem sobre os seus sentimentos, um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença"- concluiu.

Pedrina Cordeiro, Agente Comunitário de Saúde, entrou no clima e desenvolveu a prática da terapia comunitária Integrativa que é um instrumento que  permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades.

Na sequencia, o Poeta Olliver Brasil, usuário do Sistema Único de Saúde, 49 anos, poeta desde os 13 anos 14 livros publicados e tem  usado a arte como ancora para sobreviver.  

Com varias experiências tristes se trancou para a vida e encontrou na poesia, o remédio para amenizar as suas dores.

  Assim sendo, aproveitou o momento oportuno e recitou um belíssimo cordel com o tema:.Hei, Acorda...Seja vivo!!!

Por Cida Carneiro.
Confira outras imagens: 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.