TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Memorial - Origem do futebol ichuense e do Botafogo de Ichu, o primeiro time de futebol organizado da cidade

Em um trabalho que vem sendo desenvolvido por Adailton Conceição sobre a Origem e Evolução Histórica do Futebol Ichuense ele conta como surgiu o futebol em Ichu e do surgimento do Botafogo que foi o primeiro time organizado da cidade, confira a narrativa.
Foto: Arquivo/Timótio Santiago
Segundo o historiador popular, Argemiro Gregório de Oliveira (In memoriam), o futebol surgiu em Ichu na primeira metade do século XX, o primeiro campo foi construído na década de 30 (trinta) em frente à atual Igreja Matriz, mais tarde o campo foi transferido para onde é hoje o Estádio Municipal, antes contornado por aveloz, uma planta de origem africana, conhecida por garrancheiro.

O primeiro time de futebol organizado foi o saudoso Botafogo, de cores vermelho e branco, uma alusão ao histórico Botafogo da Bahia, 7 vezes campeão baiano da 1ª divisão. A fundação foi motivada por dois desportistas da cidade de Santo Amaro que residiram em Ichu por um período, ambos fanáticos pelo alvirrubro baiano que na época, formava o maior clássico baiano com o glorioso Ypiranga, 10 vezes campeão baiano, inclusive surgiu um aurenegro no Umbuzeiro, fundado pelo torcedor ipiranguense, o senhor Antonio, um dos proprietários da mesma localidade.

O Esporte Clube Botafogo de Ichu pinta na década de 60 (sessenta) com as cores alvinegra e com a estrela solitária no peito, aludindo ao Fogão do Rio de Janeiro, depois de alguns anos inativo, foi ressurgido graças à iniciativa de um trabalho de base liderado por algumas pessoas, a exemplo de Antonio Gomes Carneiro e Zé Perigo de João de Elias, fundando assim por volta dos anos 62/63 o famoso Botafoguinho, que se tornou a base do time principal que sagrou-se vice campeão do Sisal em 1984 e papão de títulos municipais de 1968/1969 a 1987.

Em breve, assim que for concluído o documentário por Adailton Conceição, traremos mais história do futebol ichuense. Logo abaixo você pode observar em fotografias o glorioso Botafogo de Ichu da década de 70.

BOTAFOGO DE ICHU 1978

Foto: Arquivo/Timótio Santiago
Em pé - Dorinho, Neto Bandeira, Eduardo Santiago, Edelvito, Aroldo Santiago,  Jucelino Candeal, Topêu e Joelma Ferreira. Agachados - Flavinha Valente, Péu Valente, Jorge Ferreira, Timótio e Renildo Santiago.

BOTAFOGO DE ICHU 1979

Foto: Arquivo - Timótio Santiago
Em pé -
 Zé Dias, Renildo Santiago, Aroldo Santiago, Jucelino Candeal, Edelvito e Neto Bandeira. Agachados - Wilson, Topêu, Naldinho Valente, Timótio e Luiz de Valente.

Redação Ichu Notícias com informações de Adailton Conceição e Timótio Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.