TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 13 de junho de 2025

ICHU - Sancionada a Lei que denomina a sede da GCM como “UNIDADE DA POLICIA MUNICIPAL, SR. MANOEL NASCIMENTO CARNEIRO (Nezito Pio)”

A Lei sancionada pelo Prefeito José Gonzaga é oriunda do Projeto de Lei nº 100/2025 de autoria do Vereador Lennon Borges (PSD) e aprovado pelos demais pares. Lennon é neto do saudoso Nezito Pio que foi Delegado da Polícia Civil de Ichu por vários anos.
Foi publicada nesta quinta-feira, 12 de junho, a Lei 114/2025 que Dispõe sobre a denominação de prédio público onde está lotada a Guarda Civil Municipal como sendo chamada “UNIDADE DA POLICIA MUNICIPAL, SR. MANOEL NASCIMENTO CARNEIRO (Nezito Pio)”.  

A Lei sancionada pelo Prefeito José Gonzaga é oriunda do Projeto de Lei nº 100/2025 de autoria do Vereador Lennon Borges (PSD) e aprovado pelos demais pares. Lennon é neto do saudoso Nezito Pio que foi Delegado da Polícia Civil de Ichu por vários anos.

A Guarda Municipal de IchuGCM está na sede da antiga Delegacia de Polícia localizada na Avenida Elvira Freitas desde 11 de novembro de novembro de 2024, depois de passar por reforma e ser reinaugurada pelo Prefeito Gonzaga. Relembre.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSITURA DO VEREADOR LENNON BORGES  

A presente propositura tem por objetivo definir a denominação do prédio público onde está lotada a Guarda Civil Municipal como sendo chamada “UNIDADE DA POLICIA MUNICIPAL, SR. MANOEL NASCIMENTO CARNEIRO (vulgo, Nezito Pio) e ainda, assegurar o uso exclusivo deste prédio por parte dos Policiais Municipais, não colocando outros órgãos ou entidades anexas ao local de trabalho destes, considerando-se tanto a privacidade dos agentes quanto à segurança e a preservação da ordem no referido ambiente.

Junto a essa manifesta homenagem, conforme expresso no art. 30 da Constituição Federal em que se diz que “compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local” e assim sendo e por convergência temática, cabe a nós compreendermos a complexidade de ter em um prédio designado para a atuação de agentes da segurança pública municipal outros órgãos e/ou entidades anexas, considerando o contato com armas, munições, EPI’s de uso exclusivo dos agentes, entre tantas outras questões de uso restrito que podem vir a ser violadas por consequência da falta de privação do local em questão, onde sendo designado unicamente e exclusivamente à competência operacional dos policiais municipais, pode-se ter uma garantia do zelo pela preservação da ordem no referido ambiente.  

Diante do exposto e dada a relevância da matéria ora apresentada, Lennon Borges solicitou dos colegas a apreciação deste projeto que além de definir a denominação do prédio público onde está lotada a Guarda Civil Municipal e assegura o uso exclusivo deste prédio por parte dos Policiais Municipais para que possam exercer suas funções sem demais prejuízos, e, por tal motivo, submeto este projeto a esta egrégia casa das leis o qual requer a deliberação e aprovação dos nobres colegas.  

QUEM FOI “NEZITO PIO”   
O referido a ser homenageado, o Sr. MANOEL NASCIMENTO CARNEIRO, mais conhecido como Nezito Pio, foi um cidadão ichuense que nasceu, cresceu e constituiu família dentro deste município, que, antes mesmo de tornar-se a cidade emancipada e denominada Ichu, teve suas contribuições por parte deste homem atuante.  

Ainda jovem, tornou-se um amante da cultura popular, era figura presente e participativa: boi roubado, mutirão, rezas de devoção e especialmente nos sambas de roda, onde além de participar ativamente em Ichu, escrevia canções que muitas vezes eram reproduzidas por outros grupos de municípios circunvizinhos.  

Entre meados da década de 1980 e o início de 1990, ele atuou como Delegado de Polícia neste município em pelo menos duas gestões (ao que se sabe, com os ex-prefeitos: Sr. Dorivaldo Ferreira da Silva e o Sr. Carlos Santiago de Almeida), atuado de maneira efetiva na garantia da segurança e da ordem social, além de ser muito compreensivo, ao ponto de inúmeras vezes aconselhar aqueles que praticavam algum mal feito ou dano social. Foi também suplente de vereador em Ichu, chegando a assumir a vereança numa época em que o trabalho legislativo era voluntário.  

Durante o período em que foi Delegado em Ichu, o Sr. “Nezito Pio” ficava lotado junto com os demais membros das forças de segurança da época justamente neste prédio que recentemente foi colocado à disposição dos guardas, que agora passam a ser reconhecidos como policiais municipais, ou seja, nada mais justo que considerarmos a homenagem a este homem que contribuiu muito ao longo dos anos em que viveu, especialmente como figura histórica na área da segurança pública deste município. 

Do AL NOTÍCIAS | Fotos: Arquivos do AL Notícias e da Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.