TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 22 de março de 2024

FEIRA - Captação de água da chuva garante consumo responsável e eficiente em escolas municipais

Armazenamento consciente e a economia de um bem tão precioso.  
Conscientizar sobre a importância e preservação dos recursos hídricos e promover ações que contribuam para a sustentabilidade são práticas que fazem parte da rotina nas escolas municipais de Feira de Santana. A presença de sistemas eficientes de captação e utilização de água da chuva em unidades escolares assegura o armazenamento consciente e a economia de um bem tão precioso.

Na zona rural, a Escola Municipal Maria Esther Falcão, localizada no distrito de Humildes, a água é captada da cobertura através das calhas e conduzida para um reservatório inferior através dos tubos de queda. Em seguida, passa por um reservatório superior através de uma bomba e posteriormente é distribuída pela escola para fins de limpeza. O sistema possui capacidade de armazenamento de 5 mil litros.
Foto: Izinaldo Barreto
Na Escola Municipal Diva Matos Portela, inaugurada nesta última quinta-feira, a água pluvial é utilizada para higienização de ambientes, paisagismo e manutenção da piscina, podendo ser utilizada na mistura de produtos químicos, por exemplo. Em substituição ao uso de cloro, o tratamento feito com ozônio na piscina também garante um descarte menor de água.  

O sistema é composto por dois reservatórios com capacidade para 30 mil litros. A água da chuva é recolhida da cobertura da piscina através das calhas, conduzida para dois reservatórios apoiados através dos tubos de queda e passa por um sistema de bombeamento para que seja utilizada.

“Há um incentivo para que todas as obras das nossas unidades escolares tenham o aproveitamento da água das chuvas e elas possam ser utilizadas para a limpeza, para desenvolver atividades na própria unidade escolar, racionando o uso da água potável. É necessário conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade e de que forma ela pode e deve acontecer”, pontua a secretária de Educação Anaci Paim.  

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social | Fonte: Acorda Cidade / AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.