TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 22 de março de 2024

Feira de Santana vai receber museu sobre o cangaço baiano

O Museu História do Cangaço, vai funcionar em uma casa de taipa, anexa ao restaurante O Caipira, no distrito de Tiquaraçu, na zona turística Caminhos do Sertão
O município de
 Feira de Santana deve receber um novo equipamento cultural e turístico em memória do cangaço baiano. O Museu História do Cangaço, vai funcionar em uma casa de taipa, anexa ao restaurante O Caipira, no distrito de Tiquaraçu na zona turística Caminhos do Sertão. A previsão é que o museu comece a funcionar ainda neste semestre.


A iniciativa é da empresária Tatiane Santiago, uma apaixonada pela cultura do cangaço, que idealizou construir um espaço para compartilhar histórias sobre o grupo liderado pelo cangaceiro Lampião. “Além de objetos originais que pertenceram a integrantes do movimento, vamos expor peças nordestinas bem antigas, fotos e réplicas, como a de uma máquina datilográfica de 1903, que os cangaceiros utilizavam na mata”, relatou.

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco. "Quanto mais se falar da história do cangaço, desde que seja a história real, não a deturpada, é bom para esclarecer porque Lampião criou o movimento", disse Indaiá dos Santos, 65 anos, neta de Corisco, que palestrou no evento.

O projeto, apoiado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), deve contar com palestras, exibição de vídeos e apresentações de cordel e de música nordestina. "O museu será a mais nova atração turística dos Caminhos do Sertão, para preservar a memória histórica e valorizar a cultura do cangaço. Vai servir, também, como fonte de pesquisa para os estudantes da região, que precisam conhecer a verdadeira importância desse movimento", pontuou o assessor especial da Setur-BA, Valdernor Cardoso, presente no lançamento.

Do Bahia Notícias / BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.