TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010: Flamengo de ebulição constante, decepções e pouco futebol

 

Polêmicas, queda na Libertadores, prisão de Bruno, retorno e saída de Zico, esperança com Vanderlei Luxemburgo e risco de rebaixamento

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Constante turbulência, nenhum título e ameaça de rebaixamento. Este é o resumo do ano do Flamengo. O time que começou a temporada com o escudo de campeão brasileiro estampado no peito cultiva nos últimos momentos de 2010 a esperança por dias melhores e mais calmos.
Desde a pré-temporada em Porto Feliz, uma série de problemas marcou a trajetória do Rubro-Negro. Percalços que vieram junto com a conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado. Depois de uma conturbada renovação, Andrade voltou aos trabalhos em janeiro: perdeu jogadores importantes como Aírton, Everton e Zé Roberto; Adriano se reapresentou com o mesmo problema da bolha no pé esquerdo; Leonardo Moura tinha um pequeno tumor no nariz; Ronaldo Angelim não tinha renovado seu contrato; Petkovic voltou mais tarde para passar o Natal ortodoxo na Sérvia (o que vai se repetir em 2011); Denis Marques só apareceu no interior paulista nos últimos dias de trabalho.
Adriano e Vágner Love no jogo do FlamengoAdriano e Vagner Love no último jogo do Flamengo na Libertadores 2010 (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)


A fúria de Pet no Fla-Flu
  •  
Petkovic, FlamengoDecisivo em 2009, Pet esteve apagado em 2010
(Foto: AE)
Inúmeras situações que mostravam que o porto do Flamengo não era tão feliz assim. O acerto com Vagner Love foi a quase solitária boa notícia em meio a isso tudo. Quando voltou ao Rio de Janeiro, os jogos do Carioca começaram. Conforme as rodadas foram passando, os problemas foram se desvendando, numa espécie de efeito dominó. Dentro de campo, o sistema defensivo foi alvo de críticas por sua fragilidade. Para muitos, as ausências de Aírton, negociado com o Benfica, e Maldonado, que recuperava-se de cirurgia no joelho esquerdo, desprotegeram a defesa. Mas enquanto o Império do Amor fazia mais gols do que o time sofria, e as vitórias apareciam, estava tudo bem.
Pelo menos até o Fla-Flu do dia 31 de janeiro. Foi quando Petkovic ficou irritado ao ser substituído por Vinícius Pacheco no intervalo do jogo, deflagrando um caminho sem volta. Antes de deixar o Maracanã, Marcos Braz, então vice-presidente de futebol do clube, se desentendeu com o sérvio, que acabou sendo afastado do grupo. O caso foi ganhando novos capítulos, entre troca de acusações comportamentais e reclamações por excesso de privilégios na Gávea.
Antes de Pet ser reincorporado ao grupo, Leonardo Moura e Álvaro discutiram asperamente durante o jogo contra o Boavista, no dia 6 de fevereiro, em Volta Redonda. Durante o carnaval, também houve pequenos atritos entre a comissão técnica, e o auxiliar Marcelo Sales chegou a ser afastado alguns dias. No jogo seguinte, o sérvio voltou a jogar (substituindo Vinícius Pacheco), mas o Flamengo perdeu a semifinal da Taça Guanabara para o Botafogo, no dia 17 de fevereiro.
O compromisso que o Flamengo tinha logo depois era a estreia na Libertadores, contra o Universidad Católica, no dia 24 de fevereiro, no Maracanã. Vitória heroica por 2 a 0 com um homem a menos (Willians foi expulso com dois minutos de jogo). Mas o resultado positivo veio acompanhado de mais uma polêmica. Desta vez, Álvaro xingou Andrade após algumas orientações táticas.

Confusão na Chatuba
Adriano, do Flamengo, ao lado da noiva Joana MachadoApós a confusão, Adriano voltou à Gávea com
Joana Machado (Foto: Agência Estado)
Iniciada a Taça Rio, novos problemas. Sem Adriano e Kleberson, convocados para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Irlanda, em Londres, o time começou a competição goleando o Macaé e vencendo o Madureira. Mas logo após esses dois jogos, veio o notório episódio na Chatuba. O Imperador voltou da Inglaterra diretamente para a farra com companheiros de Flamengo, entre eles Álvaro e Bruno. Quando estavam na Vila Cruzeiro, a então esposa do atacante, Joana Machado, apareceu na favela como um furacão, discutindo com Adriano e criando uma série de constrangimentos públicos. E o goleiro Bruno, ao tentar defender o colega, ainda fez uma pergunta com teor machista: "quem nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher?". O camisa 1 levou uma dura da presidente Patricia Amorim e teve que se retratar dias depois.

Por causa do episódio da Chatuba, o Imperador foi afastado do jogo contra o Caracas, na Venezuela, dia 10 de março, pela Libertadores.

- Os problemas do Adriano são notórios e conhecidos – chegou a dizer Marcos Braz na época.

Love na favela e moto polêmica
Dias depois, o casal apareceu de mãos dadas na Gávea quando o atacante iniciou a etapa de treinos de recondicionamento físico. Mesmo visivelmente fora de forma, voltou ao time contra o Vasco, marcando o gol da vitória, dia 15 de março. Foi a partir deste jogo que Vagner Love passou a ter de responder publicamente por suposto envolvimento com traficantes, após ter sido flagrado entre eles numa festa na Rocinha (assista ao vídeo). E dias depois, Adriano teve que dar explicações à Polícia sobre uma motocicleta que teria dado de presente à mãe de um acusado de ser chefe do tráfico de drogas.

Em meio a esse caos extracampo, o time foi a Santiago e foi derrotado pelo Universidad de Chile, dia 17 de março. Mas o jogo seguinte serviu para amenizar as críticas ao Império do Amor, quando Adriano marcou os dois gols que garantiram o empate no clássico contra o Botafogo. A partir daí, o Imperador passou a fazer gols importantes, mas sempre sem comemorá-los.

Discussão Pet e Bruno
Quando o Império do Amor saiu do foco policial (os dois atacantes tiveram que depor sobre o envolvimento com traficantes) e tudo parecia ter acalmado, Adriano desfalcou o time em jogos importantes por causa de dores lombares. Mas o foco deixou de ser o Imperador justamente em uma dessas partidas em que ele esteve ausente da competição sul-americana. Na derrota do Fla para o Universidad Católica, em Santiago, por 2 a 0, em 14 de abril, Bruno e Petkovic brigaram no intervalo.

Vice no Carioca, demissão de Andrade e frustração na Libertadores
No Estadual, o Flamengo buscava o tetracampeonato. Na final da Taça Rio, enfrentou o Botafogo, adversário que derrotara nas últimas três decisões. Desta vez, o desfecho foi outro. Mesmo com Adriano e Vagner Love, o Rubro-Negro acabou superado pelo rival, por 2 a 1, no Maracanã, no dia 18 de abril. Como também havia sido campeão da Taça Guanabara, o Bota celebrou sua redenção com o título antecipado.
Em 23 de abril, a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, comunicou ao vice de futebol Marcos Braz, ao técnico Andrade e ao diretor de futebol Eduardo Manhães que eles estavam demitidos.

A campanha do campeão brasileiro na primeira fase da Taça Libertadores foi decepcionante. Derrotas no Chile, vitória apertada no Maracanã sobre o eliminado Caracas, empate em casa contra o Universidad de Chile. Para evitar um vexame histórico na competição, restou ao clube torcer contra adversários para se classificar.
Bruno toro flamengo corinthiansJogadores do Fla fazem festa no Pacaembu pela
classificação (Foto: Futura Press)
Nas oitavas de final, já sob o comando de Rogério Lourenço, o adversário foi o Corinthians, dono da melhor campanha na fase de grupos. Duelo que promoveu o primeiro encontro de Ronaldo e Adriano. No dia 28 de abril, sob forte chuva no Maracanã, vitória rubro-negra por 1 a 0. A volta, no Pacaembu, dia 5 de maio, foi de vitória do Timão: 2 a1. Quem se classificou, porém, foi o Fla (pelo gol marcado na casa do adversário).

- O jogo que mais me marcou foi o Flamengo e Corinthians, onde eliminamos o Corinthians dentro do Pacaembu (em 5 de maio, a derrota por 2 a 1 classificou o Fla). Tinha todo esse projeto pró Corinthians, essa coisa do Ronaldo, e eles nunca ganharam uma Libertadores. Conseguir eliminá-los na casa deles foi uma experiência incomum, voltamos para casa muito felizes, pensando “agora vai”. Não foi, mas está tranquilo – lembrou o jornalista Márcio Moura, de 33 anos, que assistiu aos 66 jogos do time na temporada e participa da produção do documentário “365 dias seguindo uma paixão”.
Nas quartas de final, contra o Universidad do Chile, o Rubro-Negro viu o sonho do bi continental ruir de maneira improvável, em 20 de maio. A vitória por 2 a1, em Santiago, não bastou. No Rio, o time havia sido derrotado por 3 a 2. O argentino Montillo, hoje no Cruzeiro, virou carrasco do Fla.

Andrade assistiu pela televisão ao desfecho da participação do Flamengo na Taça Libertadores. De longe, viu a queda do Império do Amor e o fim de uma campanha que julgava merecer terminar. Afinal, quando assumiu o Flamengo em agosto de 2009, o time capengava na tabela e beirava a zona de rebaixamento. Oito meses e um título brasileiro depois, se viu desempregado.

O ataque foi desfeito no fim do mês de maio, quando Adriano decidiu aceitar a proposta do Roma para voltar à Itália na tentativa de resgatar o prazer pela profissão e o prestígio abalado pela depressão mal curada que o motivou a largar o Inter de Milão na temporada anterior. Pouco depois, Vagner Love teve de voltar ao CSKA, da Rússia. Em 29 partidas, Love fez 23 gols. Termina o ano como o artilheiro do time, algo que nem ele esperava. Foi o que disse na última visita aos ex-companheiros no Ninho do Urubu.

Retorno e saída de Zico
Zico durante coletiva de apresentação do FlamengoPatricia Amorim e Zico durante a apresentação do
Galinho (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
A tão aguardada volta de Zico ao Flamengo durou pouco: apenas quatro meses. No dia 30 de maio, após uma reunião com a presidente Patricia Amorim, o maior ídolo do clube assinou um contrato como diretor executivo até dezembro de 2012 – o que acabou sendo bem mais curto, com o antigo compromisso de parceria do Rubro-Negro com o CFZ sob suspeita do Conselho Fiscal, presidido por Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo, principal desafeto do Galinho durante sua gestão.

Ao todo, como diretor executivo no Flamengo, foram 21 jogos: cinco vitórias, oito empates e oito derrotas (um aproveitamento de apenas 36%). Porém, os problemas do Galinho estiveram longe de ser apenas dentro de campo. O "Caso Bruno", negociações bastante contestadas e a polêmica do acordo assinado entre o Fla e o CFZ, clube fundado pelo próprio ex-jogador.
Bruno preso BH Capitão do time, Bruno deixou o clube de forma
dramática (Foto: Domingos Peixoto/Ag. o Globo)
De tranquilo, o Galinho teve apenas os primeiros dias na Gávea. Quase um mês após a sua chegada, o goleiro Bruno foi preso sob acusação de mandar assassinar a ex-amante Eliza Samudio. O nome do clube passou a frequentar constantemente as páginas policiais dos jornais.

As contratações feitas na gestão de Zico também foram contestadas, tendo como maiores fracassos os acertos com Val Baiano e Cristian Borja – sendo que este último foi emprestado pelo Caxias-RS, que acusou o Rubro-Negro de não pagar pelo negócio. Nenhum dos dois atacantes conseguiu vingar pelo time principal do Flamengo. Borja se foi, enquanto Val continua. A não contratação de Emerson, que acabou indo para o rival Fluminense, também fez o então dirigente sofrer pressão interna e externa. Da Europa, Zico trouxe os atacantes Deivid e Diogo. Estava formado o ataque D2, que ainda não correspondeu.
zico entrevistaJá fora do Fla, Zico disse que, no Brasil, não volta a
trabalhar com futebol (Foto: André Durão)
Quando acertou o retorno ao Flamengo, o treinador do time era Rogério Lourenço. Zico segurou o criticado técnico até quando pôde. Na demissão, admitiu que o principal fator para a saída de Rogério foi a pressão da torcida, gerando mais uma vez muitas críticas.

Sem muitas opções, acabou acertando com Silas, que também não teve êxito no comando do Rubro-Negro. Com os resultados ruins, permitiu que integrantes de torcidas organizadas fosse conversar com o técnico, e mais uma vez o ex-diretor executivo foi criticado. Silas, por sua vez, acabou demitido no início de outubro. O treinador comandou a equipe em dez jogos, com aproveitamento de 30% dos pontos (uma vitória, três derrotas e seis empates).

Com Luxa, uma dura realidade
montagem vanderlei luxemburgo flamengoLuxemburgo em momentos distintos no Fla
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
A contratação de Vanderlei Luxemburgo serviu como um choque de realidade, ratificado pelo jeito elétrico e autoconfiante do técnico. Treinador vitorioso, ganhou a empatia do grupo ao exigir a mesma postura. Luxa havia sido dispensado do Atlético-MG, deixara o Galo na zona de rebaixamento, mas ainda assim não perdeu prestígio e foi visto como salvador. Na 28º rodada, estreou com vitória sobre o Atlético-GO. Foram seis jogos de invencibilidade (duas vitórias e quatro empates). O time jamais esteve na zona de rebaixamento, mas o risco foi constante. Derrotas para Atlético-PR e Atlético-MG reforçaram o perigo de queda, que se dissolveu apenas na penúltima rodada por conta de combinações de resultados de concorrentes.
O aproveitamento de Luxemburgo no Fla foi de 42,4%, inferior ao de Rogério Lourenço (43,7% em 16 jogos). Em onze partidas, Luxa conseguiu três vitórias, cinco empates e três derrotas. Apesar do fraco desempenho, o Rubro-Negro encerrou sua participação no Nacional no lucro, pois conquistou uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana, competição de que dá uma vaga na Libertadores. Entretanto, o aproveitamento de 38% em 38 rodadas foi o pior de um campeão na era dos pontos corridos, inciada em 2003.

No último mês do ano, o departamento de futebol iniciou a reformulação do grupo para a temporada seguinte. Além do volante Toró, que fora dispensado no fim de outubro, o lateral-esquerdo Juan não teve o contrato renovado. Por enquanto, apenas três reforços anunciados: o goleiro Felipe e os meias Darío Bottinelli e Vander.
Fonte: globoesporte.com

Perigo na estrada que liga Ichu a Riachão do Jacuipe via povoado de Casa nova:

Na estrada que liga Ichu a Cidade de Riachão do Jacuipe via povoado de Casa nova existem vários postes bem inclinados preste a cair ao chão, segundo informações de pessoas que não quiseram se identificar, estes postes pertence a empresa de telecomunicações OI a antiga Telemar ou Telebahia.

O que mais chamou atenção é que estes postes são bem a beira da estrada que liga as duas Cidades, e por ser uma estrada bem movimentada pode acontecer um grave acidente a qualquer momento, caso um destes postes venha a cair no momento em que alguém esteja passando no local.
Nesta foto se ver o momento em que duas motocicletas passam por baixo de um poste preste a cair, este poste fica bem a frente da fazenda do Sr Jorge Ferreira já bem próximo a entrada da Cidade de Ichu.

A nossa reportágem vai apurar os fatos e posteriormente estamos dando mais informações a respeito deste assunto.

Da redação / Ichu Notícias / Por  Valdir Carneiro