TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta terça-feira

Chuva Eta Aquaridas sempre acontece durante o outono do Hemisfério Sul; evento é consequência de detritos deixados pelo cometa Halley ao passar pela órbita terrestre em 1986, momento capturado nesta imagem pela NASA
Existe um bom motivo para observar o céu na próxima terça-feira (5). Neste dia, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, um evento anual em que dezenas de detritos do cometa Halley cruzam os céus simultaneamente. 

Cerca de 12,4 milhões devem refazer cadastro no auxílio emergencial

Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br, disse hoje (4) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. 
Segundo ele, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev, estatal de tecnologia que processa os pedidos.

Feira de Santana tem 6 novos casos de covid-19 e total sobe para 98

A Secretaria Municipal de Feira de Santana informou, por meio do boletim divulgado, na noite desta segunda-feira (4), que o município tem seis novos casos de coronavírus. Com isso, subiu para 98 o total de casos registrados.
Os pacientes são três mulheres de 42, 49 e 62 anos e três homens de 38, 72 e 77 anos. Ainda segundo a secretaria o número de pacientes internados também aumentou. Eram dois pacientes e agora subiu para cinco.

Comércio: prefeito de Feira prorroga decisões de decreto anterior até o dia 18

O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins Filho, após reunião na tarde desta segunda-feira (4), decidiu prorrogar até o dia 18, as decisões tomadas no decreto anterior (nº 11.535, de 20 de Abril de 2020), que permitiu o funcionamento de lojas de até 200m² abertas e manteve fechados bares, shoppings restaurantes, escolas e academias. A decisão já foi oficializada, por meio de uma publicação em edição extra do Diário Oficial do Município. (Confira aqui).
“Tudo o que estava funcionando permanece. Estamos seguindo uma linha semelhante a de Salvador. Tudo o que está permitido aqui é exatamente o que está permitindo em Salvador e tudo que não está permitido lá também não tá permitido aqui. Estamos nesta linha de entendimento de que é necessário estarmos próximos das decisões de cidades grandes”, declarou o prefeito em entrevista ao Acorda Cidade. 

Coronavírus: Bahia registra 168 novos casos nas últimas 24hs; total é de 3.734 e 141 mortes até às 17hs de hoje (04/05)

A Bahia registrou 168 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas e chega ao total de 3.734 casos confirmados da doença no estado, o que representa 24,35% do total notificados, sendo 141 óbitos de acordo com a SESAB.
Considerando o número de 817 pacientes recuperados e 141 óbitos, 2.776 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Coronavírus: Brasil registra 4.075 novos casos nas últimas 24hs; total é de 105.222 e 7.288 mortes até às 14hs de hoje (04/05)

As informações foram atualizadas até as 15h desta segunda-feira (4) e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde todo o país
O Ministério da Saúde registrou 105.222 casos de coronavírus e 7.288 mortes provocadas pela doença no Brasil até as 15h desta segunda-feira (4). As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde todo o país.

Rua Maria de Fátima em Ichu vem sendo transformada em depósito de lixo pela população.

Uma denúncia chegada a redação do Ichu Notícias na manhã desta segunda-feira, 04 de maio, dão conta que algumas pessoas vem transformando um local da rua Maria de Fátima em um verdadeiro lixão, gerando transtornos e sérias preocupações a outros moradores que não compactuam com essa barbárie, na qual contribui para a proliferação de moscas, ratos e outros insetos.
Segundo a denunciante, o local que fica ao fundo da Escola Municipal Aloísio Cedraz (EMAC) no centro da cidade, próximo também do Centro Cultural, há muito tempo vem sendo usada como depósito de lixo.

Paciente que testou positivo para Covid-19 se recusa ficar em isolamento domiciliar e é detido pela PM

A informação do teste positivo saiu na manhã de domingo e homem de 37 anos teria passado o dia inteiro em contato com outras pessoas
A Secretaria de Saúde do Município de Conceição do Coité divulgou na manhã de domingo, 03, mais um caso confirmado da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, sendo o quarto registro no município, que surgiu após os outros três pacientes curados. No entanto, na manhã desta segunda-feira, 04, informações chegadas ao Calila Notícias davam conta que o paciente de 37 anos, foi informado ainda pela manhã por telefone pela Secretaria de Saúde do resultado positivo da Covid e pediu que ele ficasse em isolamento domiciliar.

Negociando cargos com Bolsonaro, centrão não critica atos contra STF do fim de semana

“Um domingo como outro qualquer”. Foi assim que a nova participação de Bolsonaro em ato antidemocrático, que culminou em agressão a jornalistas, foi vista por políticos do centrão (lembre aqui).
Bolsonaro e Arthur Lira (PP)
O grupo político é o novo aliado de Bolsonaro e está prestes a receber um lote de cargos públicos.

Polícia registra 34 homicídios em abril deste ano em Feira de Santana

Mangabeira foi o bairro que mais registrou homicídios.
A polícia de Feira de Santana registrou 34 homicídios em abril deste ano. No mesmo período no ano passado foram registrados 22. Além dos homicídios houve um latrocínio (roubo seguido de morte), totalizando 35 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em abril de 2020.

Quarentena: prefeito de Feira vai definir medidas do novo decreto na tarde desta segunda-feira (4)

O Prefeito Colbert Martins Filho deve definir hoje (4) à tarde sobre as novas medidas que serão publicadas no novo decreto, referente aos serviços que deverão funcionar ou não neste período de quarentena, por conta do novo coronavírus.
Ao Acorda Cidade, ele informou que esteve reunido ontem (3) com sua equipe para tratar sobre o assunto e avaliar os resultados da abertura de lojas do comércio, de até 200 metros ². O número de casos na cidade, as aglomerações e novas ações de combate à covid-19 também foram discutidas.

Bolsonaro nomeia braço direito de Ramagem para comando da Polícia Federal

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (4) o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”
A nomeação de Rolando foi oficializada cinco dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a decisão de Bolsonaro de nomear o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o também delegado Alexandre Ramagem, para comandar a PF. Rolando Alexandre de Souza já foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019.

Ex-presidente do Bahia, Fernando Schmidt morre aos 76 anos

O ex-presidente do Bahia, Fernando Schmidt  morreu nesta segunda-feira (4). Ele estava internando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cárdio Pulmonar desde a semana passada em decorrência de problemas neurológicos.
Nome histórico do PT, Fernando Schmidt foi eleito vereador em 1984 pelo partido. Entre 1993 e 1996, exerceu a função de secretário de governo da prefeitura de Salvador, na gestão de Lídice da Mata. Já em 2003, no governo do então presidente Lula, se tornou chefe de gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo ano, entre 31 de julho e 6 de agosto, foi ministro interino da pasta. Em 2006, assumiu a assessoria especial do Ministro para Assuntos Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais da Presidência da República e também diretor presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba). No ano seguinte, se tornou chefe de gabinete do governador Jaques Wagner. Em 2011, foi nomeado secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia.

Bolsonaro diz estar com Forças Armadas e 'povo' e mira STF ao citar 'limite'

O presidente Jair Bolsonaro mais uma vez prestigiou pessoalmente uma manifestação em Brasília com ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Congresso, disse estar junto com as Forças Armadas "ao lado do povo" e deu recados intimidatórios. 
"Peço a Deus que não tenhamos problemas essa semana. Chegamos no limite, não tem mais conversa, daqui pra frente, não só exigiremos, faremos cumprir a Constituição, ela será cumprida a qualquer preço, e ela tem dupla mão", afirmou Bolsonaro, em declaração transmitida ao vivo neste domingo (3) em rede social.

PMs doam 550 máscaras a moradores carentes de Jequié e Tanquinho

Cerca de 550 máscaras foram doadas nas cidades de Jequié, no sudoeste; e Tanquinho, no Portal do Sertão. A iniciativa partiu de policiais militares como forma de ajudar no controle do novo coronavírus. 
Em Jequié através do sargento Tadeu Santos Santana, lotado na 6ª Companhia do 19°BPM e da esposa dele Vanusa Soares, que é artesã. As máscaras de TNT foram confeccionadas por Soares e entregues à população carente do município. “Nós precisamos, neste momento, pensar ainda mais no próximo. São muitas vidas que serão salvas com a utilização dessas máscaras”, contou o comandante do 19º BPM, tenente coronel Itamar Gondim. 

Polícia registra um homicídio no fim de semana; crime aconteceu no bairro Santo Antônio dos Prazeres

Um homem ainda não identificado, aparentando ter 40 anos de idade, foi assassinado a tiros por volta das 18h30 de domingo (3) na Rua OAB no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana.Segundo a polícia, moradores disseram que ouviram os disparos e posteriormente encontraram o corpo.
O homem foi atingido na cabeça, queixo e braço direito.A delegada Thiara Duarte efetuou o levantamento cadavérico juntamente peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Este foi o único homicídio registrado na cidade, neste fim de semana.

Tio e sobrinho são mortos a tiros na porta de casa em Tucano

A Polícia Civil de Tucano, cidade localizada a 83 km de Serrinha, investiga a morte de dois homens, na noite da última sexta-feira (2), na conhecida Rua do Cosme, no bairro Vila Progresso. As informações são do site local Gil Santos Notícias.
Segundo o site, Cícero dos Santos, de 44 anos, e Anderson Santos Silva, de 30, eram tio e sobrinho e estavam em frente a uma residência da família, por volta das 19h40, quando um homem se aproximou deles já atirando. Tio e sobrinho foram atingidos pelos disparos.

Mulher é morta a tiros na cidade de Capim Grosso

No início da noite deste domingo(03), uma mulher conhecida por “Lane”, foi morta a tiros na cidade de Capim Grosso, no território Bacia do Jacuípe.
De acordo com as primeiras informações, o crime ocorreu no Bairro Mutirão II, quando uma pessoa não identificada efetuou os disparos de arma de fogo contra a vítima que foi a óbito no local.