TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 2 de maio de 2022

ICHU - SMS realiza ações preventivas em saúde bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia realizou nesta segunda feira, 02 de maio de 2022 uma atividade voltada a prevenção em Saúde Bucal com o objetivo de chamar a atenção da população e incentivar a conscientização desses cuidados.

ICHU - Agentes de Endemias intensificam ações voltadas à doença de chagas

14 de abril  é o dia mundial ao combate à doença de chagas, doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.

ICHU - ACS realizam atividade educativa com o grupo ValiosIdade

Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de Ichu-Ba, realizaram na última quinta Feira, 28 de abril de 2022, uma atividade com o Grupo Valiosidade que compõe o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município. 

Fluminense vence e é vice lider do grupo A do Barroquense 2022; confira todos os resultados da 5ª rodada

Na manhã deste domingo, 01 de Maio, aconteceu a 5ª rodada do Barroquense 2022, sendo oito jogos e 24 gols na rodada. Uma das partidas aconteceu no Barrocão entre as equipes do Fluminense e Bahia do Velho Domingo, duelo bem disputado que teve a cobertura do Ichu Notícias e que terminou com a vitória do Flu por 2 a 0.

REGULAMENTO GERAL DO CAMPEONATO E.M.Q.V DE FUTSAL ICHUENSE

Previsão de início: Primeira semana de janeiro. Previsão de término: Primeira semana de fevereiro.
CAPÍTULO I 
(Organização e realização)

Art. 1º - O IV campeonato E.M.Q.V de Futsal Ichuense será regido por este regulamento que será subordinado a ORGANIZAÇÃO.

Art. 2º - A equipe organizadora do campeonato é encabeçada por Marcelo Oliveira, com apoio de amigos apoiadores do Projeto da Escolinha Mais Que Vencedores – E.M.Q.V.

Art. 3º - As partidas acontecerão de segunda a sexta-feira com início do primeiro jogo da CATEGORIA DE BASE às 19:00hs com tolerância de 15 minutos. Já a segunda partida pela categoria ADULTO começará 10 minutos após o término da primeira partida sem tolerância. O não cumprimento a equipe poderá ser punida com a perda de 1 (um) ponto na tabela de classificação.

Parágrafo primeiro: CATEGORIA DE BASE será formada por atletas de até 17 anos e a CATEGORIA ADULTO por atletas acima de 17 anos.

Parágrafo segundo:  participam do campeonato atletas que estejam treinando normalmente na Escolinha Mais Que Vencedores (E.M.Q.V). Para os atletas DAS CATEGORIAS DE BASE, além de estarem treinando terão que comprovar que passou de ano na escola, caso contrário fica proibido de participar.

Art. 4º - Cabe a Organização:

a) Tomar as providências necessárias para o bom andamento da partida;
b) Elaborar a tabela e a forma de disputa dos jogos;
c) Aplicar as penalidades previstas neste regulamento;
d) Modificar a tabela dos jogos dando conhecimento prévio de 72hs antes dos jogos ao representante das equipes;
e) Convocar reunião sempre que se fizer necessário.

Art. 5º - As partidas da categoria de base terão duração de 40 (quarenta) minutos direto, dividido em dois tempos de 20 (vinte) minutos cada e intervalo de 5 (cinco) minutos entre um tempo e outro. Já a categoria ADULTO terão a duração de 50 (cinquenta) minutos dividido em dois tempos de 25 (vinte e cinco) minutos cada e 5 (cinco) minutos de intervalo entre um tempo e outro. Cada equipe tem direito de pedir TEMPO TÉCNICO uma vez em cada tempo de jogo, porém este tempo não pode ultrapassar 1 minuto.

Art. 6º - Para às equipes formadas por atletas de até 12 anos (INFANTIL ou JUVENIL), cada equipe deverá levar ao banco 1 (um) ou 2 (dois) representantes maiores (pai, mãe ou responsável) de atletas participantes do certame nos jogos. O não cumprimento, a equipe poderá perder 1 (um) ponto na tabela de classificação.

Art. 7º - Atletas inscritos na categoria de base (de até 17 anos) poderão se inscrever na categoria adulto mediante autorização dos pais.

Art. 8º - Fica permitido ao goleiro das equipes da CATEGORIA DE BASE cobrar pênalti ou tiro livre direto, porém cobrar faltas (barreiras) e chutar em direção ao gol adversário durante a partida não é permitido.

Art. 9º - Somente poderão participar da competição os atletas que tenham sido inscritos previamente com a comissão organizadora.

Art. 10 - O calçado dos atletas deve ser apropriado para quadra.

CAPÍTULO II 
(Pontuação e critério desempate)

Art. 11 - A contagem de pontos será a seguinte:

VITÓRIA = 03 pontos
WO = 03 pontos
EMPATE = 01 ponto
DERROTA = 00 ponto

Art. 12 - Caso haja empate no número de pontos ganhos, deverão ser observados os seguintes critérios para desempate:

1º - MAIOR NÚMEROS DE VITÓRIAS
2º - MAIOR SALDO DE GOLS
3º - MAIS GOLS MARCADOS
4º - CONFRONTO DIRETO
5º - MENOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS
6º - MENOR NÚMERO DE CARTÔES AMARELOS
7º - SORTEIO.

CAPÍTULO III 
(Forma de disputa)

Primeira fase/Classificatória
Art. 13 - Os jogos são disputados dentro do grupo único, onde todos se enfrentam em apenas um turno. Na categoria acima de 17 anos (ADULTO) os 4 (quatro) melhores se classificam para a semifinal e os demais são eliminados. Na categoria de até 17 anos (CATEGORIA DE BASE), quando realizados com até 4 (quatro) equipes os dois melhores se classificam direto para a final e quando realizados com mais de 4 equipes, os 4 (quatro) melhores se classificam para a semifinal e os demais são eliminados.

Segunda fase/Semifinal
Art. 14 – A semifinal será disputada em jogo único com vantagem para os dois melhores colocados na fase anterior, onde o 2º enfrentará o 3º (2ºX3º) no primeiro jogo e 1º enfrentará 0 4º (1ºX4º) no segundo. 

Terceira fase/Final
Art. 15 – A final será em jogo único e sem vantagem. Em caso de empate haverá disputa por pênalti para se conhecer o campeão, sendo 5 cobranças para cada lado e permanecendo o empate as cobranças seguem de forma alternada (1 a 1) até sair o vencedor.

Parágrafo único: Só cobrarão os pênaltis os atletas que estavam em quadra quando a partida foi encerrada.

CAPITULO IV
(Arbitragem)

Art. 16 - É de competência da organização a escolha dos árbitros para cada partida, não cabendo veto a qualquer equipe.

Art. 17 - O atleta que levar o cartão vermelho será expulso de quadra e cumpre uma partida automática, podendo pegar mais jogos a depender da gravidade e do que decidir a comissão julgadora. Neste caso a equipe fica 2 minutos com 1 (um) atleta a menos ou até sofrer 01 (um) gol.

Art. 18 - A partir da sexta falta coletiva cometida pela equipe em cada tempo de jogo, será cobrado tiro livre direto pela equipe adversária.

Art. 19 - Após levar o terceiro cartão amarelo na competição, o atleta cumprirá suspensão automática de uma partida, a cumprir no jogo subsequente. Caso tome 2 (dois) amarelos no mesmo jogo, este levará também o vermelho na sequência, neste caso os cartões amarelos “do jogo” são zerados e o atleta expulso cumprirá suspensão de 1 (um) jogo na rodada seguinte.

Art. 20 - Os cartões amarelos não zeram da primeira para a segunda fase, caso um atleta ou dirigente da equipe recebam o terceiro amarelo no último jogo da fase classificatória, este terá que cumprir suspensão na semifinal. Contudo, se levar o terceiro amarelo no jogo único da semifinal, ele poderá atuar na final.

CAPÍTULO V 
(Disciplina)

Art. 21 - O atleta ou membro de equipe que for expulso por agredir moralmente algum membro da arbitragem, adversário ou membro da comissão organizadora será punido (a) com 2 (dois) jogos de suspensão, a cumprir a partir da rodada subsequente.

Art. 22 - O atleta ou membro de equipe que for expulso por tentar agredir fisicamente algum membro da arbitragem ou da comissão organizadora será punido (a) com 4 (quatro) jogos de suspensão, a cumprir a partir da rodada subsequente.

Art. 23 - O atleta ou membro de equipe que for expulso por agredir fisicamente algum membro da arbitragem ou da organização, este será eliminado da competição e não participará do próximo campeonato organizado pela E.M.Q.V. Se a agressão for entre atletas numa disputa de bola desleal, a punição será de 4 jogos, se for uma agressão fora da disputa de bola, o atleta fica eliminado da atual competição, assim como a do ano seguinte.

Art. 24Para os atletas inscritos em duas categorias conforme o artigo 7º deste regulamento, sendo expulso em qualquer uma das categorias terá que cumprir a suspensão (Independente da quantidade de jogos) nas duas categorias, a partir da rodada subsequente. Ou seja, pegando 1 jogo ele terá que cumprir a suspensão na categoria a qual foi expulso e mais um jogo na outra categoria que disputa.

Art. 25 - Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora. Caso seja de caráter disciplinar, usar-se-ão o Regulamento Disciplinar de Competições Amadora – RDCA, no endereço eletrônico www.ichunoticias.com.br/2019/04/regulamento-disciplinar-de-competicoes.html.

FIM

Ichu: Macaco e Baixada vencem e encostam no líder do 4º Campeonato Regional de Barro Preto

A rodada do 4º Campeonato Regional de Barro Preto aconteceu neste domingo, 01 de maio, dia do trabalhador, no Rancho Sossego em Ichu, numa parceria entre a Rádio Comunitária Independente FM que realizava um encontro de Sanfoneiros e a Diretoria do Rancho.

Estreando fora de casa, Candeal perde para Cansanção na Copa do Sisal; confira todos os resultados

Os dois primeiros gols de Cansanção foram assinalados ainda na primeira etapa com Zé Garrudo e Mailson.
Estreando fora de casa, Candeal perde para Cansanção na Copa do Sisal    Contando o apoio da Prefeitura Municipal, a Seleção de Candeal treinada pelo desportista César de Dié que também é Diretor de Esportes, estreou neste domingo, 01, na Copa do Sisal organizada pela Super Liga do Sisal em jogo realizado na cidade de Cansanção quando a equipe local venceu pelo placar de 03×01.

Ichu: Começa hoje (02/05) o IV Campeonato EMQV de Futsal Ichuense

O evento esportivo é organizado pela Escolinha Mais Que Vencedores do professor Marcelo Oliveira
Após dois anos paralisado devido a pandemia do novo coronavírus nesta segunda-feira, 02 de maio, terá início a IV edição do Campeonato EMQV de Futsal Ichuense, competição organizada pela Escolinha Mais Que Vencedores do professor Marcelo Oliveira, que conta com o apoio de alguns amigos na realização do certame.

Muita animação no Samba de Roda da Fazenda Massapê em Ichu

Não foi como esperado pelo organizador já que as duplas de Ichu não compareceram, mas os sambadores que vieram da cidade vizinha de Candeal fez a folia acontecer numa belíssima apresentação cultural ocorrido na na noite de sábado, 30 de abril, na fazenda Massapê em Ichu.

Série D – Jacuipense vence o Atlético em Alagoinhas e assume a vice-liderança do Grupo 4

O Leão do Sisal que vinha de duas derrotas em casa e um empate fora no três últimos duelos com o Carcará comemora a primeira vitória
Depois de dois resultados negativos em plena Arena Valfredão contra o Atlético de Alagoinhas, sendo que a segunda custou o titulo de campeão Baiano 2022, o Jacuipense conseguiu a primeira vitória no confronto contra o Carcará neste ano e também a primeira do Campeonato Brasileiro da Série D.