CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marcos Valério se recusa a depor no COE:

O empresário e publicitário Marcos Valério, acusado de operar o maior esquema de ocultação e desvio de recursos por políticos brasileiros, conhecido como “Mensalão”, desembarcou no final da tarde desta sexta-feira (2), no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador. De acordo com agentes da Coordenação de Operações Especiais (COE), Valério se recusou a responder os questionamentos do delegado Edenir Macedo, o que atrasou a sua transferência para o exame de corpo de delito, na sede do Instituto Médico Legal.

Valério é acusado de ter se beneficiado de um esquema de falsificação de documentos públicos, criando matriculas falsas de imóveis inexistentes para servirem como garantia de empréstimos em bancos e dívidas de empresas. A suposta fraude foi descoberta em 2005, de acordo com o MPE, que acusa advogados e oficiais de cartórios de registros de imóveis e de tabelionato de notas na falsificação de documentos públicos de participação no esquema.
“Seriam, de forma resumida, obtendo escrituras e matrículas de imóveis muitas vezes inexistentes para garantir empréstimos e execuções fiscais ou propriamente privadas”, disse o promotor Carlos André Milton Pereira. Segundo a polícia, os inquéritos que tramitam na Bahia apontam o envolvimento dos suspeitos em "falsificação de documento público", "falsidade ideológica", "corrupção passiva" e "corrupção ativa".

Após o exame de corpo de delito, o acusado será levado para o Complexo dos Barris, onde ficará detido por tempo indeterminado.
 
Além de Marcos Valério, mais três pessoas que foram detidas em Belo Horizontes foram transferidos para Salvador: Ramon Hollerbach, Francisco Castilho Santos e Margareth Maria Freitas, eles são ex-sócios das agências de publicidade de Marcos Valério.
 
Depois de deflagrada a operação Terra do Nunca há 17 meses, 25 mandados de prisão preventiva foram emitidos. Destes, 16 já foram cumpridos.
 

Por: Marivaldo Filho // Fotos: Roberto Viana// Bocão News

COITÉ - Prefeito Renato Souza entrega mais uma obra no município e convida a todos para solenidade de entrega:


 

CONVITE
Convidamos Vossa Senhoria e família para participarem da solenidade  de Entrega do Campo de Futebol de Lagoa da Vaca, a acontecer neste domingo, dia 04 de dezembro  de 2011, a partir das 10:00 horas, na Comunidade de Lagoa da Vaca

Desde já agradecemos a vossa presença.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO COITÉ
Governo de União e participação









CONVITE
Convidamos Vossa Senhoria e família para participarem da solenidade  de Entrega do Campo de Futebol de Lagoa da Vaca, a acontecer neste domingo, dia 04 de dezembro  de 2011, a partir das 10:00 horas, na Comunidade de Lagoa da Vaca

Desde já agradecemos a vossa presença.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO COITÉ
Governo de União e participação

ASCOM/Val Cesar

Canudos: Caminhão carregado de granito capota e mata uma mulher na BR-116:


Um caminhão, placa policial OCR-1312, de Jaguaribe, no Ceará, capotou na noite de quarta-feira (30), por volta das 22 h, em um trecho da BR-116, após o Clube de Campo “Os Sertões”, em Canudos, no sertão baiano.

O acidente provocou a morte de Antônia Márcia, de 26 anos, esposa do condutor do caminhão, que também viajava no veículo.

O motorista Maciel da Silva Martins, 26 anos, natural de Jaguaribe, teve ferimentos pelo corpo, mas está fora de perigo. Maciel ficou preso por quase uma hora, imprensado entre o caminhão e o chão.

Depois de muito trabalho, a equipe de resgate conseguiu retirar Maciel do veículo e ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães, onde recebeu os primeiros atendimentos.

A esposa dele morreu no local e ficou um longo período presa às ferragens. Policiais e populares trabalharam com muito afinco para resgatar Maciel. A fotografia mostra o momento exato em que ele saiu debaixo do caminhão.

Com informações de Jarbas Nogueira - Portal Notícia em Foco.

SANTA BARBARA - Um grave acidente deixa dois mortos e sete feridos na BR-116 Norte:

Um grave acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira 02 no km 381 da BR-116 Norte próximo a cidade de Santa Barbara no sentido Serrinha/Feira de Santana.

Uma Caminhonete D-20 cabine dupla, placa policial BNV-0119, licença de Iguatu-CE, que vinha do estado do Ceará com destino a Feira de Santana, e estava sendo conduzida por João Soares Pereira de 62 anos, capotou por volta das 13h20min, deixando um saldo de dois mortos e sete feridos. 

Em conversa com a nossa equipe, o soldado Arivanilson do destacamento da Polícia Militar de Santa Barbara, disse que havia cerca de nove pessoas no veículo, duas morreram na hora, inclusive uma das vítimas ainda estava sendo esmagada pelo veículo quando estávamos no local e sete saíram feridas, duas em estado grave. 

Segundo a policial Militar Marluze, que estava no local do acidente, o motorista que saiu levemente ferido, confessou que o acidente foi provocado devido um dos pneus ter estourado e segundo versão do motorista o carona teria puxado o volante na tentativa de evitar que chocassem em um ônibus o que na verdade ajudou acontecer o capotamento.

Os feridos foram socorridos por ambulâncias de Santa Barbara, e levados para os primeiros atendimentos no Hospital da Cidade, mas segundo as primeiras informações, pelo estado que algumas delas estavam, provavelmente seriam transferidas para Feira de Santana o que será confirmado daqui a pouquinho. As duas vítimas fatais estão no local aguardando a equipe da polícia civil "perícia técnica" para realização dos procedimentos habituais.

Atualização da matéria 18h36 de 02/12/11.
Nome das vítimas:
José Rodrigues da Silva, 33 anos; Cícero Gonçalves da Silva, 31; Gleoberto Gonçalves da Silva, 26; Sérgio Gonçalves da Silva; José Edcleudo Bezerra, 31, e uma mulher não identificada que está em estado grave, foram transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana, duas vítimas que foram atendidas no hospital de Santa Barbara, já foi liberado e passa bem, um deles o motorista, João Soares Pereira de 62 anos.

Foto Central de Polícia
Os corpos das duas vítimas fatais foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica em Feira de Santana, Geraldo Mercês Targino de 38 anos, (foto), e a outra vítima aparentando ter 25 anos aguarda a identificação no DPT.


Atualizado às 9h08min. do dia 03/12/11.


Outras imagens:
Pelos produtos espalhado no local, tudo indica que se trata de vendedores de produtos veterinarios

Pedaços do veículo se espalharam por todo local

Quando chegamos no local uma das vítimas fatais estava presa entre o veículo e o solo

A outra vítima fatal foi lançada para fora do veículo

O veículo ficou com as rodas para cima

As mercadorias estavam espalhada por todo canto

Muitos curiosos paravam seus veículos para ver o que aconteceu

A polícia Militar estava no local dando apoio para evitar um possível saque das mercadorias

Quando estávamos saindo, a Polícia Rodoviária Federal estavam chegando ao local do acidente

Por Valdir Carneiro / Ichu Notícias 
   

Instituto da Cidadania cria email para quem quiser enviar mensagens de apoio a Lula; ele cancelou todas as viagens até 2012.

A agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está suspensa até o final de janeiro de 2012. Neste período, Lula deve se concentrar no tratamento médico para curar o câncer que foi localizado em sua laringe ontem, segundo nota divulgada há pouco pela assessoria de imprensa do ex-presidente. Sem informar o horário, a nota diz que amanhã Lula fará a primeira aplicação de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Os boletins médicos sobre o estado de saúde de Lula serão reproduzidos no site do Instituto Cidadania (www.icidadania.org). No comunicado, a assessoria agradece, ainda, "as manifestações de solidariedade, carinho e incentivo que o ex-presidente recebeu do Brasil e do exterior". E disponibiliza um e-mail para envio de mensagens para o ex-presidente saudelula@icidadania.org

Fonte: Agência Estado, extraido do Bahia 247


Operação da Polícia Federal prende 16 pessoas por tráfico interestadual de drogas.

A Polícia Federal cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (02), em Salvador, Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) e Piracicaba (São Paulo). A operação Perda Total, da  Superintendência Regional da PF visa desarticular uma quadrilha organizada para o tráfico interestadual de drogas, roubo, receptação e adulteração de automóveis. A ação conta com 80 policiais federais espalhados pelas cidades. Os mandados foram autorizados pela 2ª Vara de Tóxicos da Comarca da Capital do Estado da Bahia. Crime organizado - Foram presos assaltantes, traficantes, receptadores e falsificadores de documentos públicos, que trabalham para organizações criminosas de forma organizada. Segundo a PF, grande parte dos detidos já tem passagem pela polícia. A quadrilha passou a ser investigada há aproximadamente três meses. Desde então, a Polícia Federal no Estado da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas (DRE) realizou vários flagrantes com a apreensão de mais de duzentos quilos de drogas e veículos que foram roubados, furtados e adulterados. Segundo a PF, a organização agia roubando e furtando veículos em Salvador, depois modificava o chassis e adulterava os documentos. Os carros, então, eram enviados para traficantes de outros Estados para pagar as drogas que abasteciam a capital baiana. Acusados - Os presos serão indiciados pela prática de crimes de roubo qualificado, receptação, formação de quadrilha e adulteração de marca/sinal em veículo automotor, além do crime de trafico interestadual de drogas e associação para o tráfico. 

Fonte: Bahia 247



ICHU - Empresa responsável pela eletrificação do Vale dos Morrinhos já se encontra em Ichu:

Uma equipe da empresa Cite Luz responsável pela eletrificação do Vale dos Morrinhos, bairro que fica situado no final da Avenida Adalberto Ferreira Santiago já se encontra no município.
Os operários começaram  a marcar na tarde desta sexta-feira, 02,  os locais onde serão inseridos os postes e realizaram as demarcações das residências para que outra empresa possa implatar os padrões de energia.
O prefeito Carlos Santiago acompanhou o inícios dos trabalhos e informou que mais de 10 famílias serão beneficiadas e a COELBA utilizará em de 22 postes para que todas as residências estejam dentro da área de eletrificação.
Um dos responsáveis pelos trabalhos declarou que no bairro foram construídas mais casas e as mesmas não estão no projeto, embora, o chefe do executivo tenha dito que já entrou em contato com a COELBA para ampliar o serviço.  Além das casas do Vale dos Morrinhos, serão beneficiadas também as residências da rua Tomaz de Aquino situada ao lado da Manoel Hilário.
Carlos Santiago relatou que será instalada também a energia  no final da Rua Antonio Cedraz onde algumas famílias ainda vivem utilizando paliativos para poder usufruir de aparelhos elétricos.
A previsão da empresa é que a obra seja concluída até o final deste mês.
Fonte: AL Notocias Ichu / Site de André Luiz


Riachão - Homem vai buscar folhas para chá, mas morre no meio do caminho:


Nesta sexta-feira (02), o corpo de um senhor de nome Pedro Paulo Araujo, de 78 anos, foi encontrado sem sinais vitais na estrada que dá acesso ao Povoado de Terra Branca, em Riachão do Jacuipe, na região sisaleira da Bahia.

Aparentemente forte, de cor morena, o corpo de Pedro Paulo foi encontrado pela moradora Maria de Jesus, por volta das 6 horas, quando a mesma fazia caminhada de praxe nas imediações da primeira curva que dá acesso à chegada de Terra Branca.

Segundo informações de populares que estavam no local à reportagem do Interior da Bahia, o senhor Pedro Paulo levantou bem cedo para buscar algumas cascas de plantas medicinais (pau ferro) para usá-las como chá, mas sentiu-se mal e acabou morrendo quando voltava para a sua residência.

Ele estava trajando camisa de mangas curtas, listras pretas, brancas e avermelhadas, calça azul marinho, chapéu de palha sobre a cabeça e sandália de pano com tiras destacadas em verde.

A Polícia Civil compareceu no local para efetuar o levantamento cadavérico através de Antônio Juscelino Carneiro da Silva (Cecé). O corpo foi removido pelo carro da funerária e posteriormente transferido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Feira de Santana, para confirmar as causas de sua morte.

Por Noroel Fernandez / Interior Da Bahia

Polícia Civil apreende 30 mil pares de calçados falsificados em Feira de Santana:

Cerca de 30 mil pares de calçados (tênis e sapatos) e 10 mil peças de roupas foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (2) pela polícia civil no centro de Feira de Santana. O coordenador regional da Polícia Civil, Ricardo Brito (foto) informou que as mercadorias foram descobertas em um galpão próximo ao Feiraguai, que era utilizado para falsificar as peças.
O dono do galpão, Marivaldo dos Santos, foi preso em flagrante e deverá responder por crime de falsificação. “ A mercadoria abastecia o comércio do município e região, além de Salvador “, disse Ricardo Brito. Ele afirmou ainda que esta foi a maior apreensão realizada até hoje em Feira de Santana.
A mercadoria apreendida precisou ser transportada em dois caminhões e seis picapes até a Polícia Federal. Segundo a polícia, a justiça decidirá se os produtos serão incinerados ou doados.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

ACM Neto faz ato pela paz no Farol da Barra:

O deputado ACM Neto (DEM) comanda neste sábado, a partir das 9h, no Farol da Barra, em Salvador, um grande ato em defesa da cultura da paz e contra a violência. “Durante toda a semana, fizemos eventos em universidades, promovemos um fórum sobre segurança em Paripe, no Subúrbio, ambos com especialistas na área, e distribuímos panfletos e mensagens pela paz em diversos pontos de Salvador. Vamos encerrar esse projeto, chamado ‘A cidade pede paz’, com um grande ato suprapartidário no Farol da Barra”, declarou o parlamentar.

Ontem à noite, o tema segurança foi abordado em mais um fórum comunitário, idealizado por Neto em parceria com a Fundação Liberdade e Cidadania do Democratas. O evento aconteceu em Paripe e contou com a presença do especialista Nilton José, autor de diversos livros na área. “Como aconteceu em 2008, vamos inserir novamente o tema da segurança nas eleições de 2012. O nosso candidato a prefeito vai ter que assumir compromissos claros de implantar projetos que já defendíamos naquele ano”, salientou ACM Neto.
No Farol da Barra, haverá panfletagem, carro de som e até grupo de samba para pedir por paz em Salvador. “Convidamos a população a participar desse ato. A sociedade também precisa se mobilizar em defesa da cultura da paz, cobrar do governo do estado e da prefeitura mais investimentos na segurança”.



As informações são de Alexandre Reis (imprensa)

Associação do Educativo Realiza final de mais um Campeonato socyate de Veteranos.

Associação do Educativo Futebol Clube realiza nesse fim de semana a decisão de mais um campeonato socyate de veteranos pra ser mais preciso no dia 4 de dezembro a partir das 9h00 com o jogão entre as equipes do Mala Velha e União.

A competição que chegou a sua final aproximadamente a um mês atrás não deu para realizar a grande final devido também a participação da equipe do Educativo na Copa Rural de Ichu que as vezes quando não jogava dentro de seus domínios saia para jogar fora o que automaticamente inviabilizava a realização da final.

Feira: Anabolizante pode ter causado morte de uma jovem de apenas 23 anos.

Morreu em Feira de Santana uma jovem de 23 anos e, de acordo com os médicos, a causa da morte pode ter sido o anabolizante que a vítima vinha tomando, segundo relatos de uma amiga próxima a ela. Ela faleceu na quarta-feira e foi enterrada nesta quinta-feira (1). O irmão da vítima, que preferiu não se identificar, disse que ela começou a passar mal na noite da última terça-feira e foi levada para um hospital do município na manhã desta quarta. Ainda segundo o irmão, os médicos chegaram a cogitar a possibilidade de uma meningite meningocócica, mas após uma amiga da vítima informar que ela estava utilizando anabolizantes, o médico descartou o diagnóstico inicial. Entretanto, o corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica do município onde foi colhido material biológico que será encaminhado para o Instituto Médico Legal, em Salvador. O resultado deve ser emitido em até seis meses. Segundo a mãe da vítima, Sônia Nascimento, a filha deu à luz uma menina há cinco meses, e desde então estava preocupada em voltar ao peso que tinha antes do parto. Ainda de acordo com o irmão da vítima, as drogas estariam sendo vendidas por um homem que aplicava as substâncias em sua casa. A polícia informou que irá aguardar o resultado dos exames para concluir as investigações. 
Informações do G1 e foto divulgação, extraido do Interior da Bahia.

Intermunicipal: Equipes se preparam para a decisão e FBF anuncia árbitros.

A decisão do Campeonato Intermunicipal começa neste domingo (4), em Santaluz, entre a seleção local e a de São Francisco do Conde. A partida está programada para as 16 horas.
Esta é a primeira vez que Santaluz vai para uma decisão na história do Intermunicipal, que está na sua XXXVII edição. São Francisco do Conde foi vice em 2009. A decisão tende a ser definida nos detalhes, já que as duas seleções, além de boas campanhas, possuem bons elencos. O time de Santaluz, que treina pensando na decisão, se destaca pelo equilíbrio nos três setores de campo. Rose reforça a tese de que time bom começa por um grande goleiro. Mas a equipe se completa com dois laterais bons na marcação e apoio, dois zagueiros seguros - com destaque para Dei - um meio de campo bem compactado e com forte pegada, e uma dupla de ataque infernal: Marcelo e Eri, sendo o primeiro o artilheiro do campeonato com 23 gols.  A equipe de São Francisco do Conde, que se reforçou com jogadores que defenderam Serrinha e Coité em anos anteriores, também já mostrou que é forte candidata ao título. Para que isso aconteça, treina focada no jogo de domingo. Além do experiente goleiro Marcio Greyck - que completa a 7ª decisão seguida no Intermunicipal -, conta com o zagueiro Gum, o volante Júnior Ventura e os atacantes Pitchaco e Pim, este vice-artilheiro do campeonato. Arbitragem - Para o jogo de ida entre Santaluz e São Francisco do Conde, que será realizado no Estádio Municipal de Santaluz, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) escalou o árbitro Gleidson Santos Oliveira. Os assistentes serão José Carlos Oliveira Santos e Frankliney Carvalho Souza. A partida que definirá o grande campeão será no dia 11 de dezembro, em São Francisco do Conde.
Por: Evandro Matos, Fonte Interior da Bahia

Candiba: Bandidos explodem Banco do Brasil e levam caixas eletrônicos.

Dez assaltantes fortemente armados, em dois veículos, ainda não identificados, explodiram na madrugada desta quinta-feira (01) a agência do Banco do Brasil de Candiba, no sudoeste baiano. De acordo o jornalista Fernando Alves, os bandidos levaram dois caixas eletrônicos. Moradores relataram que o barulho provocado pela explosão foi ouvido em quase toda a cidade. A polícia está realizando buscas em toda a região na tentativa de capturar os assaltantes. Até o momento não foi divulgado a quantia roubada. 
Informações do Brumado Notícias e foto Etevaldo Martins.

Itamaraju: Mulher desaparecida estava enterrada no quintal de casa.

Foto do Teixeira News
O corpo de Neide Maria de Jesus, 33 anos de idade, foi encontrado enterrado em uma cova de aproximadamente meio metro, nos fundos da casa onde ela morava, em Itamaraju. 


Neide Maria estava desaparecida desde o início do último mês de setembro, quando foi vista pela última vez em companhia de Manoel Messias, que teria hoje 39 anos de idade, um homem violento e viciado em álcool e droga. O delegado Gean Nascimento, titular da Polícia Civil de Itamaraju, já tinha instaurado um inquérito policial acerca do caso, logo após o comunicado do sumiço feito pela família da vítima. 


Na época, Manoel Messias, que morava maritalmente com Neide Maria há algum tempo, foi apontado como suspeito, levado diante de uma cisterna no bairro Bela Vista, local onde estaria o corpo de uma mulher, mas no buraco nada foi encontrado. No final da manhã desta quinta-feira (01) um parente da desaparecida, esse que seria menor de idade, desconfiou de um local nos fundos da casa onde o casal morava, na Avenida Prado, no bairro Fátima, e assim que afastou a terra com um pedaço de madeira, avistou parte do corpo da vítima. 


Por solicitação do delegado Gean Nascimento (foto), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), com sede em Teixeira de Freitas, deslocou para o local o perito Marco Antonio, esse que fez perícia de local e na sequência autorizou a remoção do corpo ao IML de Itamaraju, para finalização dos exames de medicina legal. O laudo oficial só deve ser divulgado em 30 dias, mas já nesta sexta-feira (02), o delegado Gean Nascimento deve ser informado sobre a causa morte da mulher, bem como a arma usada no crime. Desconfia-se que Neide tenha sido assassinada com um pedaço de madeira.


O acusado - Como desconfiava a polícia, o acusado de cometer crime é Manoel Messias (foto), de 39 anos de idade, natural de Guaratinga e que já teria assassinado um tio, além de responder pela acusação de estupro. Assim que souberam do achado do corpo, os familiares da mulher assassinada, uns residentes em Eunápolis e outros em Guaratinga, traziam Manoel Messias para Itamaraju, onde o mesmo apontaria o local exato onde estava o corpo. Porém ele fugiu na estrada, numa localidade conhecida por “Defunto Lavado”, às margens da rodovia BR-101, no município de Itabela. Em entrevista o delegado Gean Nascimento relatou que vai solicitar à Justiça a prisão do acusado, este que possui uma deficiência física, quando perdeu um braço num acidente automobilístico. 


Veja em fotos todo processo do levantamento cadavérico:





Texto: Teixeira News // Fotos: Coco Bongo e Teixeira News.

Gravação para o Globo Repórter atrai fãs e curiosos a praça da matriz em Conceição do Coité.

A orquestra sinfônica Santo Antônio da Música por se própria ja atrai muita gente para ouvir as belas canções ao som dos instrumentos, tocados por crianças e adolescentes de áreas periféricas da cidade de Conceição do Coité, situada a 210 quilômtros de Salvador, mas a apresentação na noite desta quinta-feira, dia 01 de Dezembro, ao lado da igreja matriz teve algo que contribuiu para aproximar o público, a presença de uma equipe da Rede Bahia, liderada pelo jornalista e repórter jacuipense José Raimundo. Ele que veio a Conceição do Coité com intuito de gravar a apresentação da orquestra para apresentar na noite da ante-véspera de Natal no programa Globo Repórter.
No Globo Repórter toda história dessa orquestra que tem como principal idealizador o padre Antônio Ferreira, que mora nos Estados Unidos e já realizou cinco feijoadas para ajudar na manutenção e na compra dos instrumentos usados pelos músicos.
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Gravação para o Globo Repórter atrai fãs e curiosos a praça da matriz em Coité
A gravação ocorreu como se faz em filmes e novelas, parando, pedindo para repetir musicas, ângulos diversos para o cinegrafista e ao final a tradicional foto ao lado do repórter José Raimundo, filho ilustre de Riachão do Jacuípe, considerado um dos mais respeitados profissionais da Rede Globo. A Orquestra foi contemplada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT recentemente e deverá receber mais de R$ 160 mil de incentivo e outra boa noticia recebida pela diretora Maria Valdete irmã do padre, é um repasse em dinheiro do Projeto Criança Esperança. Segundo Valdete, ainda não recebeu nenhuma verba, “fiz tudo que eles solicitaram, levantamos toda a documentação agora vamos aguardar” falou com muita felicidade a diretora.
Fonte: Calila Notícias

Subproduto do sisal pode ser usado na construção de casas populares:


Apresentar um projeto revolucionário para construção de casas populares ecologicamente corretas, utilizando a bucha, subproduto do sisal, e discutir a possível implantação de uma fábrica na região de Conceição do Coité para beneficiamento do produto. Esses foram os motivos da visita do empresário alemão Bernhard Heming, na manhã de hoje (1), ao gabinete do secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, instalado no Parque de Exposições de Salvador, onde está acontecendo, até domingo, (4), a Fenagro 2011. O projeto, já implantado em países da Europa, Ásia e África, com a utilização de palhas do trigo, será colocado em prática de forma pioneira no Brasil com o sisal. 

De acordo com Bernhard Heming, experimentos bem sucedidos foram feitos com a cana de açúcar, no qual foi comprovada a presença da substância lignina, espécie de cola natural que serve para o processo de prensagem do material utilizado na construção das casas. O secretário falou da possibilidade do uso do sisal, salientando que a Bahia é o maior produtor no mundo. “Só se utiliza hoje apenas 4% do sisal. O Estado tem a possibilidade de discutir com o Ministério das Cidades a utilização desse material nas casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal”, afirma.

Salles falou da implantação de uma fábrica para beneficiamento da fibra na maior região produtora, Conceição do Coité, gerando emprego e renda aos produtores, salientando ainda que o projeto pode ser colocado em prática para a Copa de 2014, como possibilidade de apoio para os atletas, ampliando a oferta de hospedagem.  

ASCOM/Seagri