TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Coité - Semana da Cultura iniciou nesta sexta:

Teve início nesta sexta-feira (18) a Semana da Cultura Popular do município de Conceição do Coité. Com o objetivo de fomentar as diversas vertentes culturais existentes no municípios, a semana conta com programação intensa de manifestações de diversas regiões do municipio. O evento acontece no Centro Cultural Ana Rios de Araújo, com acesso gratuito.

A abertura da semana da cultura aconteceu na Praça 8 de Dezembro, quando houve a lavagem das escadarias da Igreja Católica, com o grupo de danças do Bairro do Matadouro (meninas de bobes). Também aconteceram apresentações dos grupos: de artes do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social), Batuque Social, Capoeira e outros.

Dezenas de estudantes das escolas públicas participaram do evento, que contou com a participação das autoridades do município, a exemplo do prefeito Renato Souza. Segundo a Marialva Carneiro, a ideia da lavagem das escadarias da igreja, é uma forma de resgatar a cultura do município, foi a criação da superintendência de cultura. “Vamos planejar a semana da cultura do próximo ano, já estamos no segundo dia e, avaliamos como positiva a semana da cultura, no final de semana teremos varias peças teatrais, convido a todos para participarem.” Disse Marialva.

O prefeito Renato Souza, também participou da abertura e saiu satisfeito com o evento. “Eu criei a superintendência da cultura, com o objetivo de resgatar a nossa cultura, o nosso município tem grandes artistas e precisam do apoio do nosso governo, isso vamos continuar fazendo, vi de perto as apresentações das crianças e adolescentes dos programas municipais, também quero destacar a participação dos estudantes do município, a semana da cultura vai até o dia 27 de novembro, muita coisa boa vai acontecer, aproveito e convido a população para participar da semana da cultura, que conta com o apoio do secretaria de educação e cultura, superintendência de cultura, centro cultural e outros parceiros.” Destacou Souza.

Confira a programação:

Dia 19- Sábado

15 horas- Leve as crianças para assistir ao belíssimo espetáculo Dom Quixote.

20 horas- Peça Teatral “Casa Verde”

Dia 20- Domingo

Cine Criança

20 horas- Peça Teatral “O Auto do Fim do Mundo”

Dia 21- Segunda-feira

Cine Criança

Noite do Reggae- Documentário e Show Musical

Publico convidado- Escola Durval da Silva Pinto

Dia 22- Terça-feira

Peça teatral infantil

Apresentação de danças Afro-Brasileiras

Apresentação de danças da 3ª idade

Publico convidado- Escola Antônio Bahia

Dia 23- Quarta-feira

Apresentação de repentistas, violeiros e apoiadores

Publico convidado- Escola Agricola

Debates com professores e alunos da UNEB sobre a cultura Afro-Brasileira

Publico convidado- Colégio Olgarina Pitangueira

Dia 24-Sexta-feira

Roda de capoeira com o grupo da Jaqueira

Desfile de modas com mulheres da oficina de reciclagem do CRAS Pampulha e Matadouro

Publico convidado- Escola João Paulo Fragoso

Dias 25,26 e 27- sexta, sábado e domingo

Apresentação do Espetáculo “A Pré-história” com a Escola de Danças Henrique Oliveira

Coordenadores do evento: Marialva Carneiro, Marize, Marcos Paulo, e Fernanda Sampaio. Apoio: Governo Municipal e Secretaria de Educação e Cultura.

ASCOM/Por: Val César

ICHU - Projeto BRAÚNA realiza oficina de Fenação em Ichu dia 22 de Novembro:

Para orientar agricultores e agricultoras familiares sobre a melhor forma de estocar alimentação animal para a época da seca, a equipe técnica do projeto BRAÚNA realiza no próximo dia 22, no município de Ichu, uma capacitação sobre fenação. A realização da oficina foi definida durante dia de campo realizado no município, no último dia 01, quando técnicos do projeto e a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ichu, Maria Margarida Oliveira, visitaram cinco comunidades rurais. 

Fenação - é uma técnica muito utilizada para garantir alimentação animal de qualidade durante os períodos de muita chuva ou seca, quando falta comida para o rebanho. A prática consiste em retirar a maior parte da água de plantas usadas para a alimentação animal, através da secagem, sem perder os nutrientes. 

O processo torna possível a estocagem sem perdas e a garantia de comida para os animais o ano inteiro.

Fonte: Blog da Fatres / Extraído do blog de André Nilton

Feira de Santana - Cara de Pau: Dois bandidos roubam carteiro na "tora"


Policiais da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do sargento Leônidas prenderam na tarde de hoje (18), Herlan Ribeiro da Silva, 24 anos, residente na rua Ebenezer, no bairro Ponto Central. Ele foi preso em flagrante, após roubar um funcionário que trabalha numa terceirizada dos Correios, que faz serviço de entrega de correspondência, o bandido não estava usando arma.

De acordo com a polícia, Herlan cometia assalto juntamente com um menor infrator de 16 anos, que também foi apreendido. Em entrevista ao repórter Aldo matos, a vitima que não quis ser identificada, afirmou que essa foi a 6ª vez, que a dupla teria cometido o assalto, sendo que, no mesmo estilo, onde Herlan colocava as mãos dentro da roupa, fingindo que estava armado e anunciava o assalto.

Na delegacia, o sargento Leônidas afirmou que fazia ronda normalmente pelo bairro Capuchinhos, quando foi acionado pela Central de Polícia para dar apoio ao policial que teria prendido os dois acusados. Herlan foi autuado em flagrante, enquanto o menor foi encaminhado para Delegacia para o Adolescente Infrator (DAÍ)

Fotos Aldo Matos / Fonte: Polícia é Viola

Feira de Santana - Motoqueiros continuam matando, desta vez no Jardim Cruzeiro:


No final desta tarde (18), por volta de 17h30, dois homens, desconhecidos, montados em uma motocicleta de dados ignorados assassinaram um jovem conhecido como “Dão”, 22 anos, com cinco tiros de pistola, calibre 380, no bairro Jardim Cruzeiro.

Testemunhas afirmaram que Dão se encontrava conversando com mais três amigos, na porta de uma residência, localizada na rua Jacobina, no mesmo bairro, quando os dois assassinos se aproximaram, ordenaram, que as outras pessoas corressem, e em seguida deflagrou os tiros acertando a cabeça e tórax da vítima, que não resistiu e morreu.

A reportagem do Folha do Estado, ainda flagrou o momento que uma equipe do Samu chegou ao local, mas os médicos conferiram que a vítima já se encontrava em óbito. Policiais da 2ª Delegacia juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.

A reportagem conversou com uma das testemunhas, que ouviram os disparos dos tiros, mas não quis ser identificadas. “Estava conversando com um amigo, na outra rua, quando ouvimos os disparos. A única coisa que passou pela minha cabeça, foi de entrar para a residência, onde estávamos conversando, mas o portão estava trancado, graças a Deus que não vi quem atirou, não vi, como fugiram, só ouvir os disparos”, afirmou a testemunha.

A vitima residia no mesmo bairro. Extraído do Polícia é Viola

SALVADOR - Mandante de chacina em Portão e quatro comparsas são presos:


A chacina de Portão foi motivada pela disputada de pontos de tráfico entre Djavan e Diego Reis da Silva.

O traficante Djavan Santos da Conceição, conhecido como Malhado, apontado como mentor e participante da chacina da localidade de Pé Preto, em Portão, Lauro de Freitas, no dia 10 de outubro deste ano, foi apresentado nesta sexta-feira (18), no prédio-sede da Polícia Civil, na Piedade, com quatro comparsas.
Quadrilha responsável pela chacina de Portão é apresentada pela polícia
Policiais da 34ª Delegacia Territorial (DT/Portão) apreenderam com o grupo uma pistola 380 municiada, 2,5 kg de drogas, ferramentas para arrombamentos de caixas eletrônicos, como maçaricos e explosivos, além de dois veículos usados em ações criminosas.

Segundo o delegado Cláudio Meireles, titular da 34ª DT, a chacina de Portão foi motivada pela disputa de pontos de tráfico entre Djavan e Diego Reis da Silva, capturado no início deste mês, por policiais militares da Rondesp. Diego era o alvo dos ataques. Três pessoas morreram no local e uma quarta ficou ferida. “Hoje as duas quadrilhas responsáveis pela chacina de Portão estão desarticuladas e presas”, enfatizou Meirelles.

Com prisão preventiva decretada, Djavan foi capturado pela polícia nas proximidades de um imóvel que havia sido alugado por ele, há 20 dias, no condomínio Água Marina, em Itapuã. Ele foi preso na companhia da namorada Rejane Celestina Santos, e de Maurício Fiuza Macedo da Silva.

No imóvel alugado em nome da mulher, os investigadores aprenderam 1,5kg de pasta base de cocaína, 100 cápsulas prontas para venda, 250g de crack, sacos para embalagem de drogas, uma balança de precisão, uma pistola, munição, colete balístico, um blusão do Exército, um notebook e três celulares, além de R$ 1 mil em espécie.

Segundo informações da polícia, seis integrantes da quadrilha liderada por Diego foram presos em junho desse ano. Aproveitando o enfraquecimento da gangue rival, Djavan reuniu cerca de 20 criminosos armados e, em 10 de outubro, ordenou que fizessem disparos em via pública.

"Quatro moradores da localidade de Pé Preto foram atingidos pelos tiros, que mataram três deles. Nenhuma das vítimas estava envolvida em atividades criminosas", informou Meireles. 
    
Caixa eletrônico
Responsável pelo abastecimento de drogas na região de Lauro de Freitas, Djavan também era articulado com a organização criminosa Comissão da Paz, que atua em presídios e vinha se preparando para arrombar caixas eletrônicos. No esconderijo dele, em Itapuã, havia um maçarico de grande porte, um óculos apropriado para uso de maçarico, alavancas, chave de fenda e chave inglesa.

Em Lauro de Freitas, foram presos também outros dois integrantes da quadrilha, identificados como Letícia Paula dos Santos e George André Vicente Barbosa da Silva. Apontada como braço direito de Djavan, Letícia era responsável por armazenar e distribuir drogas entre pequenos traficantes da região.

Na casa da traficante, na localidade Fonte das Pedras, em Portão, foram encontradas 237 pedras de crack embaladas para venda, mais de 20 gramas de cocaína, 50 gramas de maconha prensada, além de bananas de dinamite. Leticia Paula e George André tinham mandados de prisão temporária em aberto.

A delegada Maria Danielle Sousa Monteiro, plantonista da 34ª DT, autuou Djavan, Rejane, Maurício, Letícia e George André em flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico, formação de quadrilha, porte ilegal de arma e uso de equipamentos explosivos. O grupo também foi indiciado por crime de homicídio.

Chacina
Três pessoas morreram e uma ficou ferida em uma chacina no dia 8 de outubro, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas. Natan Lima da Silva, 20 anos, Jandira dos Santos, 43 anos, e a adolescente Tainara Conceição Santos, 14, foram executados em uma praça. Uma quarta vítima, Odevania Conceição Santos, 34 anos, mãe da adolescente Tainara, ficou ferida.
Fugindo dos tiros, jovem pulou muro e foi encontrado dias depois

Todos morreram depois que cerca de 30 homens chegaram atirando a esmo na praça do Pé Preto, segundo moradores. Dos quatro mortos, o corpo do jovem Abraão só foi encontrado três dias após o crime, no quintal de uma casa do bairro. As informações são do Correio.

SÃO GONÇALO - Corpo encontrado em estado de decomposição é devorado por urubus em São Gonçalo:

O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT).
Um homem foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (18), em uma fazenda, no município de São Gonçalo dos Campos.   De acordo com o site Rádio Planeta 1410, o corpo estava em estado de decomposição e foi completamente devorado por urubus.

Populares informaram que a vítima é um idoso conhecido como Fidele, que estava desaparecido desde o dia 8 deste mês.   O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT). 

Por: Andréa Trindade / Fotos: Edilson Cerqueira (Furão) / Fonte: Acorda Cidade

JAGUAQUARA - MP DENUNCIA PREFEITO E UM VEREADOR DE JAGUAQUARA:

O Ministério Público Estadual-MPE, move Ação Civil Pública, por improbidade administrativa, contra o prefeito e vereador de Jaguaquara

O Ministério Público Estadual-MPE, através do Promotor de Justiça, Lúcio Meira Mendes, propôs em 7 de novembro em curso, à Justiça da Comarca de Jaguaquara, Ação Civil Pública, por improbidade administrativa, contra o prefeito Aldemir Moreira e o médico e vereador, Élio Boa Sorte Fernandes, alegando defesa do patrimônio público, contra desmandos que teriam sido praticados por ambos “de forma espúria, abjeta e vil, num pacto político-econômico”.
Consta da ação, que a vereadora Cirlei Novais dos Anjos, em 17 de março deste ano, protocolou representação no Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, denunciando a contratação pela Prefeitura de Jaguaquara, do vereador na condição de médico da Unidade de Saúde da Família Eliezer Santos Nascimento, do distrito Stela Câmara Dubois e do Hospital Municipal de Jaguaquara, sendo que, “o mesmo passou a ser agraciado com números absurdos de plantões no Hospital, além do recebimento de outros serviços, que efetivamente não eram prestados, evidenciando a ilegalidade contratual e também o escancarado prejuízo no erário público”.
O MPE revela que a análise da prestação de contas do Município de Jaguaquara, de fevereiro de 2010 a junho de 2011, revela que o médico vereador recebeu honorários por serviços que lhe foram pagos nominalmente no valor de R$ 390.688,61, sendo que, apenas no mês de dezembro de 2010, ele recebeu R4 52,1 mil, “demonstrando a ilegalidade, a imoralidade e o prejuízo ao erário”.
Levantamento no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde-CNES, revela ainda que o médico Élio Boa Sorte Fernandes, exerce atividades na Clínica Sagrado Coração de Jesus, Hospital Municipal de Jaguaquara, USF do distrito Stela Câmara Dubois, Hospital Geral Prado Valadares e Hospital Pedro Pimentel Ribeiro, totalizando carga horária de 116 horas “que numa conclusão lógica, constata-se ser impossível a sua presença no número de plantões que recebeu”. De R$ 52 mil recebidos, R$ 5,9 mil eram para pagamento de plantões no Hospital Municipal de Jaguaquara, que somente em 2010, registrou um total de 192 plantões pelos quais foram pagos R$ 200.625 mil, sendo  sua maioria de 24 horas, apesar do citado profissional exercer atividade na USF do Distrito com carga horária de 40 horas”. Outra constatação apresentada na ação é de que o médico, apesar de ter sido contratado para a especialidade de pediatria no Hospital Municipal, não tem habilitação para o exercício de atividade nessa área, “não tendo o mesmo exercido tal atividade”.
Prefeito e vereador pode peder cargos
A Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa, contra o prefeito Aldemir Moreira e o vereador Élio Boa Sorte Fernandes, vem acompanhada de medida cautelar para indisponibilidade e sequestro de seus bens por haverem lesado o erário público com o enriquecimento ilícito. À Ação, ajuizada pela Juíza de Direito de Jaguaquara, foi dado o valor de R$ 390.688,61, devendo os dois acusados prestarem depoimentos sob pena de confissão.
Matéria BMF / Extraído do Piropinho Informa

Ichu: Correios Informa que a partir de quarta-feira dia 23 funcionará em novo endereço.

A Direção dos Correios de Ichu passou uma nova informação para a equipe de Reportagem do AL Notícias nesta sexta-feira, 18, afirmando que passará funcionar no novo endereço a partir da próxima quarta-feira dia 23 de Novembro. Em virtude da mudança dos equipamentos e mobiliários não haverá expediente nos dias 21 e 22 de Novembro, ou seja, segunda e terça respectivamente. O responsável pelos Correios de Ichu acrescentou que até o dia 31 de Dezembro 2011 continuará atendendo como Bradesco, mas, do dia 02 de Janeiro de 2012 em diante será correspondente do Banco do Brasil. Segundo Dionísio dos Correios a mudança vai iniciar ainda esta semana para que não ocorra transtornos durante o final de ano. Então fique atento(a): Não haverá expediente dos Correios nos dias 21 e 22 de Novembro de 2011 em virtude da mudança para a nova sede. O atendimento retorna ao normal na quarta-feira 23 de Novembro.
Por: André Luiz, Fonte AL Noticias

ICHU - Operadora CLARO amplia sua capacidade de funcionamento simultâneo no município:

Para melhor atender a população do município de Ichu e região, a Operadora CLARO amplia sua capacidade de atendimento simultâneo.

A operadora de telefonia móvel  "CLARO" está com três técnicos da empresa realizando serviço na torre instalada em Ichu para ampliar sua capacidade simultânea de funcionamento.
Segundo o técnico da empresa Everton Fiúsa, inicialmente a torre operava com uma capacidade simultânea de apenas 66 pessoas falando ao mesmo tempo o que era o suficiente, no entanto, com o aumento da demanda o sistema estava congestionando e por isso houve a necessidade de ampliar em 38% esta capacidade, isso significa que agora podemos ter 91 pessoas falando ao mesmo tempo, diz. 

Ainda em conversa com a nossa equipe, Everton  disse que isso é normal e que a empresa vai ampliando aos poucos e gradativamente sua capacidade operacional de acordo a necessidade da região. Perguntado sobre o sistema de tecnologia 3G, visto que aqui ainda funciona com 2G, ele disse que seria possível sim, mais num futuro bem distante, outras cidades maiores que Ichu ainda não existe esta tecnologia, lembra.  
 Os trabalhos se encontra em andamento e na próxima semana o sistema já está funcionando com sua capacidade ampliada. 

Salientamos também que esta ampliação não abrange sua área de cobertura e sim a quantidade de pessoas falando ao mesmo tempo dentro da área de cobertura.  
   

Ponto Novo: Cinco bandidos armados e mascarados assaltam ônibus da São Luiz.

Na madrugada desta quinta-feira (17) cerca de cinco homens fortemente armados e mascarados assaltaram um ônibus da empresa São Luiz, placa JRT-4084. O fato ocorreu às 22h50, próximo ao povoado de Barracas, no município de Ponto Novo, com o ônibus Executivo da empresa São Luiz, que saiu de Juazeiro em direção à capital baiana.  Os bandidos levaram pertences dos 23 passageiros, como celulares, notebooks, dinheiro e cartões de crédito. Este é o segundo assalto a um ônibus da mesma empresa que é assaltado no mesmo local, em menos de dois meses. Alguns passageiros que prestaram queixa na delegacia de Senhor do Bonfim argumentaram que a falta de policiamento preventivo nas estradas da Bahia tem provocado os assaltos. Os passageiros também reclamaram do excesso de quebra-molas nas BR's, que foi a razão das paradas dos ônibus nos dois assaltos, e das delegacias e destacamentos da PM, que ficam fechados durante à noite. O exemplo aconteceu neste assalto em Ponto Novo, pois as vitimas só puderam fazer ocorrências policiais em Senhor do Bonfim, distante cerca de 60 km. 
Informações e foto do blog de Geraldo José.

Mulher fica nua e provoca atos de vandalismo em restaurante de NY.

imageO incidente ocorreu em Bay Ridge, em Nova York (EUA). A mulher dançou nua na rua e atraiu centenas de curiosos. Uma mulher tirou toda a roupa e provocou atos de vandalismo na semana passada em um restaurante chinês, em Bay Ridge, em Nova York, Estados Unidos. Depois, ela dançou nua na rua, parando o trânsito e atraindo centenas de curiosos. Ela acabou presa depois da chegada da polícia, segundo reportagem do jornal "Brooklyn Daily". 
As informações são do G1, Extraido Do Interior da Bahia.

Tucano: 05 bandidos desviam ônibus da Penha para estrada vicinal e saqueiam os passageiros próximo ao Pov. do Tracupá.

Na madrugada desta sexta-feira (18) um ônibus da empresa Nossa Senhora da PENHA, que viajava de Recife/PE a Salvador/BA, foi assaltado na BR-116, próximo ao povoado de Tracupá, no municipio de Tucano, nordeste da Bahia. O motorista do ônibus, Francisco Sebastião de Jesus dos Santos, foi surpreendido por bandidos em um Fiesta de cor cinza escuro, que estava com a placa coberta por uma fita adesiva, que foi obrigado a segui-los até uma estrada vicinal de uma localidade de nome Torre. Em um certo ponto da estrada, o Fiesta atolou. Quando o carro parou, cinco homens armados com armas de grosso calibre (pistola, revolver e uma metralhadora pequena) entraram no ônibus e outro membro da quadrilha ficou de prontidão ao volante do carro. Os criminosos ordenaram que todos os homens desembarcassem, permanecendo no ônibus apenas mulheres e crianças. Todos os passageiros tiveram seus pertencer roubados. Um dos passageiros, José Antonio Leite da Silva, de 51 anos, teve roubado um relógio de pulso marca Oriente, um aparelho celular marca LG, e R$ 5.000,00 em espécie. O ônibus, da empresa Penha, trata-se do M. Benz / Buscar VIS BUSS R, ano modelo 2006, cor verde, placa policial AOF 7970. Depois que o grupo fugiu, foi solicitado o socorro e a empresa, de imediato, enviou outro ônibus para resgatar os passageiros.
Fonte: Interior da Bahia, com informações e foto do TucanoBR.

Caminhão carregado de milho capota na BA 120 trecho Coité/Riachão:

Por pouco não acontecia uma tragédia na manha desta sexta (18), quando um caminhão, p/p JLO 7811, licença de João Dourado-BA, carregado de milho capotou na BA 120 trecho Conceição do Coité/Riachão do Jacuípe. 
O veiculo era conduzido por José Valdir (camisa azul), morador no município de Irecê-Ba, segundo informação do mesmo, a carga de milho iria ser entregue a Carlos do Moinho, em Conceição do Coité, quando o veiculo estava subindo a ladeira conhecida por Juliana, o condutor foi engatar a primeira macha não deu certo e devido o peso o caminhão voltou de ré e desceu a ribanceira.

Mesmo os pneus do veiculo que ficaram de rodas para cima, José Valdir saiu ileso, pois a carga protegeu a cabine aonde estava sozinho o condutor. A carga foi recuperada pelo o proprietario.  

Por: Val César / Fonte: Informe Bahia

ASA manifesta-se contra as cisternas de plástico.

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) lançou durante a 4º Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorre em Salvador (BA), um documento alertando sobre o uso das cisternas de plástico. Esses reservatórios começam a fazer parte da política governamental para levar água às famílias do Semiárido, a partir do Programa Água para Todos, no contexto do Plano Brasil Sem Miséria. No documento a ASA elogia a decisão de universalizar o acesso à água no Semiárido, mas lamenta a utilização das cisternas de plástico como alternativa para alcançar esse objetivo. “As cisternas de plástico/PVC excluem a população local, não permitindo a sua participação no processo de reaplicação da técnica, criando dependência das empresas”, diz um trecho do manifesto. A ASA já construiu 360 mil cisternas, através do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Isso tem gerado autonomia para mais de 1.700.000 pessoas sobre a gestão da sua própria água. Também foram construídas quase 12 mil tecnologias de captação de água para produção de alimentos, entre taque de pedra, cisterna-calçadão, barragem subterrânea e bomba d’água popular. O impacto da ação da ASA está descrito em outro documento, que também está sendo distribuído na conferência. Nesse mesmo texto, a Articulação se coloca contra a campanha de criminalização das organizações não-governamentais (ONGs). “A ASA, e as centenas de organizações que a ela se referem, se recusam a serem comparadas e confundidas, por quem quer que seja, com organizações que desviam recursos públicos”, ressalta o manifesto.
Fonte: MOC

JACOBINA - HOMEM MORRE APÓS QUEDA DE PRÓPRIA ALTURA:

O vendedor ambulante Cícero Roberto Gonzaga de Sousa, natural da cidade de Jassaré, no estado do Ceará, morreu após cair de sua própria altura durante a noite de ontem no bairro da Jacobina II. De acordo com informações de um de seus amigos, Cícero estava voltando para casa por volta das 23h30 de ontem após assistir o jogo do flamengo em um bar do bairro quando tropeçou e caiu na rua, batendo com a cabeça ao chão.

Segundo testemunhas, o rapaz tinha feito uso de bebida alcoólica e teria caído depois de perder o equilíbrio. Os amigos o socorreram até a sua casa, e assim que se sentou começou a ter ânsia de vômito. Um de seus colegas de trabalho o socorreu até o Hospital Vicentina Goulart, lá foram informados que não havia na unidade médico de plantão, sendo orientados a ir até o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, mas ao chegar no Hospital, o médico plantonista informou que não havia mais nada o que fazer pois o rapaz já não apresentava sinais vitais. Seu corpo foi encaminhado ao IML de Jacobina e Após o serviço de necropsia foi liberado para sepultamento a ser realizado na cidade de Potengí no Ceará. Cícero deixa viúva e duas filhas menores. As informações são do Bahia Acontece.

Veja imagens dos bandidos mortos em troca de tiros com a polícia em Amélia Rodrigues:

Na operação, a viatura da polícia foi atingida durante a troca de tiros, um policial da 20ª CIPM foi baleado, mas o colete segurou a bala, onde o mesmo encontra-se fora de perigo.






Feira de Santana - Fugitiva de cadeia publica é presa no presídio:

A fugitiva, da cadeia Pública, do município de Várzea da Roça, Liziane de Jesus Correia foi capturada na manhã de hoje (17), no Conjunto Penal de Feira de Santana. No momento da prisão, a fugitiva estava visitando o companheiro que se encontra preso na unidade.

Segundo um dos agentes penitenciário, Liziane estava cumprindo pena por tráfico de drogas, na Cadeia Pública de Várzea da Roça, quando fugiu no último dia 30. A Prisão Preventiva foi decretada pela Comarca da Justiça do município de Mairi.

A fugitiva deverá ser recambiada para Várzea da Roça (Polícia é Viola)

Democratas debate agora a cultura em Salvador:

O Democratas dará continuidade ao fórum “A cidade e seu futuro” e promove neste sábado (19), no Vale das Pedrinhas, um debate sobre a cultura em Salvador.

O fórum, idealizado pelo deputado ACM Neto em parceria com a Fundação Liberdade e Cidadania do partido, tem como objetivo coletar sugestões nos bairros sobre diversos temas e elaborar propostas que serão apresentadas nas eleições de 2012. “Já discutimos a questão da empregabilidade, da mobilidade urbana e do saneamento básico. Agora, vamos debater a cultura e, no dia 1° de dezembro, no Subúrbio, discutiremos a segurança”, informou Neto. Neste sábado, o fórum será realizado no espaço de eventos Empório Mundo Mix, no fim de linha do Vale das Pedrinhas, em frente à Praça Ana Sironi.

Fonte: ASCOM/Do Deputado ACM NETO para o Ichu Notícias

ICHU - A chuva trouxe o verde de volta para nossa região:

Hoje dia 18 de novembro faz trinta dias que as chuvas começaram a cair em nossa região, depois de uma estiagem prolongada que fez os produtores da região perderem toda suas safras de milho, feijão e farinha um prejuízo incalculável para os produtores do município de Ichu e região sisaleira do estado.

Com as chuvas que vem caindo em nosso município, o verde vem mudando a paisagem do campo; por isso resolvemos registrar algumas imagens para mostrar para os leitores do nosso Portal a grandeza que este líquido precioso nos traz.

Na primeira imagem abaixo, você pode observar uma paisagem devastadora da seca que atingiu nossa região, foto retirada antes das chuvas no povoada de Barra zona rural de Ichu.

Esta imagem foi feita antes da chuva no povoado de Barra, você pode observar que no fundo, apesar de ser uma baixada onde um riacho que deságua no Rio Tocó passa, também não há verde.
  
 Aqui você pode ver a imagem do Ladeirão mas conhecido como Ladeira de Lilita; no fundo da imagem podemos ver a baixada do Rio da Mumbuca.

Imagem das pastagens/alimentos para os animais

Aqui você pode ver um pé de Jasmim-jaca junto com uma Cajazeira

Os tanques de algumas localidade ficaram cheios

Segundo o agricultor aposentado Roque Ernesto Pastor "Nininho", nos próximos dez anos não faltará água para o consumo de seus animais em sua fazenda, eu vou morrer e esta água não acaba brinca o aposentado. 

O agricultor aposentado Roque Ernesto pastor mas conhecido como Seu Nininho, admira muito feliz as aguadas represada em seu tanque ao lado de sua residencia na fazenda Morro Bonito a cerca de 5 km de Ichu.

Outras Imagens:   




SANTALUZ ESTÁ PREPARADA PARA O FUTURO?

Prefeito garante que Santaluz está bem
Faltando pouco mais de um ano para o final do seu segundo mandato consecutivo, na prefeitura de Santa Luz e com o reconhecimento da população, pelo destacado trabalho que realiza o prefeito Joselito Carneiro de Araújo Junior, ou Junior do Max Santa Luzia, observa que nesses seis anos e dez meses de governo a única frustração fica por conta de algumas pessoas que pensam mais em si do que nos interesse da coletividade. 
Junior faz questão de salientar que o município da região do sisal vive um grande momento com a realização de inúmeros projetos e obras que visam a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “Santa Luz é hoje um grande canteiro de obras e a Prefeitura tem levado melhorias a todas as comunidades”.
Garante que entregará a Prefeitura de Santa Luz ao próximo prefeito como amigo e de forma bem diferente de como a recebeu em 2005. “O ex-prefeito ignorou a nossa vitória, um desejo popular e democrático e entregou a Prefeitura sem um inventário. 
Nós a recebemos como uma caixa preta de um avião que caiu no fundo do oceano a uma profundidade de 1.500 metros. Tivemos que colocar nossos “submarinos”, amigos guerreiros, para descobrir o que o município tinha para que pudéssemos governar” compara. 
Garante que vai entregar a administração de Santa Luz de forma ordenada “com os motores dos carros e das duas maquinas patrol funcionando, trator de esteira em perfeito estado de conservação, uma frota de cerca de 30 veículos circulando e funcionários recebendo em dia, diferente do que aconteceu em 2005, quando os funcionários tinham até quatro meses de atraso” relata.
Junior destaca que seu governo procurou sempre diminuir as distancias sociais existentes no município através de um trabalho estruturado que englobou todas as secretarias procurando mudar o conceito que marcava Santa Luz e assim atingir na região e no estado, um conceito bem mais elevado do que o reinante na ocasião. 
Empresário, dono dos supermercados Max Santa Luzia, ele diz que esse reconhecimento municipal e estadual obtido pela sua administração deixa-o satisfeito e orgulhoso em poder dividir esse reconhecimento com a sua equipe de trabalho acrescentando: “o que não conseguimos fazer foi por falta de tempo ou porque não era para ser realizado”.  
Lembra também a falta de recursos que “é uma deficiência nacional em ternos de municípios” e reclama que a receita maior é oriunda do FPM que é repassado pela União, o que dificulta o trabalho dos gestores municipais. 
 Equipe afinada com o governo
Analisando os seus dois períodos de governo, Junior não hesita em falar sobre os esforços desprendidos e elogiar sua equipe de trabalho: “Estamos orgulhosos sim com a nossa equipe de trabalho e digo, sem medo de errar, que faríamos muito mais se tivéssemos em 2005 a experiência que temos agora em 2011”. 
Para Joselito Carneiro de Araújo Junior qualquer governo que pretenda acertar “precisa tirar os vícios daqueles que estão acostumados com o “ralo enorme” por onde são despejados os recursos que deveriam ser divididos com a população” do mesmo modo que “é importante e fundamental que se faça valer a necessidade de agregar aos que querem compromisso os que não têm vícios”.
Ressaltando que a grande dificuldade da maioria dos municípios é a geração de emprego e renda, Junior lembra que exatamente por isso, mesmo antes de ser prefeito de Santa Luz intercedeu junto ao governo do estado pela instalação no município da Andrezza Calçados que hoje oferece 500 empregos em Santa Luz, o que representa a absorção de 3% a 4% da população ativa luzense.  
Analisando o quadro econômico observa que Santa Luz tem uma população de 33 mil habitantes, com cerca de 5.000 pensionistas, 1.500 funcionários públicos, 1.500 famílias trabalham na extração de paralelepípedos e mais 1.000 pessoas  nos campos de sisal o que não é suficiente para impulsionar o crescimento do município. 
“Isso fez a nossa administração lutar pela a vinda da Yamana Gold, assim como ocorreu na época do Rio Salitre, Vale do Rio Doce e da Celulose. 
Nós idealizamos esse sonho dentro da nossa administração, buscamos junto com a empresa que tem capital aberta e investidores que tinham interesse no solo do nosso município e por conta disso viriam recursos não apenas da FF como também da Sefem e assim conquistamos a vinda da Yamana que já é uma realidade e que trará frutos, não para a nossa administração, mas para o município de Santa Luz de acordo com o projeto que começamos a construir em 2005”, conclui .
Fonte: Tribuna da Bahia

SALVADOR - Traficantes presos em flagrante no Pero Vaz:


Fabiano da Hora Santos e Antônio Marcos Marcelino Nogueira, ambos de 24 anos, foram presos em flagrante com 99 “dolinhas” de maconha e 36 pedras de crack, na tarde de quarta-feira (16), por uma equipe de investigadores da 2ª Delegacia Territorial (DT) – Lapinha. A 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) participou da operação.
 
Com extensas fichas criminais, os dois traficantes atuavam no Pero Vaz e Avenida Peixe e já estavam sendo investigados pelos serviços de inteligência das polícias Civil e Militar, que realizaram levantamento dos possíveis pontos de tráfico de droga naquela região. Antônio Marcos foi flagrado comercializando parte do crack em via pública e, depois de preso, delatou Fabiano, que estava na casa onde escondiam o restante da droga.

De 2008 para cá, Fabiano já foi autuado por tráfico de droga, agressão a uma namorada, tentativa de latrocínio e agressão a uma vizinha. O comparsa, Antônio Marcos, desde a adolescência, segundo os policiais da 2ª DT, já cometia delitos, fazendo parte da quadrilha dos traficantes “Cara de Cachorro”, “Cérebro” e “Perninha”, que arrombavam estabelecimentos comerciais da região. Nos últimos seis anos, já foi preso por tráfico, assalto, roubo qualificado, além de ter sido encontrado de posse de um revólver municiado e um veículo roubado.
 
Antônio Marcos também está sendo investigado por uma série de homicídios na Avenida Peixe ocorridos durante confronto entre traficantes, que brigavam por pontos de droga na região. O Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) está à frente das apurações. Autuados em flagrante por tráfico de drogas pela delegada Edeilda Goes, plantonista da 2ª DT, Antonio e Fabiano encontram-se custodiados na delegacia, que fica no bairro da Lapinha.

Polêmica em Barrocas - Vice prefeito tenta derrubar toldo há machadadas:


Tudo começou depois que uma árvore que servia de abrigo para os moto-taxistas foi cortada na calada da noite.
Até o momento não se sabe quem praticou o ato, o fato foi registrada na delegacia de polícia da cidade e deve está sob investigação. O local onde ficam os profissionais está situado em frente a um ponto comercial de propriedade do atual vice-prefeito João da Mota, conhecido como Joanízio, mas encontra-se alugado a um comerciante.
Depois de terem ficado expostos ao sol, os trabalhadores buscaram recursos junto ao comércio, vereadores e até mesmo na Prefeitura Municipal. Com o dinheiro arrecadado foi construído um toldo para que novamente se tivesse sombra para proteger as motos e os profissionais, a maioria pais de família.
Antes de instalar o toldo segundo o líder do grupo, o jovem Márcio, eles foram à prefeitura, lá entregaram um ofício informando da instalação do toldo. Na Prefeitura conversaram com os servidores Elson Mota e Neto, que por sinal é filho de João da Mata (Joanízio). “Ele me disse que tínhamos direito, pois depois de um metro a calçada era pública, sendo 30 centímetros” disse Márcio. O Prefeito também foi consultado em outra oportunidade, e autorizou a instalação do mesmo. Márcio ainda lembra que procurou Jonízio para falar sobre o assunto; “quando tentei falar com ele, ele só me disse que não tinha sido ele quem derrubou a árvore e saiu em seguida”.
Hoje por volta das 20h segundo informações o Vice-Prefeito acompanhado de dois homens chegou no local com um machado em mãos e começou a acertar os ferros, na tentativa de derrabar o toldo. Um dos trabalhadores foi tentar conversar e houve uma discussão; “por pouco ele não me agride, a minha sorte foi Jô que segurou ele, alguns chegaram a correr enquanto ele acertava o ferro e dizia que era autoridade da cidade”. O toldo não foi derrubado, mas ficou danificado e depois do ocorrido deverá ser retirado.
Entre as muitas pessoas presentes as opiniões eram variadas, alguns acham que Joanízio esta certo, pois o toldo está com dois pés sobre o passeio, outros dizem que ficaria na frente do comércio. Mas há que defenda os moto-taxistas, garantindo que o toldo está na rua e a rua é pública. Todos concordam que a atitude do vice-prefeito foi infeliz, pois poderia se resolver tudo conversando, sem a necessidade de chegar ao ponto que chegou.
Perguntado o que aconteceria depois daquele momento, o trabalhador se emocionou, chorou e quase não conseguiu falar, mas disse: “Eu tô feliz porque o que fiz foi por amor a profissão, só queremos trabalhar em nossa terra, só trabalhar, ganhar nosso dinheiro honestamente” disse com lagrimas nos olhos, e concluiu dizendo; “queremos resolver na paz, para poder continuar trabalhando”.
Moto-Taxistas de outro ponto se juntaram aos colegas.
Outro moto-taxista que pensando na filha saiu correndo ao ver o homem descer do carro com o machado disse que lamenta a situação, pois são trabalhadores.
No mesmo horário acontecia a cessão da Câmara Municipal, mas nenhum vereador foi visto no local, resta saber quanto dos nove buscara pelo menos um entendimento, sabe-se que quando uma moto ou um arruaceiro é preso logo surgem alguns deles, desta vez como se trata de trabalhadores todos devem apoiar os pais de família barroquenses. Pelo menos é o que se espera.
A instalação começou hoje cedo e ninguém apareceu para tratar do assunto.
Fonte: A Nossa Voz/Por Rubenilson Nogueira