TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ICHU-Realizada Audiência Pública para implantação do código Sanitário Municipal

Hoje, 21 de setembro de 2017, o Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária, realizou a Audiência Pública para Implantação do Código Sanitário Municipal. 

Esse evento contou com a participação do Presidente do Conselho Sr. Adailton Conceição, o Secretário de Administração Gustavo Heuter representando o Prefeito Carlos Santiago, a Secretária Municipal de Saúde Sra. Nailana Silva, Vereadores Celidalva, Arraia, Lúcia  e William, a representante da Vigilância Sanitária  Estadual Sra. Emanuela Rios e a Coordenadora da Vigilância Sanitária Sra. Arlete Santiago. O Ministério Público foi convidado, porém nos respomdeu justificando a impossibilidade.

ICHU-Realizada Palestra aberta sobre o Setembro Amarelo

 Com o objetivo de abordar um tema complexo, desafiador e profundo que é o suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde através do Psicólogo Leonam Castro,  aconteceu na última terça feira, 19 de Setembro de 2017, uma palestra de conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao Suicídio trazendo o assunto para a discussão com enfoque na Depressão, Ansiedade e Suicídio.

Bolsa Família: saiba como ativar o cartão que permite sacar o benefício

Brasília – Quem acabou de entrar no Bolsa Família deve ficar atento a algumas etapas que antecedem o saque do benefício. As famílias selecionadas para participar do programa recebem em casa um cartão, enviado pelos Correios, que precisa ser ativado. Só então ele poderá ser usado pelo beneficiário para retirar o dinheiro, que é repassado todos os meses pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Para ativar o cartão, o responsável familiar deve ligar gratuitamente de qualquer telefone, fixo ou celular, para o número 0800 726 0207 solicitando o desbloqueio e a liberação para o cadastramento da senha. Em seguida, é preciso ir a uma lotérica para assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão. Neste momento, também será cadastrada a senha do beneficiário, caso tenha sido feita a liberação prévia por telefone. Após o cadastramento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico para ativá-lo. Também é indispensável apresentar um documento de identificação para realizar o procedimento. A ativação do cartão e cadastramento da senha também podem ser feitos diretamente em qualquer agência da CAIXA.

Capela: Polícia Civil prende em flagrante homem com arma

Na última terça-feira (19), o Delegado de Polícia Civil de Capela do Alto Alegre, Igor Spock, junto com Investigador da Polícia Civil, Gilberto, dirigiram para um endereço no bairro conhecido Rua do Açude, na sede deste município, para cumprimento de mandado de busca e apreensão, aonde chegou informação de que um homem conhecido como Mauro estava portando arma de fogo em via pública.

Polícia Militar divulga resultado provisório do concurso para Formação de Oficiais e do Corpo de Bombeiros

O resultado provisório da 1ª etapa do concurso para a formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (CBMBA) foi divulgado na manhã desta desta quinta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado (confira a lista). 
Foto: Divulgação
O boletim individual que constará as notas do candidato será disponibilizado a partir das 12h, no site da Uneb e da Consultec. Para ter acesso, o candidato deverá registrar a data de nascimento e o número de inscrição ou o CPF.

Após privatização saiba como está o funcionamento do Cartório de Registro Civil em Ichu

O município de Ichu conta com três Cartórios, sendo Protestos de Notas, Registro de Imóveis e de Registro Civil de Pessoas Naturais. Os dois primeiros continuam em funcionamento no prédio do antigo Fórum, porém há mais de trinta dias que o de Registro Civil foi transferido para a Praça da Matriz após privatização pelo Tribunal de Justiça da Bahia. 
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais funcionando na Praça da Matriz
A privatização dos cartórios extrajudiciais na Bahia foi determinada pela Lei 12.352, de 8 de setembro de 2011.

Vídeo: Audiência pública sobre a implantação do código Sanitário em Ichu.

O evento foi promovido pelo Conselho de Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal
 
Redação Ichu Notícias

Ichu: Colégio Santo Antonio em Barra realizará nesta sexta-feira o 1º Chá Literário

O Colégio Santo Antonio no povoado de Barra em Ichu realizará durante todo o dia desta sexta-feira, 22, o 1º Chá Literário.
Essa atividade tem o objetivo de despertar o interesse e o prazer pela leitura nos educandos, bem como as habilidades de compreensão e expressão oral, intensificar as habilidades de leitura, escrita, convívio social, concentração e memorização apresentadas pelos alunos e criar o hábito da leitura, considerando-o um instrumento de auto realização, interação social e qualificação para o trabalho e aquisição cultural.

Coité – Realizada primeira audiência para ouvir testemunhas de supostas compras de votos nas eleições municipais de 2016

Advogados Sávio Mahmed Qasen Menin e Lillian Maria Santiago Reis (E) atuaram
em favor de Vertinho e Renato e os advogados Jeronimo Mesquita, Yuri
Arleo e HugoVasconcelos Loula em favor de Assis e Val, e Marinaldo
Alves “Macarrão” / Foto Raimundo Mascarenhas
Aconteceu nesta quarta-feira, 20, no Fórum Durval da Silva Pinto em Conceição do Coité, a primeira audiência para que a justiça, representada pela promotora Grace Inaura da Anunciação Melo, representante do Ministério Público Estadual e o juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité Gerivaldo Alves Neiva, ouvissem as testemunhas apresentadas pelos advogados da Coligação “A Voz do Povo” encabeçada por Vertinho e Renato, derrotada nas eleições municipais de 2016.

Ichu: Revogada a Lei que dispõe sobre a vedação da cessão e uso de bens públicos vinculados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Foi publicada no Diário Oficial do Município a Portaria 013/2017 revogando a Portaria 012/2017, onde o Secretário Municipal de Educação e Cultura Carlos Herivelton Coelho Santos determinava que estava vedada a cessão e uso de bens públicos vinculados à Secretaria Municipal de Educação para particulares.
A decisão do Secretário de proibir o uso se dava pela observância que alguns prédios públicos, notadamente escolas e demais unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, vinham sendo cedidos de maneira irregular para uso de particulares em eventos desvinculados da finalidade dos imóveis.
 
Segundo observado na Portaria anterior o uso desses bens públicos estava onerando demasiadamente os cofres públicos, na medida em que não havia zelo pelos particulares, os quais promoviam, gasto excessivo de água, energia, inclusive chegando em alguns casos a se verificar danos ao patrimônio público.
 
O caso gerou repercursão a favor e contrária, com isso o Secretário foi convocado a participar da Sessão da Câmara da última terça-feira, 19, para prestar esclarecimentos sobre o assunto, tendo o mesmo dado sua versão, porém preferiu optar pela revogação, mas não abrindo mão do controle para que determinados eventos não prejudiquem o bom uso e cuidado com os espaços pertencentes a Secretaria de Educação.
 
Redação do AL Notícias