TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 30 de março de 2020

Equipe da Vigilância Epidemiológica faz visita técnica a Feira Livre de Tanquinho e passa orientações de prevenção ao Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica esteve no último sábado (28) na feira livre do município de Tanquinho. As visitas têm como objetivo, orientar os feirantes e consumidores sobre a prevenção do Coronavírus.
De acordo com o Decreto editado pelo Governo Municipal, apenas vendedores ambulantes da Cidade podem participar da Feira Livre, uma das medidas adotadas para evitar a chegada do Covid-19 a Tanquinho.

Prefeitura Municipal de Tanquinho Atualiza Boletim Informativo de Prevenção ao COVID-19

A Atualização foi às 14 horas desta segunda-feira dia 30 de março de 2020
A Prefeitura Municipal de Tanquinho através da Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio da Vigilância Epidemiológica, informar que CONTINUAMOS SEM REGISTRO DE CASOS DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO. 

Brasil registra 159 mortes e 4.579 casos do novo coronavírus, aponta Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde atualizou os números do coronavírus. Até esta segunda-feira (30), houve 159 mortes e 4.579 pessoas infectadas pela Covid-19 no Brasil, segundo a atualização divulgada nesta tarde.
Foto: Divulgação
São 23 óbitos a mais que o boletim divulgado pela pasta no último domingo (29) e 323 casos de infecção diagnosticados oficialmente em território brasileiro em 24h.

Dois homicídios registrados nesta segunda em Feira de Santana

A Polícia Civil registrou dois homicídios na tarde desta segunda-feira (30) em Feira de Santana. Por volta das 15h, um montador de móveis foi assassinado a tiros na Rua História de Amor no bairro Gabriela.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Segundo informações, Anderson Costa recebeu uma ligação marcando um trabalho, pegou um mototaxista e em seguida foi assassinado. A vítima morava na Rua Landulfo Alves, no bairro do Sobradinho.

5 detentos tentam fugir do Conjunto Penal de Feira de Santana na madrugada desta segunda-feira (30)

Cinco internos do Conjunto Penal de Feira de Santana tentaram fugir na madrugada desta segunda-feira (30). É a segunda tentativa de fuga neste mês, na unidade. Segundo o capitão Alla Araújo, diretor do conjunto penal, os presos tentaram fugir por volta das 2h30 por um pequeno buraco que fizeram na parede.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
“Verificamos uma movimentação, por volta das 2h30 da manhã, no pátio do pavilhão 3, onde os policiais penais identificaram cinco presos que conseguiram sair da cela 15 construindo uma espécie de buraco na cela e tendo o acesso ao pátio do pavilhão. Ao avistar os policiais penais que estavam de serviço, um deles conseguiu transpor o muro e foi capturado ainda no perímetro interno da unidade. Os outros quatro ao serem visualizados se renderam e se entregaram”, informou o diretor do presídio ao Acorda Cidade.

Mulher de 26 anos recém-chegada de Salvador a Feira é diagnosticada com coronavírus

Uma mulher de 26 anos de idade, recém-chegada de Salvador a Feira de Santana, foi diagnosticada com coronavírus. Não está definido, por enquanto, se será considerado mais um caso local ou vinculado a capital baiana, uma vez que ela se encontra nesta cidade há apenas 13 dias. A informação é da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
O resultado foi liberado nesta segunda-feira (30), pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). O exame foi realizado pois ela teve contato com um caso suspeito de Covid-19 em uma unidade de saúde de Salvador.

R. do Jacuípe: Reunião decide que comércio continuará fechado até 21 de Abril

Foi acordado em reunião extensa realizada no Centro Administrativo de R. do Jacuípe (CARJ) na manhã desta segunda-feira (30), que o comércio local se manterá fechado até dia 21 de abril, como continuidade nas medidas de proteção ao COVID-19.
Foto: ASCOM
De acordo com Edvando Marinho, presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), foi sugerido que pudesse reabrir as lojas, porém adotando algumas medidas, como alternar o número de funcionários nas lojas e restringir a quantidade de pessoas no mesmo ambiente, e todas as medidas de higiene, mas mesmo assim, a maioria entendeu que o melhor seria a continuidade do fechamento.

Governo amplia Bolsa Família para mais de 14 milhões de lares

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou nesta segunda-feira (30) a inclusão de 1,220 milhão de famílias na lista de beneficiários do Bolsa Família para receberem os recursos a partir de abril.
Foto: Reprodução
“No governo Bolsonaro, nós temos pela primeira vez na história, o número de mais de 14.290 milhões de famílias no programa Bolsa Família”, afirmou.

Brasil recebe 500 mil kits de teste rápido para coronavírus

O primeiro lote com 500 mil kits de teste rápido para o coronavírus (Sars-CoV-2) chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta segunda-feira (30). Mais 4,5 milhões de unidades restantes serão entregues ao longo do mês de abril, de acordo com a Vale, que adquiriu os kits e os doará ao governo brasileiro, que cuidará da sua logística de distribuição no país.
Foto: Vale / Divulgação
O teste, produzido pela empresa chinesa Wondfo, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite ter um resultado em apenas 15 minutos, segundo o G1.

De forma unânime, Senado aprova coronavoucher

O Senado aprovou nesta segunda-feira (30), por unanimidade, o projeto de lei do “coronavoucher”. O texto institui o valor de R$ 600 a trabalhadores informais durante a crise da pandemia do coronavírus.
Foto: Jane de Araújo / Agência Senado
Segundo o portal Metrópoles, na Casa, foi ampliado também o voucher para o trabalhador em contrato intermitente – cuja jornada de trabalho depende da demanda. É o caso de cozinheiros, faxineiros e garçons, por exemplo, que são convocados neste formato.

Bahia registra segunda morte por coronavírus; vítima estava internada no Aliança

O secretário de Saúde do estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas confirmou a segunda morte pelo novo coronavírus na Bahia. Trata-se de um homem de 64 anos que era diabético e hipertenso. A vítima estava internada no Hospital Aliança, em Salvador.
Foto: Divulgação
“Com muita tristeza uno-me aos familiares, amigos e profissionais do Hospital Aliança que travaram uma longa batalha pela vida de um paciente de 64 anos, previamente hígido, segunda vítima fatal do #COVID?19 na Bahia”, escreveu o secretário.

São Domingos – Homem que testou positivo o novo Coronavírus se recupera bem e nenhum familiar apresentou sintomas; diz secretário

O secretário Municipal da Saúde de São Domingos, município localizado no território do Sisal, Izaque Neto, em mensagem enviada ao CN, informou que o homem que testou positivo o novo Coronavírus, cuja idade e identificação não foram divulgadas, passa bem e encontra-se em isolamento social, recebendo todos os cuidados, monitorado e acompanhado todos os dias pela vigilância epidemiológica. “Ele está bem e a família não apresentou sintomas”, tranquilizou Izaquinho, como é conhecido o secretário.
Foto: ASCOM PMSD
Neto relatou também que os cuidados foram redobrados no município e quando teve este primeiro caso suspeito, foi orientado a ficar isolado, assim como os membros da família a que tiveram o contato direto com ele, “mas até o momento não tivemos outros casos”, tranquilizou.

Com 20 casos nas últimas 24 horas Bahia chega a 176 casos confirmados de Covid-19

A Bahia registra 176 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,3% do total de casos notificados. 
Até o momento, 1.393 casos foram descartados e houve um óbito confirmado no último sábado. Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (30). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Deputado Osni lança ‘desafio do bem’ para empresários e políticos ajudarem no combate ao coronavírus

O deputado estadual Osni Cardoso lançou um desafio durante transmissão ao vivo no seu Facebook no domingo (29). Como já havia comunicado, o parlamentar confirmou a doação de seu salário do mês de março para reforçar o combate ao coronavírus e aproveitou para convocar empresários e políticos de Serrinha a fazerem o mesmo ou contribuírem de outra forma.
Lucas Chicabana, Adriano Lima, Berg Aragon, Doutor Ferreirinha, Chiquinho da Só Gelo, Edvaldo da Bela Vista, Vitor Gordo, Lulu e Vadinho Serra foram chamados pelo deputado para reforçar a luta, além dos vereadores da cidade. “Nesse momento, tem gente que está precisando muito, tem gente que está precisando menos, tem gente que não precisa e tem gente que tem sobra. Então, principalmente quem tem sobra, está na hora de ser humano, tem que ajudar as pessoas. Vamos todo mundo chegar junto um pouquinho, porque é nessa corrente que a gente vai se proteger”, disse Osni.

Prefeito de Nova Soure anuncia ‘mais um caso’ confirmado do Coronavírus no município

O prefeito de Nova Soure, Luís Cássio de Souza de Souza Andrade (PSD) menos de uma semana depois de usar as redes sociais para informar a população do teste positivo da Covid-19 de uma médica que atendia a população de uma comunidade rural, voltou a gravar um vídeo na manhã desta segunda-feira, 30, para informar de um segundo caso.
De acordo com Cassinho como é conhecido o gestor, trata-se de uma mulher que já se encontrava em quarentena desde o momento que apresentou os sintomas e que sua saúde é estável, “ela tem sido bem obediente, nossa equipe está indo na casa dela para fazer a coleta do material dos membros da família e peço a todos que siga as normas, vamos ter fé em Deus que venceremos e teremos o mínimo de caso possível em nossa cidade. É uma luta árdua e peço a ajuda de todos na conscientização das pessoas que temos que vencer esta batalha.

Informe sobre o novo Coronavirus em animais


Ichu: Câmara aprova projeto que beneficiará organizações da sociedade Civil - OSC, dentre elas a ACTAMARES

Sem a presença do público devido o enfrentamento ao novo Coronavirus, a Câmara Municipal de Ichu, na região sisaleira do Estado da Bahia, realizou na tarde desta segunda-feira, 30 de março, uma sessão extraordinária para aprovação de um projeto do poder executivo que estava na casa desde o dia 04 de março.
O PL 004/2020 "autoriza o poder executivo municipal a celebrar convênios, contratos, aditivos, parcelamento de dívida, confissão de dívida, concessão de garantia do principal encargos e operação de crédito em caráter irrevogável e irretratável, com órgãos e/ou entidades da administração pública, direta e indireta, da União Federal, do estado da Bahia e de municípios, com instituições financeiras públicas e/ou privadas, órgãos e/ou organismos nacionais e internacionais, organizações da sociedade Civil - OSC, e dá outras providências correlatas".

Prefeito de Serrinha flexibiliza decreto e comércio volta a funcionar parcialmente; veja o que abre

O prefeito Adriano Lima (PP) anunciou na noite deste domingo (29) que vai flexibilizar o decreto que regula atividades comerciais para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Alguns pontos comerciais da cidade voltam a funcionar a partir desta segunda-feira (30).
A flexibilização vale para o mercado municipal José Santana Lima, supermercados, açougues, frigoríficos, granjas, peixarias, hortifrútis, pet shops, lojas de alimentos para animais, lojas de produtos veterinários e lanchonetes de postos de combustíveis.

Após denúncia, homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Araci

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste), por volta das 20h deste sábado (28), receberam uma denúncia anônima informando que um indivíduo estaria comercializando drogas no povoado Barreira, na zona rural de Araci.
A equipe policial se deslocou para verificar e, ao chegar, deparou-se com um homem em atitude suspeita. Após buscas, foi encontrada uma sacola plástica contendo cocaína e uma balança de precisão. Também foi encontrada uma espingarda calibre 32 com numeração suprimida.

Covid-19: Boletim da prefeitura de Serrinha aponta 17 casos descartados e 10 suspeitos

De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura de Serrinha, na noite deste domingo (29), houve alteração nos dados relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) no município, nas últimas 24 horas. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde investiga 10 casos suspeitos, enquanto 17 foram descartados. A cidade continua sem caso confirmado.
A prefeitura também reforçou a importância da população no trabalho de combate à doença. "É importante que a população leve a sério a atual situação e siga as orientações das medidas preventivas, como lavar sempre as mãos com água e sabão, evitar aglomerações e se manter em casa", disse em nota. 

Secretaria Municipal de Saúde monitora caso suspeito de Coronavírus em Ichu

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu - Ba, através de Nota Informativa nº 03/2020 de 30/03/2020, informa a população que foi notificado um caso suspeito de COVID-19 em que uma paciente encontra-se estável, conforme avaliação médica, em isolamento domiciliar por 14 dias e em monitoramente pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
Arlete Santiago (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica) do município de Ichu enviou dois audios ao AL Notícias, tendo a mesma ratificado a nota assinada por ela e pelo Secretário de Saúde sobre a investigação do caso suspeito, bem como o repúdio por alguma pessoa ter adulterado a Nota Informativa indicando, um nome fictício como sendo a que está em avaliação.

Após 'tour' pelo DF, Bolsonaro estuda decreto para liberar trabalho sem isolamento

Depois de realizar um tour pelo Distrito Federal (relembre aqui) neste domingo (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estuda expedir um decreto na segunda (30) para liberar o retorno às atividades de trabalhadores durante a quarenta do coronavírus.     
“Estou com vontade de baixar um decreto amanhã. Toda e qualquer profissão legalmente existente ou aquela que é voltada para a informalidade, se for necessária para levar sustento para seus filhos, para levar um leite para seus filhos, arroz e feijão para sua casa, vai poder trabalhar”, disse Bolsonaro, sem entrar em detalhes. 

Coité: Com apoio da PM e GM Vigilância Epidemiológica fecha bares na sede e zona rural do Município

Depois de decretar “toque de recolher”, das 20h às 5h, publicado no diário oficial do município de segunda-feira, dia 23, por causa do novo coronavírus, uma força tarefa envolvendo quatro veículos da Guarda Municipal, um da vigilância epidemiológica e uma viatura da PM tiveram muito trabalho nas noite de sábado entrando pela madrugada e noite de domingo, pra atender as diversas chamadas para conter aglomeração de pessoas em bares com as portas entreabertas. Um repórter do CN acompanhou a operação.  
A operação começou pelos povoados São João e Caruaru, onde pessoas encontravam-se aglomeradas nos passeios “batendo papo”, os moradores não resistiram aos pedidos da GM para que fossem para casa, após explicarem a necessidade de evitarem aglomeração.

Suspensa temporariamente por conta do Coronavírus, apenas três comerciantes do ramo de alimentos comparecem a feira de livre de Ichu nesta segunda-feira (30).

Visando evitar aglomerações e seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Ichu já tomou várias medidas para evitar a propagação da COVID - 19 (Coronavírus) determinando o fechamento de várias vertentes do comércio local, além de proibir a realização da feira livre que em Ichu acontece às segundas-feiras.
 
Apesar do Decreto, talvez por não ter se atentado, dois comerciantes oriundos do município de Conceição Coité do ramo de alimentos como verduras, legues e frutas compareceram, bem como um comerciante que atua no segmento de açougue (liberado pelo decreto), abriu seu estabelecimento.