TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Tanquinho: Boletim Informativo Atualizado de Prevenção ao Covid-19 - Atualizado às 10h30min do dia 03/04/2020.

A Prefeitura Municipal de Tanquinho através da Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio da Vigilância Epidemiológica, informar que o trabalho de monitoramento está sendo feito rigorosamente com todos os recém chegados ao município, de outras Cidades e/ou Estados. Sendo que o apelo que está sendo feito para que os tanquinhenses que estão fora não venha para Cidade, nos deixa com poucos casos de monitoramento. Vale ressaltar que NÃO TEMOS REGISTRO DE CASOS DE CORONAVÍRUS NA CIDADE.
Por tanto tranquilizamos a população quanto aos casos notificados de monitoramento, trata-se tanquinhenses, que estão chegando de outras Cidades ou Estados, principalmente onde tem casos confirmados de contágio do COVID-19, e estão sendo adotadas medidas e protocolos de acordos com as orientações do Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Feira tem 21 casos de coronavírus; mulher contraiu doença após contato com infectado

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana divulgou na noite desta sexta-feira (3), que a cidade tem mais um caso confirmado do novo coronavírus: Trata-se de uma mulher de 37 anos de idade que contraiu a doença através de contato com uma pessoa infectada. Segundo a prefeitura, ela está em isolamento domiciliar, e encontra-se estável.
Agora são 21 os registros de infecção por coronavírus em Feira, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. Um caso confirmado na cidade está em investigação de domicílio. É o caso do homem de Sertãozinho (SP) que veio a Feira de Santana a trabalho. O mesmo, no entanto, afirma que adquiriu a doença na cidade (confira aqui)

Coité: Prefeito anuncia primeiro caso confirmado do Coronavírus

O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis, divulgou um vídeo no início da noite desta sexta-feira, 03, confirmando o primeiro caso do Coronavírus (Covid-19) no Município. Trata-se de uma mulher de 61 anos que reside em Camaçari e esteve visitando parentes em Coité.
De acordo com o prefeito a mulher no período que esteve na residencia da família apresentou os sintomas, a equipe de vigilância epidemiológica do município coletou o material e encaminhou para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN) em Salvador, e hoje o resultado chegou testando positivo.

Idosa é morta numa suposta tentativa de assalto na zona rural de Coité (atualizada)

O crime aconteceu na Fazenda Tanque da Baraúna no fim da manhã desta sexta-feira, dia 03 de abril.
Uma mulher de 81 anos foi brutalmente assassinada no fim da manhã desta sexta-feira, 03, na Fazenda Tanque da Baraúna, distante 1 km do Povoado Cantinho no município de Conceição do Coité, supostamente após sofrer tentativa de assalto quando estava sozinha em casa.

Itapetinga tem primeira caso do novo coronavírus confirmado após morte de infectada

A cidade de Itapetinga teve o primeiro caso do novo coronavírus confirmado nesta sexta-feira (3). O teste foi realizado no Laboratório Central (Lacen), após a  vítima dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na última quarta-feira (1), e falecer. Rafaela de Jesus Silva de 28 anos tinha quadro de insuficiência respiratória, fortes dores de cabeça e febre.
Diante do quadro grave e do óbito repentino, a Secretaria Municipal de Saúde fez a coleta do material para teste de COVID-19 e encaminhou para o Lacen, que confirmou o diagnóstico de Coronavírus nesta sexta-feira (3), segundo o Blog Sudoeste Hoje.

Apoiador de Bolsonaro, Carlos Vereza diz que 'tirou time de campo' após ataques a Mandetta

Veterano da dramaturgia e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o ator Carlos Vereza anunciou nas redes sociais, nesta sexta-feira (3), que encerrará as postagens abertas ao público.
A iniciativa foi tomada após ele publicar, na quinta-feira (2), uma opinião sobre a conduta de Bolsonaro diante dos posicionamentos do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Estava tentando defender Bolsonaro, não tanto por ele, mas pela normalidade das instituições. Mas ele desautorizar publicamente o ministro da Saúde por ciúmes, não dá mais. Tirei o time”, escrevera.

Bahia tem 63 pacientes recuperados da Covid-19; 178 foram identificados pela busca em hospitais

Dos 290 casos do novo coronavírus confirmados no estado da Bahia (reveja aqui), 63 já estão recuperados. Os dados foram revelados pela secretaria de saúde da Bahia nesta sexta-feira (3).
Já durante a busca ativa em hospitais do estado por parte do órgão, foram identificados no período de 27/03 a 03/04, 178 pacientes encontram-se internados, sendo que 35 são confirmados para COVID-19 (17 em UTI, 11 em enfermaria e 07 estão sem informação) e 143 casos estão como suspeitos e em monitoramento, aguardando resultado laboratorial.

Brasil tem 359 mortes e 9.056 casos confirmados de Covid-19, diz MS

O Brasil registra 9.056 casos confirmados e 359 mortes em decorrência do novo coronavírus, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (3).  Ainda de acordo com a pasta, a taxa de letalidade é de 4%.
O número de casos confirmados aumentou em 1.146 em relação ao balanço divulgado nesta quinta (2), que registrou 7.910. Foram 60 óbitos a mais do que o último balanço. O número anterior foi de 299.

Com 23 novos casos nas últimas 24 horas, Bahia contabiliza 290 confirmações de Covid-19 e seis óbitos

Nas últimas 24 horas foram registrados 23 casos do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia que agora contabiliza 290 casos confirmados da doença, o que representa 4,5% do total de casos notificados, a informação é da SESAB.
Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve seis óbitos, cinco residentes em Salvador, que apresentavam comorbidades associadas, e outro em Utinga. O caso do interior do estado estava como óbito suspeito e, após investigação, foi confirmada a causa da morte por Covid-19. Era um homem de 80 anos com doença cardíaca preexistente. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (3). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 35 encontram-se internadas.

Bahia registra primeira morte no interior por coronavírus; caso aconteceu em Utinga

A Bahia registrou mais uma morte nesta sexta-feira pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 80 anos, morador de Utinga, na Chapada Diamantina, que tinha doença cardíaca preexistente. É a primeira morte ocorrida no interior do estado.  
De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), até o fim da tarde desta sexta-feira (3), foram 290 casos confirmados em decorrência da Covid-19.

Polícia de MG identifica autor de vídeo falso sobre desabastecimento em Ceasa

Através de câmeras de segurança  da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Polícia de Minas Gerais identificou o autor de um vídeo com informações falsas sobre desabastecimento postada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Após a publicação ser desmentida, Bolsonaro apagou a postagem e pediu desculpas (leia mais aqui). Segundo a Polícia Civil, Edson Venâncio, de 48 anos, escolheu um ângulo para que desse a falsa impressão de que o local estava vazio. Ele foi intimado para depor e deve ser ouvido na próxima semana.

Paciente com Covid-19 em Feira saiu andando da UPA para o hotel por falta de ambulância

Um homem de 31 anos, do município de Sertãozinho (SP), que está em Feira de Santana há trabalho desde o dia 18 de fevereiro, foi diagnosticado com covid-19, porém a Secretaria de Saúde do Município não o reconhece como um caso da cidade (Veja aqui). O paciente, por sua vez, afirmou ao Acorda Cidade que começou a sentir os sintomas em Feira de Santana e fez um desabafo sobre o atendimento que teve. Ouça o relato em áudio
“No dia 20 eu comecei a me sentir não tão bem, comecei a ter alguns sintomas e não procurei um médico de imediato porque eu já estava perto de ir para casa então achei que dava para aguentar. Eu não relacionei em nenhum momento com a Covid-19, mas no domingo começou a dar uma piorada. No sábado, dia 21, começaram os sintomas com coriza, calafrios e suar muito, ai na segunda começou a dor no peito, uma dor muito forte, com dificuldade para respirar. Pela tarde aumentou, foi quando eu procurei um médico na unidade próximo ao Clériston e o médico já me colocou em isolamento. Seguiu todos os protocolos e o médico mandou eu voltar para o hotel, que o pessoal da vigilância iria manter o contato e coletar o material fazer o exame. Ai da terça-feira, o pessoal veio na quinta-feira coletar o material. O resultado saiu agora testando positivo para Covid-19. Estou tendo contato com o pessoal da vigilância e por duas vezes tive que voltar para a UPA porque eu estava sentindo muita dor e dificuldade para respirar. Ontem, depois que foi confirmado, fui na policlínica da Queimadinha e entrei em contato com o pessoal da vigilância. Eles mandaram o Samu vir me buscar, era por volta das 11h20, me levaram para a policlínica, fiz gasometria e fiquei aguardando a tomografia. Eles foram levar o almoço 15h30, um almoço totalmente com desvio de uma pessoa que está doente. Fiquei aguardando quando foi 17h pouco me levaram para o Hospital Clériston Andrade para fazer a tomografia, depois me levaram de volta para a policlínica. A médica infectologia foi lá me ver e disse que meu exame de tomografia deu normal e queria me dá alta”, disse o paciente ao Acorda Cidade.

Itaú e Santander anunciam fechamento temporário de três agências em Feira de Santana

Os bancos Santander e Itaú anunciaram o fechamento de unidades em Feira de Santana, de forma temporária, devido ao coronavírus. 
Segundo Edmilson Cerqueira, diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários, essa medida só deve prejudicar a população, pois irá reduzir as possibilidades de atendimento, aumentando a aglomeração de pessoas nas outras agências que irão se manter em funcionamento.

Moradores de Queimadas e Cansanção registram desembarque de pessoas em ônibus na manhã desta sexta-feira

Dezenas de pessoas muito possivelmente vindas de São Paulo desceram do veículo e causa preocupação pela falta de inspeção de vigilâncias epidemiológicas dos municípios
Desembarque no Centro de Queimadas
Preocupados com a onda do Coronavírus os moradores das cidades da região sisaleira estão muito atentos com a chegada de ônibus e estão agindo como verdadeiros agentes fiscalizadores, pois, tanto os ônibus de turismos quanto os que diariamente fazem o roteiro legal no caso o da Empresa Gontijo que faz o itinerário Monte Santo/São Paulo, São Paulo/Monte Santo, mas que nas últimas duas semanas vinha sendo inspecionado, porém na manhã desta sexta-feira, 03, populares registram a chegada de um ônibus da Gontijo na cidade de Queimadas e conforme um vídeo não tinha nenhuma equipe de saúde fazendo a inspeção.

Secretaria de Saúde registra quinta morte por coronavírus na Bahia

A Secretaria de Saúde da Bahia comunicou na manhã desta sexta-feira (3) a quinta morte por coronavírus no estado. Segundo a nota, a paciente era uma mulher de 41 anos, hipertensa, asmática e obesa. Ela estava internada com os sintomas da doença dede o dia 24 de março em um hospital público de Salvador.
Até a última quinta (2), a Sesab divulgou 267 casos confirmados da doença. Destes, 167 se concentram na capital baiana. No total, são cinco óbitos confirmados.

TCM Orienta Prefeitos sobre gastos durante pandemia

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Plínio Carneiro Filho, recomendou cautela aos prefeitos quando da execução de gastos públicos em ações para enfrentar a calamidade pública gerada pela pandemia de Covid-19. Explicou que a situação excepcional flexibiliza, mas não elimina as regras que devem ser obedecidas pela administração e as normas para os investimentos públicos. 
Divulgação TCM
Ele lembrou os gestores sobre os limites impostos pela legislação e as imposições constitucionais, e reafirmou que o TCM está com suas equipes técnicas de plantão para orientar, de modo a evitar eventuais desvios que podem, no futuro, gerar sanções aos administradores. 

Coronavírus: Equador tem dificuldade para recolher corpos em casas e ruas.

O Equador tem enfrentado problemas com o serviço funerário por causa da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, especialmente com o recolhimento de corpos das pessoas que morreram em casa ou nas ruas. 
Corpos ficam espalhados nas ruas de Guaiaquil durante a pandemia do Covid-19
Apenas na cidade de Guaiaquil, a Polícia Nacional informou que foram mais de 300 cadáveres recolhidos entre os dias 23 e 30 de março, segundo dados publicados pelo jornal El Comercio. No primeiro dia do levantamento, foram dois corpos. 

Empresa chinesa cancela compra de respiradores pela Bahia; carga está nos EUA

Em nome do Consórcio do Nordeste, o governo da Bahia havia fechado a compra de 600 respiradores artificiais com uma empresa fornecedora da China. Mas o contrato, no valor de R$ 42 milhões, foi cancelado pela empresa no início desta semana, sem maiores explicações.
"Alegaram apenas razões técnicas", disse o secretário da Casa Civil do estado, Bruno Dauster, à Folha de S. Paulo. A empresa, cujo nome não foi divulgado, justificou que a carga teria outro destino, mas não especificou qual.

Homem de 79 anos é a quarta vítima do coronavírus na Bahia

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou na manhã desta sexta-feira (3) a quarta morte por causa do novo coronavírus no estado. Segundo a pasta, trata-se de um homem de 79 anos com comorbidades associadas. Ele estava internado em um hospital privado de Salvador desde o dia 15 março.
O último boletim da Sesab divulgado na última quinta-feira (2) indicou o número de 267 casos confirmados no estado. A capital baiana tem 167 infectados. De todos os casos, 43 estão curados da doença e 33 estão internados.

Colbert Martins sanciona lei que 'congela' preços de produtos e serviços em Feira

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), sancionou uma lei que proíbe o aumento do preço de produtos e serviços na cidade "sem justa causa" enquanto durar o Estado de Calamidade Pública.
Os preços considerados pelo município - e que não poderão ser alterados sem justa causa por comerciantes e prestadores de serviço - são os praticados em 1º de março. A sanção está no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (03).

‘A sociedade não aguenta ficar três meses parada’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro defendeu novamente o fim do isolamento social como método para enfrentar o coronavírus. Ele comparou para apoiadores, na saída do Palácio do Alvorada, o vírus “a uma chuva. Vai molhar 70% de vocês”.
“Desses 70%, uma pequena parte vai ter problema sério. O que estão fazendo é adiar para ter espaço nos hospitais. Mas tem um detalhe: a sociedade não aguenta ficar dois, três meses, parada. Vai quebrar tudo”, disse o presidente.

Mandetta diz para aliados que quer sair, mas vai deixar decisão com Bolsonaro

Criticado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta confidenciou a aliados em conversas recentes que deseja deixar o cargo. A informação é da Coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
Apesar disso, Mandetta afirmou, segundo relatos, que não vai pedir para sair e que vai deixar nas mãos de Bolsonaro a decisão de lhe tirar em meio a uma crise.

Investigação aponta que 1ª morte por coronavírus no Brasil ocorreu em janeiro, diz ministério

A primeira morte causada por coronavírus no Brasil ocorreu em 23 de janeiro, mais de um mês antes daquele que foi confirmado como o primeiro caso. De acordo com o Ministério da Saúde, a descoberta é resultado de uma "investigação retrospectiva" dos pacientes internados com quadros de síndrome respiratória aguda grave.
A paciente que agora é considerada a primeira a ter Covid-19 no país tratava-se de uma mulher de 75 anos, que era moradora de Minas Gerais.

Polícia de Feira de Santana registra 44 homicídios e 2 latrocínios em março

Com 44 homicídios, março de 2020 foi o mais violento dos últimos três anos em Feira de Santana. Além dos 44 homicídios, a polícia também registrou dois latrocínios (roubo seguido de morte), totalizando 46 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Deputado Osni Cardoso pede suspensão da cobrança de empréstimos consignados de servidores do Estado da Bahia

O deputado estadual Osni Cardoso (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quinta-feira (2), um projeto de lei solicitando a suspensão das cobranças de empréstimos consignados, com desconto em folha, contraídos por servidores públicos estaduais, junto a instituições financeiras.
A proposta deverá ter vigência por 90 dias ou enquanto durar a pandemia do COVID-19. As parcelas que ficarem em aberto durante este período, deverão ser acrescidas ao final do contrato, sem incidência de juros e multa.

Carta aberta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ichu aos Estudantes e Famílias.

CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES E FAMÍLIAS.
Em cumprimento com o que determina o Decreto Estadual nº 19.549 de 18 de março de 2020 que declara a situação de emergência no território baiano e Decreto Estadual nº 19.529 de 16 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão das atividades letivas nas unidades de ensino, públicas e particulares, e demais orientações oficiais dos setores de saúde em relação a Pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), a Secretaria Municipal de Educação de Ichu, vem dialogar com estudantes e  familiares sobre as medidas educativas necessárias para esse período de distanciamento social. A medida de suspensão de aulas já foi instituída no município através do decreto nº 018/2020 por recomendações dos órgãos superiores de gestão da saúde e da educação, tendo em vista que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização de atividades coletivas.