TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ITABUNA - PIPOCARAM MAIS UM EM ITABUNA AGORA A TARDE:

Um homem com várias tatuagens pelo corpo, foi assassinado agora a tarde, no bairro Novo Fonseca. O corpo foi crivado de balas e no local ninguém sabe o que ocorreu e quem matou o desconhecido. Já são 117 mortes este ano em Itabuna.


Fonte: Lucas Mattos com informações Por Vermelhinho da Bahia

ITABUNA - CORPO DE PINTOR DA ROTA ENCONTRADO NESTA TARDE:

A policia de Itabuna, encontrou agora a tarde, em um canal, próximo a uma construção do bairro Pedro Gerônimo, o corpo do pintor da empresa Rota, José Carlos Gomes dos Santos, 42 anos. O corpo já estava em adiantado estado de composição.
O pintor morava no bairro Pedro Gerônimo, foi assassinado a facadas e o seu corpo jogado dentro de um canal que corta o bairro, no ínicio da semana passada.
A denuncia foi feita na polícia pelo pai dos criminosos, o trabalhador rural, Ubiraci Cancela Silva de 55 anos.

Ele denunciou os filhos, Jeferson Oliveira da Silva, 19 anos, vulgo Barriga e o menor de iniciais J.O.S de 17 anos, o Boró.
Boró e Jaquinho
Jeferson contou a nossa reportagem que o rapaz bebia em um bar e como eles eram conhecidos de infância,já que são vizinhos, também beberam com a vítima, que pagou a conta . Horas depois, os dois irmãos, acompanhados de um outro elemento,identificado como Jaquinho, resolveram acompanhar José Carlos e tomar o dinheiro. 
Ele segurou o rapaz e o outro, Jaquinho, com uma faca cortou o pescoço,matando na hora e em seguida, jogaram o corpo dentro do canal.

Fonte: Lucas Mattos com informações Por Vermelhinho Da bahia

SERRINHA - Adolescente dá entrada no Hospital Municipal após receber 5 tiros:


Em menos de oito horas do caso da senhora que foi vítima de latrocínio no bairro da Cidade Nova, a polícia registrou uma tentativa de homicídio contra um adolescente na tarde desta quinta-feira (3) por volta das 16h00min na Avenida ACM.

Segundo informações da polícia, a namorada da vítima a menor de 15 anos de inicial G, contou que eles estavam indo para a rodoviária quando nas imediações da Praça Rubem Nogueira (Jardim da Urbis), chegou dois elementos encapuzados a bordo de uma motocicleta efetuando vários disparos de arma de fogo, salientando que foram disparados cerca de cinco tiros contra a vítima Edmilson de Oliveira Santana Juníor, 19 anos, atingindo-o na região da cabeça, mão e braço.

Edmilson foi levado as pressas para uma unidade hospitalar na cidade de Feira de Santana, até  o momento não se sabe sobre o seu estado de saúde.


Outras imagens:


Por: Jota Neto

FSA - Policial aposentado é assaltado na zona rural de Feira de Santana:


O policial civil aposentado Manoel Adalberto Pereira de Oliveira, de 63 anos, foi vítima de um assalto no distrito de Tiquaruçu, zona rural de Feira de Santana. Vários assaltantes roubaram o veículo de Manoel, um Corsa Wind de placa JOR 0001.

Na 2ª delegacia, o policial contou que foi abordado pelos marginais quando chegava no “Bar Dois Amigos”. Os bandidos assaltaram o estabelecimento comercial e roubaram o carro para fugir. Ainda não há pistas dos assaltantes.

Já no bairro Conceição II, dois homens roubaram um veículo Corsa de propriedade de Arlindo Farias Pita, de 56 anos. No boletim de ocorrência, a vítima informou que os assaltantes estavam em uma pick-up Strada. Um deles tomou a direção do veículo e fugiu. A queixa também foi registrada na 2ª delegacia.

Fonte: Kleiton Costa (De Olho na Cidade).

Feira de Santana - Duplo homicídio é registrado na Cidade Nova:


Dois homens foram assassinados por volta das 14h30 desta quinta-feira (3/11) no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. Wilton Santos Torres, 28 anos, e Elielton Marques Ferreira,31, foram executados com vários tiros.
De acordo com informações, as vítimas estavam almoçando em uma barraca localizada na avenida Transnordestina, próximo à passarela Conceição Lobo, quando surgiu um desconhecido em um veículo de dados ignorados.
Após localizar os homens, o desconhecido sacou uma arma e atirou em Elielson, que morreu sentado junto à mesa. Wilton ainda tentou correr, mas foi alcançado e atingido com seis tiros.
A polícia foi acionada para efetuar os levantamentos cadavéricos e o duplo homicídio será investigado pela equipe da 2ª Delegacia, sob o comando do delegado Madson Sampaio.

Blog Central de Polícia, com informações de Framário Mendes e fotos de Adalício Souza.

Uefs prorroga as inscrições do vestibular até quarta-feira (9).

A inscrição continua sendo feita exclusivamente pela internet. Para este vestibular, a UEFS disponibiliza 945 vagas em 27 cursos, inclusive Medicina e Farmácia oferecidos uma vez ao ano.  A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prorrogou as inscrições para o vestibular 2012.1 (Processo SeletivoProSel). O novo prazo se estende até às 12h da próxima quarta-feira (9), inclusive para os servidores das universidades estaduais baianas (Uefs, Uesc, Uesb e Uneb) e seus dependentes que são isentos da taxa. O período de inscrição para beneficiados pelo programa de isenção (egressos da rede pública) foi encerrado. A inscrição continua sendo feita exclusivamente através do portal www.uefs.br, seção ProSel/Vestibular. Os candidatos devem ler o edital, também disponível na internet. Após preencher e confirmar nome, RG e CPF no requerimento de inscrição, o candidato deverá imprimir o comprovante e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80 por meio de boleto bancário disponibilizado eletronicamente. As provas serão aplicadas de 29 a 31 de janeiro. A novidade são os cursos de Agronomia e Psicologia. Para este vestibular, a Uefs disponibiliza 945 vagas em 27 cursos, inclusive Medicina e Farmácia oferecidos uma vez ao ano
Fonte: (Ascom/uefs)

Apesar da pouca chuva, motores de sisal voltam a funcionar pela Região.

Campo de sisal no povoado de Santa Rosa em Conceição do Coité

Depois das poucas chuvas na região, motores de sisal de vários municípios voltaram a funcionar. Alguns estavam parados há mais de 40 dias, por causa da seca, o que gerou desemprego de muitos trabalhadores rurais. As chuvas não caíram com a mesma intensidade em todos os municípios. O volume variou entre 20 e 80 milímetros, mas foi o suficiente para deixar o sisal verde e pronto para desfibrar. Representantes de diversos sindicatos dos trabalhadores rurais da região informaram que com as chuvas haverá sisal para trabalhar por quase um ano. Mas alertam que ainda é preciso chover mais, para melhorar a situação nos municípios que vivem do cultivo de mandioca e feijão, por exemplo, e garantir água e comida para os animais de toda a região. “Com as chuvas, o agricultor tem estímulo para trabalhar e pode pagar o financiamento”, destaca o Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, Arnaldo Carneiro. De acordo com ele, até propostas de crédito que estavam aguardando liberação pelo Banco do Nordeste, serão disponibilizadas agora. “Os recursos serão para compra de animais. O BNB já começou a receber novas propostas de concessão de crédito”, ressaltou Arnaldo. O Secretário de Agricultura de Araci, Antonio Pimentel, informou que o sisal está sendo desfibrado em 80 por cento dos motores do município.  Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), deve chover essa semana na maior parte dos 25 municípios da Região Sisaleira. O Coordenador Geral da FATRES, João Nilton Ferreira, afirmou que além da seca, outro motivo de desânimo para os agricultores é o fato de donos de batedeiras não pagarem o preço mínimo estabelecido pelo governo, que é de R$ 1,04. Um instrumento utilizado pelo governo para garantir que o sisal seja comprado pelo preço mínimo e os agricultores possam cobrir os custos com a produção, é o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP). Hoje, os empresários recebem, como incentivo do governo, 23 centavos por quilo de sisal comprado, devendo pagar ao produtor o preço mínimo. João Nilton garante que,  se essa situação de mantiver, os sindicatos farão mobilização para conscientizar os agricultores. “Para receber o PEP o empresário precisa de uma declaração do produtor, reconhecida pelo sindicato, comprovando a venda. Vamos orientar o produtor a só assinar esse documento quando receber realmente esse valor”, explica. João Nilton destacou ainda que, além da preocupação com o preço mínimo, a FATRES permanece orientando os agricultores, atendidos pelos serviços de assessoria técnica da entidade, sobre as técnicas de convivência com a seca como forma de reduzir os problemas causados pela estiagem.
ASCOM FATRES

CRIANÇA DESAPARECIDA - Esta criança encontra-se desaparecida, vamos ajudar a família encontrar:

Procuro desesperadamente meu filho de 3 anos desaparecido desde 21/06/2011. Peço ajudas a todos, que, por favor, divulguem estas fotos dele na net. Pois ele sumiu da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Ele nasceu no Rio de Janeiro. Vindo com ele para minha terra natal,onde eu jamais poderia imaginar que eu passaria por este pesadelo. A policia não tem nenhuma informação concreta sobre seu paradeiro, está sendo um mistério a forma de como este anjinho sumiu.

Peço encarecidamente que orem a Deus por ele.

Desde já grato a todos.
(11)8687-5361 (11)8687-5361
Laércio Garcia
Repórter Tatu 

ITABUNA - HOMEM ENCONTRADO MORTO NA FERNANDO GOMES:

Edgard morreu as margens da rodovia Fernando Gomes.
Foi encontrado na manhã desta quinta feira, as margens da Avenida Fernando Gomes, em Itabuna, próximo ao viaduto que dá acesso ao hospital de Base, o corpo de Edgard Oliveira da Silva, 32 anos. A Polícia ainda não sabe as causas da morte, mas populares acreditam que Edgard foi vítima de cachaça.


 
 Por: Vermelhinho da Difusora/Fonte: Repórter Tatu

Feira de Santana - Ocorrências do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA):


ACIDENTE
Paulo Nunes Mendes 38 anos, morador da fazenda Santa Rita, no distrito de Bonfim de Feira, foi vítima de acidente de moto quando transitava por uma estrada de chão. Segundo o boletim de ocorrência, ele foi colhido por outro veículo e socorrido na tarde desta quarta-feira (2) até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Rodrigo Carneiro Almeida de Jesus, 20 anos, de residência ignorada e conhecido como “Metanol” foi vítima de vários tiros deflagrados por homens que estavam em um carro de cor cinza. A tentativa de homicídio aconteceu na rua Grandaus, no Sítio Matias.

Segundo a ocorrência hospitalar, as mesmas pessoas podem ter participação na morte de Adailton da Silva Santos, assassinado na tarde desta quarta-feira (2/11) no interior de um ônibus na avenida João Durval. Policiais militares informaram que os alvos eram dois jovens, mas Adailton tentou fugir entrando no ônibus, mas foi alcançado e morto. O delegado Euvaldo Costa informou que algumas pedras de crack foram encontradas no bolso de Adailton.

Blog Central de Polícia, com informações de Carlos Valadares

Feira de Santana - Adolescente é morto com tiro no peito:


Um assassinato foi registrado na noite desta quarta-feira (2/11) no bairro da Queimadinha e a vítima foi um adolescente. Igor Barbosa Costa, de 15 anos, foi morto com um tiro no peito.Segundo a polícia, um homem que estava em um veículo Corsa efetuou vários tiros e acertou o garoto, na rua Rio Grande do Norte, proximidades do largo do Cruzeirinho.

O garoto morava na rua Espírito Santo, naquele bairro, o corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Blog Central de Polícia, com informações de Fátima Brandão e foto de Mário Sepúlveda

Feira de Santana - Casarão de loja de autopeças desaba e deixa três feridos:

Um casarão antigo onde funcionava uma loja de autopeças desabou na manhã desta quinta-feira (3) na Praça Fróes da Mota, centro de Feira de Santana, e deixou três funcionários feridos.

A loja de autopeças, Gato Seco, localizada na esquina das ruas Voluntários da Pátria com a Coronel João Mendes, estava desativada para reforma e, na hora do desabamento por conta das fortes chuvas, haviam três trabalhadores no local.
As vítimas de pré-nomes George, Lúcio e Geraldo foram levadas pelo SAMU para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). De acordo com a assessoria do HGCA os trabalhadores chegaram com muitas escoriações e não portavam nenhum tipo de documentação.

A assessora, Ilma Silva, informou para a reportagem do Interior da Bahia que as vítimas estão passando por diversos exames e não correm risco de morte.  

De acordo com informações do comerciante, Valdir Cardoso, que possui uma loja de autopeças há 15 anos no local, o estabelecimento estava desativado a cerda de um mês para que o prédio fosse reformado.

Depois do desabamento, a Defesa Civil interditou o local até que seja apresentado um plano de recuperação pelo proprietário do imóvel ou o mesmo seja tombado como patrimônio histórico. De acordo com o coordenador de planejamento operacional da Defesa Civil, José Américo, o órgão não havia sido comunicado previamente de qualquer risco iminente na área.

“A principio podemos dizer que há imóveis da região afetados, mas vamos fazer vistorias em todos os prédios vizinhos para avaliar o grau de comprometimento”, alertou Américo.  

O proprietário do casarão ainda não foi localizado.

Por Ana Emíllia/Fonte: Interior Da Bahia

Brumado - Jovem comete suicídio após participar de churrasco com amigos:

Na tarde desta quarta-feira (02), o jovem Waltemir de Almeida Aquino, mais conhecido como Mizim, foi encontrado morto na residência em que morava, no bairro Esconso, em Brumado.


Segundo informações obtidas, o jovem de 25 anos saiu de um churrasco, onde estava com amigos, e misteriosamente, minutos depois foi encontrado enforcado no pequeno sobrado onde morava há dois meses, com uma corda amarrada ao pescoço, suspensa pela madeira do telhado.

O caso comoveu toda a população da cidade, pois o jovem era bastante conhecido por ser um amante do esporte e estar presente em todos os jogos de futsal impulsionando os times locais.

O corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e as polícias Militar e Civil estiveram no local, fazendo o levantamento do caso. Informações e foto do Brumado Notícias (Reprodução: Orkut).

Não é história de pescador - Serrinhense pesca carpa gigante no açude de Poço Grande:

O pescador serrinhense Josemir dos Santos, de 42 anos, teve uma surpresa no início da manhã desta quarta-feira (2) com o fruto da pescaria no açude do Complexo Turístico de Poço Grande, município de Araci. Ele fisgou um carpa-de-couro que pesa 12,5 kg. 

"Coloquei a rede de pesca na água por volta de 02h da madrugada e quando puxei hoje 6h veio o peixe. Não tive muito trabalho pra tirar da rede porque o bicho já tava cansando de se bater. Tenho muitos anos de profissão e nunca vi uma coisa assim. Ninguém aqui na região pegou um peixe desse”, conta Josemir.

O animal tem um metro e dois centímetros de comprimento e, além disso, não tem dentes. De acordo com o pescador, não é comum pegar peixes grandes no açude. Ele afirma que a última espécie maior que ele pegou tinha peso de 10 kg. "Minha balança só vai até dez quilos e este é bem mais pesado que isso", justifica José.
O peixe gigante foi vendido a um comerciante do bairro da Urbis I, em Serrinha, por R$ 120,00.
Especialista explica – Segundo Gláucia Angélica Praxedes, zootecnista especialista em piscicultura do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, o carpa-de-couro possui ventre e dorso desenvolvido e não tem escamas. São onívoras (comem de tudo): comem sementes e pequenos peixes na água; larvas e insetos, ao longo das margens. Quando a temperatura desce abaixo de 10ºC, a carpa se recolhe a um recanto abrigado a ali permanece jejuando até a primavera.


"É muito difícil uma carpa chegar a este tamanho por ser uma espécie que se alimenta através da filtragem da água. Normalmente, são pescadas com no máximo 1,5 kg. O exemplar pode ter fugido de uma criação e ter conseguido se esquivar dos pescadores por, no mínimo, três anos para chegar à condição. De qualquer maneira, é raro se pescar um peixe tão grande no Estado", conclui Praxedes.


Veja outras imagens

O peixe tem mais de um metro de cumprimento e pesa 12,5 kg

O carpa-de-couro foi vendido por R$ 120,00

Portal Clériston Silva

Serrinha - Idosa de 84 anos é encontrada morta com sinais de violência sexual e estrangulamento:

Uma idosa de 84 anos foi encontrada morta dentro de casa na Rua Ichu, bairro da Cidade Nova, em Serrinha, na manhã desta quinta-feira (3), por volta das 8h00m. O corpo de Josefa de Jesus Santana apresentava marcas de violência sexual e estrangulamento. 


A polícia foi acionada por uma vizinha da vítima que a encontrou dentro do quarto da casa sem roupas, com as mãos amarradas para trás e um esparadrapo na boca. 
O criminoso pulou o muro da residência e entrou na casa por uma brecha no telhado. “Os vizinhos perceberam que algumas telhas estavam fora do lugar, e como chamaram na porta e ninguém atendeu, decidimos arrombar para ver o que tinha acontecido”, contou uma vizinha.

A polícia apurou que antes de fugir o criminoso roubou alguns objetos e dinheiro. O corpo foi periciado pelos agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para realização de exames em Feira de Santana. Dona Bitinha, como era conhecida Josefa de Jesus, era evangélica e morava sozinha. Investigadores da 15ª COORPIN ainda não tem pistas da autoria do crime, mas trabalham com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). O corpo da idosa será sepultado no cemitério do povoado de Tanque Grande.

Veja outras imagens
Idosa foi morta durante a madrugada 

Criminoso entrou na casa pelo telhado

Ladrão revirou toda a casa a procura do dinheiro

Portal Clériston Silva

Ichu - Micro-ônibus que transportava professores desce barranco causando pânico entre os passageiros:

Um micro-ônibus escolar de placa JMC 9781, licença de Serrinha, pertencente a Borrego Transporte e dirigido por Rudson Carneiro seguia na manhã desta quinta-feira, 03, com destino à região de Nova Esperança onde transportava professores para as Escolas Municipais e por pouco não virou após cair em um barranco.

Segundo informações ao chegar em uma curva próxima a comunidade de Boqueirão uma pessoa teria feito sinal pedindo carona e ao encostar o carro acabou descendo no barranco.
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Ichu: Micro-ônibus que transportava professores desce barranco causando pânico entre os passageiros
Com ajuda de populares e de um caminhão pertencente ao vereador Chiba, foi possível retirar o carro do local tranquilizando a todos.
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Ichu: Micro-ônibus que transportava professores desce barranco causando pânico entre os passageiros
Toda esta situação acabou causando certo pânico entre os professores, mas felizmente nada de grave aconteceu com os ocupantes do veículo.

Por: André Luiz Fotos: Professora Haiddé da Escola Elvira Freitas - Pov. Varjota

Ichu - Projeto de Lei denomina nova Avenida no centro da cidade:

O vereador Antonio Silva, Chiba, enviou para a Câmara o Projeto de Lei nº 11/2011 com o objetivo da denominação de uma nova avenida na sede do município de Ichu.
Se aprovado o Projeto, a avenida terá o nome de Antonio Marciano Carneiro, sendo desmembrada da Adalberto Santiago tendo de um lado a residência de Bartolomeu Tomaz de Aguiar "Roberto da Oficina" e do outro um terreno baldio, ao lado do Clube 30 de julho seguindo para o Conjunto Habitacional José Carneiro de Almeida.
Justificativa do Projeto
Antonio Marciano Carneiro, lavrador, nascido em 13 de junho de 1912, na Fazenda Umbuzeiro, neste município de Ichu, Estado da Bahia, onde morou por toda sua vida, casado com a senhora Ester Germana Carneiro, onde tiveram 12 filhos, 49 netos e 50 bisnetos.
Era comerciante e seguidor do Grupo Político do Senhor Luiz Júlio Carneiro, eleito pelo Partido da Mobilização Democrática Brasileira - PMDB, que assumiu a presidência da Câmara por dois anos. Foi um dos criadores do Campo de Futebol do Umbuzeiro, onde hoje funciona a sede da Associação do Educativo Futebol Clube.
Hoje, o Senhor Antonio Marciano tem um filho na Câmara, este que subscreve o presente Projeto de Lei Vereador Antonio da Silva Carneiro eleito vereador pelo Partido Social Liberal - PSL, partido este que é liderado pelo Grupo Carneiro.
O Projeto deverá ser votado na próxima semana e assim que aprovado pelo Legislativo aguardará ser sancionado pelo Prefeito Municipal Carlos Santiago de Almeida. (Por André Luiz, Blog AL NOTÍCIAS)

Conheça um pouco mais da historia do Movimento da Quixabeira.

A Quixabeira foi um movimento que começou a partir de uma pesquisa que fiz no final da década de 80 e a partir dela a gente conseguiu fazer o disco “Da Quixabeira pro berço do rio”. O sentido era dar ao trabalhador/compositor as mesmas condições que um músico profissional tem. O lançamento foi em Valente, com um carro de som. Enquanto ouviam as músicas, as lágrimas dos artistas desciam. Eles seguravam os discos e beijavam. O disco teve muito sucesso, apesar da tiragem ter sido muito pequena. A partir daquele momento, o agricultor percebeu a dimensão da beleza da cultura que fazia. Aproveitando este embalo a gente começou a fazer um movimento, que se chamou “da quixabeira” exatamente por causa do sucesso do disco. O Movimento da Quixabeira começou com seis grupos de quatro municípios. Aos poucos fomos aumentando e a partir de 1997, conseguimos realizar um sonho que eu pensava em alcançar desde o começo, que era fazer uma grande festa anual, que reunisse esse mundo rural. Para que ele tivesse pelo menos naquele momento a oportunidade de mostrar sua cultura. A primeira festa foi aqui em Valente, promovida pela APAEB e SICOOB-COOPERE e foi um marco. Foi o que alavancou pra gente seguir até hoje. Foi um trabalho árduo que começou no começo da década de 80 e hoje está conseguindo se impor. A primeira coisa foi mostrar ao agricultor que aquilo que ele fazia era muito bonito, que não podia ser jogado fora. À medida que o agricultor ia morrendo o filho estava pegando outras influências, que vêm pelo rádio e principalmente pela televisão. A TV quando entrou forte dentro da casa das pessoas, jogou essa cultura totalmente pra escanteio.  Agora começo a perceber que a gente está rompendo com isso. A TVE já fez dois documentários sobre o Movimento. A partir da VII Festa da Quixabeira (2003), em Biritinga, vimos que o jovem começou a acreditar, começou a ver que é gostoso, entrou na dança e saiu sambando e brincando. Essa cultura está se fortalecendo.  O Movimento da Quixabeira dividiu os grupos em 05 Regionais, Região de Feira de Santana, Região de Valente, Região de Alagoinhas, Região de Serrinha e Região de Araci.  Em 2011 já foram realizados os regionais I, II e IV, na cidade de Feira de Santana, Cansanção e Água Fria. E vem aí a Festa maior<<<<< A Festa da Quixabeira que será realizada na cidade de Santa Bárbara, nos dias 26 e 27 de novembro de 2011.


Por: Bernard van der Weld, dirigente da ONG Sabiá Arte e Cultura Popular, que organiza a Festa da Quixabeira