TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Eleições 2020: STF mantém prazo de filiação partidária e desincompatibilização

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu uma liminar do Partido Progressista e reafirmou o prazo para filiação partidária, domicílio eleitoral e desincompatibilização para as eleições de 2020, encerrado no início de abril. O pedido do PP requeria a prorrogação por 30 dias.
Em sessão realizada por videoconferência nesta quinta-feira (14), a maioria dos ministros entendeu que, apesar da pandemia da Covid-19, deve ser mantida a validade de normas que estabelecem prazos eleitorais, sob pena de violação do princípio democrático e da soberania popular.

Presidente da Caixa diz que 2ª parcela de auxílio será paga a partir de segunda-feira

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (14) que a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 será depositada a partir da próxima segunda-feira (18).
Segundo Guimarães, o pagamento será escalonado com base na data de nascimento dos beneficiários. O cronograma exato será divulgado nesta sexta-feira (15), segundo o G1.

Feira de Santana tem mais uma morte de paciente com covid-19 e 3 novos casos confirmados

A vítima foi um idoso de 76 anos, residente na cidade, mas que estava internado em um hospital de Salvador.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou em seu boletim, divulgado na noite desta quinta-feira (14), que a cidade de Feira de Santana registrou mais um óbito de paciente com covid-19.

Fora de controle? Menos de 24h depois de anunciar que não havia casos suspeitos de Covid-19, Coité divulga mais um positivo

O último boletim divulgado no inicio da noite de quarta-feira, 13, pela Secretaria de Saúde de Conceição do Coité, trazia certa preocupação e ao mesmo tempo alento. Preocupação com a quantidade de pessoas em monitoramento (180), alívio porque no espaço onde aparece o número de casos suspeitos estava zerado.
Mas na tarde desta quinta, menos de 24h depois do boletim de ontem, surge um novo, com a confirmação que saiu o resultado de mais um paciente com a Covid-19 e outro que está aguardando resultado laboratorial, será um descontrole dos casos por parte da saúde pública?

Teofilândia registra primeiro caso confirmado do novo coronavírus

A prefeitura de Teofilândia, na microrregião de Serrinha, registrou, nesta quinta-feira (14), o primeiro caso confirmado da Covid-19 no município. O anúncio foi feito por meio de vídeo publicado nas redes sociais.
Trata-se de um homem de 27 anos que, segundo a prefeitura, encontra-se em isolamento social desde o momento da coleta realizada para o exame. A gestão municipal também afirmou que está monitorando os familiares do contaminado, para conter a proliferação do novo coronavírus. Testes rápidos serão aplicados.

Coronavírus: Brasil registra 13.944 novos casos nas últimas 24hs; total é de 202.918 e 13.993 mortes até às 19hs de hoje (14/05)

Os dados foram atualizados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 19h desta quarta-feira (14/5)
O Brasil registrou até as 19h desta quinta-feira (14) o total de 202.918 casos de coronavírus e confirmou a recuperação de 79.479 (39,2% do total) pacientes. As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o Brasil.

Ichu- Secretaria Municipal de Saúde recebe testes rápidos para COVID- 19

Eles só podem ser colhidos a partir do oitavo dia do início dos sintomas.


 A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia recebeu na última quarta feira, 13 de maio de 2020, 09 caixas de testes rápidos que equivalem a 180 unidades.  

Os testes foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão utilizados para profissionais de saúde e segurança, idosos e contactantes que estejam com sintomas do coronavirus e em alguns casos específicos analisados pela Vigilância Epidemiológica.  

Coronavírus: Bahia registra 408 novos casos nas últimas 24hs; total é de 6.955 e 262 mortes até às 17hs de hoje (14/05)

A Bahia registrou 408 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas e chega a um total de 6.955 casos confirmados da doença no estado, sendo 262 óbitos, o que representa 32,36% do total de casos notificados no estado, de acordo com informações da SESAB.
Considerando o número de 1.963 pacientes recuperados e 262 óbitos, 4.730 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Prefeitura de Candeal recebe novo trator para apoio a agricultura familiar.

Na manhã desta quinta-feira (14) a prefeitura de Candeal recebeu um trator agrícola zero hora e uma carreta tanque, para apoio a agricultura familiar, os equipamentos são frutos da intermediamos do Deputado Federal Irmão Lázaro, que vão reforçar a atuação da Prefeitura no atendimento de importantes demandas para o município, principalmente os pequenos produtores rurais.
 
De acordo com o prefeito de Candeal, Everton Cerqueira o trator vai ampliar a capacidade de atendimento aos agricultores familiares, “Meu compromisso é com toda população, e desta vez conseguimos mais um equipamento que vai beneficiar principalmente os produtores rurais, que poderão melhorar a produção e por consequência trará um impacto positivo na economia do município. Agradecemos ao Deputado Irmão Lázaro por contribuir com nosso município”, declarou Everton.

Testes rápidos positivos passam a ser aceitos para notificação da Covid-19

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou nesta semana um novo manual que detalha o passo a passo para a notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) pelas prefeituras e unidades de saúde. O documento também define os critérios a serem adotados para a coleta de material biológico e o tipo de teste adequado para cada situação. 
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que, “diante de um resultado positivo de teste rápido ou RT-PCR, a notificação deve ser feita imediatamente pelas instituições de saúde do setor público ou privado, em todo o território nacional”.  

Homem é morto a tiros dentro de casa na presença da esposa e do filho de 1 ano em Serrinha

Um marceneiro de 29 anos teve a casa invadida e foi morto a tiros por um criminoso, em Serrinha. Segundo apurou a reportagem do Portal Cleriston Silva – PCS, José Carlos de Barros Silva, conhecido como "Zezinho", estava acompanhado pela esposa e o filho de 1 ano e 7 meses, que foram poupados pelo atirador.
O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (14), por volta de 1h, na 2ª Travessa Getúlio Vargas, no bairro da Bomba. De acordo com a Polícia Civil, as investigações ainda estão no início, mas testemunhas já começaram a ser ouvidas. Ainda não há informações sobre a autoria do assassinato.

Bolsonaro faz 'apelo' para governadores reverem isolamento e se diz aberto para diálogo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (14) que está aberto ao diálogo sobre medidas para conter a proliferação do novo coronavírus. Em entrevista coletiva, ele pediu para que os estados revejam as estratégias de isolamento social.
"Um apelo que faço aos governadores. Revejam essa politica. Estou pronto para conversar. Vamos preservar a vida? Vamos. Mas, dessa forma, o preço lá na frente serão centenas de mais vidas que vamos perder por causa dessas medidas absurdas de fechar tudo", disse.

Bolsonaro volta a atacar Rodrigo Maia: 'Quer afundar a economia para ferrar o governo'

O presidente Jair Bolsonaro voltou a polemizar com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), ao citar o fato da Medida Provisória 910, que trata da regularização fundiária na Amazônia, ter caducado.
"Caducou eu acho que anteontem a MP 910. É um absurdo, um absurdo. Agora de acordo para quem comanda a Câmara, dá a relatoria, ele já sinaliza que não quer resolver nada. Parece que quer afundar a economia para ferrar o governo e talvez tirar um proveito político lá na frente”, disse Bolsonaro durante videoconferência com empresários.

Riachão: Prefeito envia projeto a Câmara propondo doação do salário dele do vice e de vereadores durante a pandemia da COVID19

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe, acontece sempre nas manhãs das quintas-feiras, hoje não foi diferente. Mas um fato chamou atenção da população jacuipense, e foi motivo de comentários na cidade e em grupos de whatsapp. 
Um projeto enviado pelo prefeito da cidade, Zé Filho, para a Câmara propondo a doação integral dos salários dele, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, com o objetivo de adquirir cestas básicas para doação à população carente do município durante a pandemia do COVID19.

Em 2º inquérito, PF conclui que Adélio agiu sozinho e sem mandantes no ataque a Bolsonaro

O segundo inquérito da Polícia Federal atesta que não houve mandantes para o ataque a faca contra Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG) durante sua campanha presidencial pelo PSL em 2018.
Foto: Reprodução
De acordo com a investigação, coordenada pelo delegado Rodrigo Morais e entregue nesta quarta-feira (13) à Justiça Federal em Juiz de Fora, o autor da facada, Adélio Bispo de Oliveira, agiu sozinho, por iniciativa própria e sem ajuda de terceiros. Segundo o documento, Adéli foi responsável pelo tanto pelo planejamento da ação criminosa e quanto por sua execução.

CNA apresenta propostas para Plano Agrícola e Pecuário 2020/2021

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou nesta quarta-feira (13) à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, as propostas da entidade para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2020/2021, construídas de forma conjunta com as federações de Agricultura e Pecuária nos estados, sindicatos rurais, produtores e associações setoriais.
O documento enumera os 10 pontos prioritários para a política agrícola para a próxima safra, que começa em 1º de julho. O foco das propostas está na redução da taxa de juros ao produtor rural e dos custos administrativos e tributários cobrados pelas instituições financeiras para operar o crédito rural e aumento das fontes de financiamento para o agronegócio, de acordo com a Agência Brasil.

Ex-chefe da PF no Rio diz que Flávio Bolsonaro era alvo de inquérito

O ex-superintendente da Polícia Federal do Rio, Carlos Henrique Oliveira, confirmou que o senador Flávio Bolsonaro era investigado em um inquérito em curso na Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro, alvo do presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o jornal O Globo, porém, Carlos afirmou que nunca recebeu cobranças do presidente a respeito de investigações em andamento.

ICHU- Equipe de Saúde em parceria com a Guarda Municipal realiza mais uma ação de combate ao COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o setor de tributos da Prefeitura Municipal, a Guarda Civil Municipal e com o apoio da Secretaria de Administração e Finanças realizaram nesta quarta-feira, 13 de Maio de 2020, um mutirão de ações para prevenção da covid-19.
Na oportunidade foram realizadas 72 intervenções no comércio local com intuito de garantir o cumprimento das determinações estabelecidas no decreto municipal 021/2020 com importantes medidas de controle e interdição de alguns estabelecimentos que encontravam-se descumprindo as normas sanitárias vigentes.

Lava Jato: PF cumpre 5 mandados de prisão por fraudes na saúde

Investigação apura desvios de R$ 3,95 milhões em recursos para a saúde
Policiais federais cumprem hoje (14) cinco mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em uma investigação sobre desvios de R$ 3,95 milhões em recursos públicos na área da saúde, no Rio de Janeiro.

Covid-19 – Coité tem 180 pessoas em monitoramento e manteve os 7 casos confirmados

Dos sete casos, 3 estão curados e quatro em isolamento domiciliar
Imagem do Estúdio8 TV no início da noite de domingo (10/05)
O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Município de Conceição do Coité aponta número recorde de pessoas em monitoramento entre os 20 municípios do território do sisal, 180 ao todo. De acordo com o boletim, casos monitorados quando as pessoas ficam em isolamento para observação da evolução dos sintomas, geralmente àquelas que tiveram contato com alguém que testou positivo.

Valente registra cinco novos casos de Covid-19 e passa a ter a maior quantidade na região

O município de Valente acaba de bater o recorde em todo território do sisal de casos confirmados em único dia, ao todo, cinco casos foram anunciados somente nesta quarta-feira, 13, e chegou a 9 no total, sendo que o primeiro teve a cura confirmada na última segunda-feira, 11.
Segundo a Secretaria de Saúde do Município, havia 62 casos notificados, 49 descartados, e nesta quarta foram liberados 10 resultados, 05 negativos e 05 positivos.