TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 14 de abril de 2020

Serrinha: Curado da Covid-19, jovem relata quarentena: ‘Quase uma prisão’

Curado da Covid-19, o servidor público Rafael Alves de Lima, morador de Serrinha, relatou a experiência da quarentena em entrevista concedida ao Jornal da Manhã desta terça-feira (14). No total, foram 18 dias sem sair do quarto para evitar contaminar outras pessoas.
Foto: Reprodução
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até o início da tarde desta terça-feira (14), mais de 180 pessoas no estado já haviam se recuperado do coronavírus.

Guarda Civil Municipal participa do Programa Comunidade Independente na Rádio Comunitária de Ichu para tratar das ações contra a COVID-19

Na tarde desta terça-feira, 14, a Guarda Civil Municipal de Ichu representada pelos GCMs Nilson Cruz, Sidnei Bispo e Francelmo Marciel, participou do programa Comunidade Independente pela Rádio Comunitária Independente FM apresentado pelos comunicadores Adailton Conceição e Rafael Ronald.
Na oportunidade o GM Nilson Cruz abordou a importância da sociedade manter  o isolamento social que é uma das maneiras mais eficazes e importantes de combate ao COVID-19, além da higiene das mãos. Ele falou também que a população precisa cumprir todas as determinações OMS (Organização Mundial da Saúde), do Estado e do Município.

Brasil registra 25.262 casos confirmados de coronavírus e 1.532 mortes

Foram 1.832 novas confirmações em 24 horas. São Paulo concentra a maior parte das notificações da lista nacional e apenas Tocantins não tem óbito pela doença no país
Subiu para 25.262 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 1.832 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos também aumentou, agora são 1.532. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até às 14h desta terça-feira (14).

Preço da gasolina cai 50% nas refinarias após o 10º corte da Petrobras

A Petrobras irá reduzir o preço da gasolina em suas refinarias nesta quarta-feira (15). O reajuste será feito pela décima vez no ano e acompanha a queda das cotações internacionais do produto em meio às medidas de isolamento para o enfrentamento do coronavírus no mundo.
De acordo com a estatal, o preço da gasolina cairá mais 8%. Só em 2020, a queda acumulada já chegou em 50%, ou seja, o preço da gasolina nas refinarias da Petrobras passa a custar quase a metade do valor vigente no início do ano.

Governador do Rio anuncia que está com o novo coronavírus

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou em um vídeo postado em redes sociais nesta terça-feira (14) que está com o novo coronavírus.
"Quero comunicar a todos que, desde sexta-feira, não venho me sentindo bem e pedi para que fosse feito o teste de Covid e hoje [terça] veio o resultado positivo. Tive febre, dor de garganta, perda de olfato e, graças a Deus, estou me sentindo bem."

Beneficiários do auxílio emergencial formam longa fila em frente à Caixa, mas pagamento em dinheiro começa dia 27

O governo federal iniciou uma nova rodada de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, a partir desta terça-feira (14). Por conta disso, centenas de pessoas levantaram cedo para ir às Agência da Caixa Econômica, em Feira de Santana. No entanto, o pagamento em espécie só começa a ser feito a partir do dia 27, seguindo o calendário (Veja aqui). Além disso, só é preciso comparecer às agências quem foi solicitado ou quem não pode resolver alguma situação pela internet. O objetivo é evitar aglomerações.
Nesta terça-feira o pagamento do auxílio pela Caixa será feito para nascidos em janeiro que receberão pela poupança digital, ou seja, não precisam ir pessoalmente à agência da Caixa hoje. Já quem receberá pelo Banco do Brasil assim que disponível, os beneficiários poderão realizar transferências para contas e saques nos caixas eletrônicos BB, Banco24Horas e correspondentes bancários.

Nas últimas 24 horas foram 53 novos casos do coronavírus na Bahia; total é de 776 até às 17hs desta terça-feira (14/04)

A Bahia registra 776 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 7,86% do total de casos notificados. 
Até o momento, 5.268 casos foram descartados e houve 25 óbitos, sendo 13 no município de Salvador e 12 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1), Belmonte (1) e Vitória da Conquista (1). O 25º óbito ocorreu em 10 de abril e refere-se a uma mulher de 84 anos residente na capital baiana, com histórico de hipertensão, dislipidemia e tuberculose pleural, que estava internada em um hospital público em Salvador. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico positivo de Covid-19 foi divulgado em 11 de abril, e a investigação epidemiológica concluiu a análise hoje (14).

ICHU- Equipe de Saúde realiza reunião de articulação em combate ao COVID-19

Na última segunda feira, 13 de abril de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia realizou uma reunião com os profissionais que atuam na Atenção Básica e Vigilância Sanitária com o objetivo de  articular cronograma semanal para as visitas no comércio local.
É importante salientar que essas visitas serão acompanhadas pela Polícia Militar  e a Guarda Municipal como uma forma de reforçar a conscientização da população ichuense  mantendo o município  sem casos já que o número tem sido umas crescente diária  em infectados e óbitos a nível nacional.

Serrinha registra transmissão comunitária de Covid-19 e prefeitura estende fechamento do comércio

A Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha declarou que os casos de novo coronavírus já entraram na fase de transmissão comunitária na cidade, quando não há como saber a origem da contaminação. A situação foi informada nesta segunda-feira, 13. Segundo a Secretaria, o cenário foi constatado após teste com uma mulher de 28 anos, que contraiu a enfermidade no município.
Conforme explicou o titular da pasta, Alexandre Taim, a transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou a cadeia de infecção. Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outra região). A situação de transmissão comunitária significa que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

Organização Mundial da Saúde diz que coronavírus é 10 vezes mais letal que H1N1

O vice-diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, em entrevista coletiva virtual direto de Genebra, na Suíça, que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é 10 vezes mais letal que a H1N1.
Foto: Reprodução
"Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: 10 vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009", disse ele.