TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Não perca a grande final da Copa Café neste sábado dia 17 de dezembro na comunidade de Queimada do Cedro

A grande final da Copa Café edição 2016 que vem sendo realizada na comunidade de Queimada do Cedro em Conceição do Coité, divisa com o município de Ichu acontece neste sábado dia 17 de dezembro entre Palmeiras de Caboje e Flamengo de Dourado. 

Para esta partida não existe vantagem e caso haja um empate no tempo normal a decisão do título será nas cobranças de pênaltis. O início do jogo está previsto para às 16 horas.

O trio de arbitragem também já está definido com Tião como árbitro central, Neném e Popô como assistentes. 

A comunidade espera contar com a presença de todos!

Redação Ichu Notícias

Tecnologias desenvolvidas por professores melhoram ensino e aprendizado

Acessar informações que ajudam a assimilar conteúdos ministrados em sala de aula, trocar ideias sobre as disciplinas, tirar dúvidas e colaborar com a produção de vídeos tutoriais. Isto já é realidade no Ambiente Educacional Web (http://ambiente.educacao.ba.gov.br/), plataforma que oferece livre acesso a mais de cinco mil conteúdos, entre vídeos, jogos, aulas do ensino médio com intermediação tecnológica e produções da TV Anísio Teixeira.
A plataforma - também disponível para dispositivos móveis - ainda abriga o Professor Web e Professora On Line (http://ambiente.educacao.ba.gov.br/professorweb), blog colaborativo com debates sobre atualidades.

Governador descarta extinção da CERB e privatização da Embasa

O governador Rui Costa (PT) descartou, ontem (15), em reunião com os deputados estaduais Joseildo Ramos (PT), Marcelo Nilo (PSL) e diretores do Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto da Bahia (Sindae), a possibilidade de extinção da CERB e privatização da Embasa. Além de pedir um estudo para reestruturar a CERB, Rui Costa assegurou que os trabalhadores da companhia e da Embasa terão assento de representação no Conselho dos dois órgãos. Rui anunciou também a revogação do corte de salário dos trabalhadores que participaram da greve na CERB.

Governador inaugura, em Feira, esgotamento sanitário, usina de energia de biogás e entrega 400 unidades habitacionais

Na próxima segunda-feira (19), às 9h, em Feira de Santana, o governador Rui Costa entrega a segunda etapa de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Jacuípe. 
Durante a solenidade, que ocorre na Embasa, no bairro Nova Esperança, na Estrada da Ponte Rio Branco (próximo ao aterro sanitário de Feira), Rui inaugura a primeira usina baiana de energia de biogás gerado no tratamento de esgoto da estação Jacuípe II. No local, o governador receberá a imprensa.

Riachão: Professora sofre AVC e está internada no EMEC – Feira

A Professora estadual aposentada Maria Cirlândia Santiago, de 50 anos, está internada em estado grave no Hospital EMEC, em Feira de Santana. Ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nesta quinta-feira (15), numa rua do centro de Riachão do Jacuipe.
De acordo com as informações, Professora Cirlândia, como é mais conhecida, estava no centro da cidade em seu carro quando se sentiu mal e pediu ajuda. Inicialmente ela foi levada para casa, mas diante do quadro foi socorrida para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuipe. Depois de medicada e ficar em observação, os médicos perceberam que ela não reagia. Então, a professora foi transferida para o EMEC, em Feira de Santana, onde se encontra internada.

Riachão: Jovem sofre acidente de moto na BR a caminho da Farj

A jovem Elaine Silva Araújo, de 18 anos, ficou ferida após sofrer um acidente de moto na BR-324, nas proximidades do bairro da Bela Vista, em Riachão do Jacuípe, no final da tarde desta quinta-feira (15).
Segundo informações, ela se dirigia para a FARJ, faculdade onde estuda, quando perdeu a direção da moto que pilotava por se sentir perseguida por dois elementos em outra moto que a seguia e acabou caindo na rodovia, por volta das 19h30.

Jacuipense quase pronto para o “Baianão” 2017

Leão vai poder contar com seu estádio para todos jogos - Na segunda rodada já recebe o Bahia 
O Esporte Clube Jacuipense está com o elenco quase pronto para disputa do Campeonato Baiano 2017. O Leão Grená tem o retorno do goleiro Edvando que fez história com o Jacuipense na Copa do Brasil de 2015 (ele estava atuando no Atlântico), outros que estão de volta também são os volantes Felipe Araripina e Tiago Lima, além do meia Miller. O Jacuipense ainda conta com grandes craques da cidade que saíram da base do time, os goleiros Edvando e Rafael; o zagueiro Matheus; o volante Marcelo  e o atacante Levi.

Duas professoras ichuenses receberam o título de Mestras em Letras

As professoras do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, Elinalva Carneiro Muniz Guimarães eIlka Myrele Cordeiro O. Carneiro Perazzo, receberam, respectivamente, nos dias 28 de novembro e 13 de dezembro de 2016, o título de Mestras em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  
As duas fizeram parte da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UEFS. O Profletras é um projeto pioneiro oferecido em rede nacional que capacita professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Fundamental para o melhoramento da educação pública brasileira. Elinalva Muniz e Ilka Perazzo produziram e aplicaram dois projetos diferenciados no Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, onde lecionam. 

Ichu: Desesperado, homem pede ajuda pois está sem alimentos e encontra-se prestes a ser despejado

A Redação do AL Notícias foi procurada pelo senhor Marcelo Ferreira, 35 anos, natural de Riachão do Jacuípe, mas residente há cerca de dois meses em uma casa localizada próximo a avenida Adalberto precisamente na estrada que vai para o Povoado de Casa Nova.  
Marcelo procurou a Redação do AL Noticias bastante desesperado
Conforme Marcelo, ele é casado com uma senhora do povoado de Queimada do Cedro (Coité), e na tentativa de encontrar um emprego decidiu passar a morar em Ichu, mas segundo ele não encontrou nenhum serviço. Complicando ainda mais a situação, um dos seus quatro filhos econtra-se internado no Hospital da Criança em Feira de Santana com problema pulmonar acompanhado por sua esposa que encontra-se grávida. 

Paulo Catharino Gordilho Filho é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Vitória

Paulo Catharino Gordilho Filho foi eleito o novo presidente do Vitória. Ele entra na vaga de José Rocha, que comandou o colegiado Rubro-negro desde 2008. A eleição e posse foram realizadas nesta quinta-feira (15),no Barradão. 
Candidato da Chapa “Vitória do Torcedor”, tendo Robinson Almeida como vice-presidente do conselho, Gordilho obteve 528 votos contra 425 de Christovão Rios, candidato da coligação “Vitória de Todos Nós”.  Walter Seijo (Vitória Gigante) obteve 391, enquanto Pedro Godinho recebeu 246. Agora, o novo conselho irá eleger o presidente da agremiação. A tendência é que Ivã de Almeida seja o escolhido.

Vírus desconhecido causa dor muscular e deixa urina preta em pacientes de Salvador

Sintomas como fortes dores musculares e urina escura já levaram pelo menos nove pessoas aos hospitais de Salvador nos últimos dias. Em casos extremos, a doença pode levar à insuficiência renal. "Nós já sabemos que é um vírus que causa a doença, mas ainda não determinamos qual o tipo", afirmou o pesquisador Gúbio Soares, do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que está à frente das investigações. 
Em entrevista ao G1, ele acrescentou que já foram coletadas amostras de pacientes, na tentativa de identificar o vírus. "Precisamos de cerca 10 a 15 dias para conseguirmos fazer essa identificação". De acordo com o especialista, há indícios de que a doença tenha transmissão oral, por meio do aparelho respiratório. 

Ichu: Participantes avaliam como bastante positivo seminário promovido pelo SINTRAPI

Filiados se dedicaram bastante para adquirem mais conhecimento sobre a importância de um Sindicato

Um grupo formado por cerca de 20 filiados que se inscreveram previamente avaliou como bastante positivo o Seminário de Formação Sindical promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu - SINTRAPI, realizado durante todo o dia desta quinta-feira, 15 de de dezembro.